Aplicação de Infusões

Você sabe o que são infusões e sua importância?

A cada ano, o número de doenças que podem ser tratadas por meio da infusão medicinal cresce significativamente. Isso acontece pelos avanços tecnológicos da medicina que proporcionam uma grande variedade de soluções que podem ser administradas de forma intravenosa para o tratamento de diversas condições, promovendo um tratamento mais humanitário ao paciente.

Pacientes que apresentam infecções crônicas, graves ou ainda que não responderam a antibióticos orais, podem apresentar grandes resultados positivos. Além disso, a técnica reduz o desconforto e a dor do paciente quando comparada a outras soluções.

A infusão medicinal leva praticidade, permitindo que pacientes recebam a terapia de forma segura e rápida, otimizando o tempo e minimizando danos associados à hospitalização.

Isso faz da infusão medicinal uma forma de tratamento cada vez mais importante e central para o combate de diferentes tipos de doenças. Entre os medicamentos que são comumente administrados por meio da infusão medicinal, estão substâncias tratam de maneira muito efetiva doenças como:

Doenças autoimunes

O tratamento com imunobiológicos é um dos grandes avanços na medicina, permitindo que doenças autoimunes, como a espondilite anquilosante, lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatóide sejam tratados de forma moderna e eficaz.

A infusão medicinal da terapia imunobiológica reproduzem os efeitos de substâncias  que são fabricadas no sistema imunológico, agindo diretamente no processo inflamatório do organismo. 

Por serem produzidos por células vivas, permitem que o tratamento tenha resultados significativos em relação àqueles alcançados com o uso de medicações tradicionais. Com a infusão medicinal de imunobiológicos como tratamento é possível modificar, ou mesmo inibir, a evolução da doença, resultando em maior a qualidade de vida dos pacientes.

Doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória crônica que atinge diferentes partes do trato gastrointestinal. Seu tratamento tem como foco principal o controle da inflamação e cicatrização do intestino. 

Pacientes que apresentam essa doença podem sofrer com sensibilidade e dores abdominais, assim como a perda de peso, febre, sangramento retal e diarreia frequente.

A infusão medicinal pode ser usada no tratamento da Doença de Crohn em casos em que o paciente seja intolerante ao uso de corticoides, imunossupressores e outros remédios que podem causar inflamações. 

Além disso, a aplicação de medicamentos por essa técnica proporciona segurança, conforto e comodidade ao paciente. Ajuda ainda a reduzir sinais e sintomas da doença, mantendo a remissão, induzindo a cicatrização, reduzindo as drenagens de fístulas e melhorando a qualidade de vida do paciente. 

Deficiências imunológicas

Para pessoas que apresentam alterações no sistema imunológico, como pacientes que nasceram ou perderam a capacidade de combater doenças infecciosas, a administração da infusão medicinal resulta na melhor qualidade de vida por meio da aplicação contínua de antibióticos, ou aplicação de imunoglobulina para repor anticorpos que não são adequadamente produzidos no organismo.

Insuficiência cardíaca congestiva

Síndrome que provoca falta de ar, fadiga e acumula líquidos abdominais e periféricos, a insuficiência cardíaca congestiva tem diagnóstico clínico, e seu tratamento inclui a educação do paciente quanto à necessidade de melhorar seus hábitos, e uso de diuréticos. 

Além disso, inibidores da ECA (enzima de conversão da angiotensina), bloqueadores do receptor de angiotensina II, betabloqueadores, antagonistas da aldosterona, digitálicos, marca-passos implantáveis especializados e outros dispositivos.

Em quadros com esse, a infusão medicinal pode ser utilizada nos quadros caso o paciente não obtenha resultados com a terapia convencional, ou que apresente efeitos adversos.

Hemofilia

A hemofilia é uma doença caracterizada como distúrbio genético marcado por defeitos do organismo ao produzir fatores de coagulação do sangue. O processo de cicatrização é complicado em casos como esse, e pode fazer com que o indivíduo sofra grandes perdas de sangue, mesmo em ferimentos leves e superficiais. Para evitar as hemorragias e estimular o processo de coagulação, o uso da infusão medicinal é essencial. 

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma enfermidade neurológica crônica que afeta o sistema nervoso central. As células que sofrem com essa doença tem seu papel invertido, passando a agredir seus sistema de defesa, situação que resulta em inflamações que afetam o sistema nervoso central. Dessa forma, a pessoa começa a desenvolver problemas na visão, sensibilidade do corpo, força muscular, na mobilidade, e outros.

A infusão medicinal como tratamento é eficiente para a doença, visto que ajuda a melhorar as manifestações da doença, com a administração das medicações de forma rápida e prática, eliminando a necessidade de internação e possibilitando que o paciente retorne para sua rotina no mesmo dia.

Artrite reumatoide

Outra doença autoimune crônica, contudo, que provoca inflamações nas articulações, a artrite reumatoide desenvolve no portador quadros de dor, inchaço e limitação de movimentos, principalmente em joelhos e pulsos. Mesmo que ainda não exista cura para essa condição, é possível que o paciente tenha uma vida livre de sintomas. 

Nesses casos, a infusão medicinal permite que a pessoa receba medicamentos imunobiológicos que atuam nas proteínas envolvidas no processo inflamatório e nas células do sistema imunológico.

Asma

A asma é uma doença crônica que afeta brônquios, e é caracterizada por crises em que ocorre forte contração dos músculos responsáveis pela abertura e fechamento dos brônquios. 

São inúmeros os eventos que podem desencadear uma crise, como a hereditariedade e condições alérgicas. Ainda que seja uma doença de longa duração, a asma apresenta períodos de piora e melhora.

O tratamento, baseado principalmente no uso de broncodilatadores e anti-inflamatórios, como a cortisona, pode ser realizado com a infusão medicinal, ajudando a reduzir o número de crises de asma e aumentando a qualidade de vida da pessoa.

Alergias

A alergia é uma reação exagerada de defesas do organismo contra agentes como ácaros, pólen ou pelos. O tratamento por infusão medicinal resolver doenças alérgicas como a rinite, conjuntivites alérgicas e anafilaxia por veneno de vespas, marimbondos, abelhas e formiga de fogo.