fbpx

Alergia ao leite: conheça as causas, diagnóstico e tratamento

A alergia ao leite caracteriza-se por uma reação do sistema imunológico à algumas proteínas presentes na substância. Os sintomas podem variar entre manifestações leves a graves, provocando até mesmo dificuldades para respirar. Em casos mais sérios, a alergia ao leite pode causar reação anafilática, emergência médica que apresenta risco de morte. Por isso, é importante conhecer suas causas e diferenças em relação à intolerância à lactose. A seguir, você confere essas e outras informações como diagnóstico e tratamento para esse tipo de alergia. Vamos lá?!

Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite?

Normalmente confunde-se a alergia ao leite com a intolerância à lactose. Contudo, enquanto a alergia ocorre devido a reação do sistema imunológico às proteínas do leite, a intolerância acontece quando há incapacidade de digerir a lactose. Assim, a dificuldade para digestão provoca sintomas gastrointestinais, como cólicas e diarreia. Por sua vez, a alergia alimentar conta com uma resposta imunológica.

Desse modo, o organismo cria anticorpos para combater o agente agressor, causando sintomas e reações mais graves. A intolerância pode se manifestar em qualquer organismo, sendo uma questão frequente. Já a alergia ao leite afeta 5% dos indivíduos adultos, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

O que causa essa alergia?

A alergia ao leite ocorre devido à betalactoglobina, uma fração de proteína do leite de vaca. Com o consumo constante da substância e seus derivados, a proteína provoca a sensibilização no corpo. Além disso, estão relacionadas outras causas, como a deficiência congênita da enzima, defeito genético que impede a produção da lactase e diminuição na produção da lactase.

Quais os riscos da alergia ao leite?

Ainda que em quantidades pequenas, a alergia pode causar reações aguda, como a anafilaxia, e pode levar à morte em pouco tempo. A alergia ao leite, é a principal causa de anafilaxia em crianças e, na maioria dos casos, se inicia poucos minutos após o contato com o alimento.

Esses quadros graves podem ocorrer também quando o leite está oculto na alimentação. Ou seja, faz parte da preparação, como em bolos, biscoitos, pratos, entre outros. Assim, é fundamental que a alergia ao leite seja conhecida por familiares e professores.

Além disso, ao alimentar-se fora de casa, é importante perguntar sempre sobre a preparação da refeição ou bebida para qualquer risco de ingestão acidental. Em alguns casos, especialmente em crianças, nem sempre a ingestão é o único problema. As reações podem ocorrer ao inalar ou tocar no alimento.

Quais são os sintomas da alergia ao leite?

A alergia ao leite pode apresentar diversos sintomas que podem ocorrer logo após a ingestão, ou pelo menos em algumas horas. Essas manifestações variam entre sintomas respiratórios, gastrointestinais, na pele e reações agudas. Entre os que exigem maior atenção, estão:

  • Dificuldades para respirar;
  • Inchaço e coceira na pele;
  • Fezes com sangue;
  • Dores abdominais;
  • Chiados no peito;
  • Rouquidão;
  • Urticária;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Tosse;
  • Cólica;
  • Asma;
  • Rinite.

Na alergia ao leite, os sintomas ocorrem sempre que o indivíduo for exposto ao alimento. Assim, a atenção deve ser redobrada em crianças, visto que as reações podem estar presentes logo após a alimentação. Dessa forma, é importante ficar atento quando for introduzido em sua dieta o leite não materno.

Como diagnosticar a alergia?

Quando o médico suspeita da alergia ao leite, realiza-se o teste cutâneo e análise sanguínea para confirmar e estimar o risco e a gravidade das reações. No teste de provocação oral, exclui-se o leite da dieta do indivíduo com posterior reintrodução. Assim, quando o organismo apresenta reação após a reintrodução, confirma-se a alergia.

Para essa avaliação o tempo de exclusão do leite na dieta varia entre 2 a 4 semanas, com a melhora dos sintomas entre 24 a 72 horas. Exames como esses devem ser realizados em uma clínica de alergologia especializada, como a Clínica Croce. A especialidade de alergologia apresenta grande relevante para o estudo, diagnóstico e tratamento de alergias como ao leite.

Essa área também é conhecida como Alergia e Imunologia, visto que contempla não apenas o tratamento das doenças alérgicas, como também o correto funcionamento do sistema imunológico. Dessa forma, o alergologista é o profissional que se dedica ao diagnóstico e tratamento das alterações do sistema imunológico, bem como à prevenção e ao tratamento das doenças de origem alérgica.

É possível tratar a alergia ao leite?

Atualmente, é possível tratar a alergia ao leite por meio da dessensibilização oral. Essa alternativa consiste na administração de doses progressivas de leite diluído, em sessões realizadas na presença de um alergologista. O número de sessões varia de um indivíduo para o outro, e a duração costuma ser de aproximadamente 4 horas. Além da dosagem na clínica, o paciente deve seguir o tratamento em que ingere algumas doses diariamente, no horário indicado. A substância deve ser armazenada na geladeira e transportada em recipiente térmico quando necessário.

Dessensibilização oral

Até pouco tempo, o tratamento indicado para alergia ao leite era a retirada do alimento da dieta do indivíduo. Contudo, pesquisas recentes tem mostrado a eficácia da imunoterapia oral, ou dessensibilização oral. Esse procedimento consiste na introdução de quantidades mínimas do leite de forma repetida e progressiva. Assim, o organismo deixa de reconhecê-lo como uma ameaça.

Por sua capacidade de diminuir reações fatais em exposições acidentais à substância, a dessensibilização tornou-se um dos grandes avanços no tratamento das alergias alimentares e ao leite. No entanto, é indispensável que seja realizado na presença de um especialista, após avaliação e indicação.

Você pôde conhecer um pouco mais sobre as causas, sintomas, diagnóstico e tratamento para a alergia ao leite. O conhecimento é um importante aliado para a prevenção de novas reações alérgicas. Por isso, fique atento aos sintomas acima e, quando necessário, procure um especialista.

Percebeu algum dos sintomas ou gostaria de fazer um teste para identificar alergia ao leite? Faça um agendamento e conheça os serviços especializados da Clínica Croce!