TCA: saiba como é o Teste de Controle da Asma para adulto e crianças

A asma é uma condição respiratória que acomete milhares de brasileiros. Por isso, a busca por formas de avaliar e controlar essa condição aumenta a cada dia. Uma delas é o Teste de Controle de Asma (TCA), avaliação que pode ser feita pelo próprio paciente e contribui para a avaliação médica. A seguir, saiba mais sobre a doença, o uso do teste e onde encontrá-lo.

O que é asma?

A asma é uma doença inflamatória, não contagiosa e crônica que afeta as vias aéreas, provocando o estreitamento dos brônquios devido ao inchaço, inflamação e acúmulo de muco. Dessa forma, dificulta-se a passagem do ar, condição que compromete a respiração.

Tipos de asma

Existem diferentes tipos de asma, sendo classificados pelos agentes causadores. São elas: asma alérgica, asma intrínseca, asma ocupacional, asma por medicamentos e asma por exercícios.

Asma alérgica

A asma alérgica é induzida por alergia, sendo desencadeada por um alérgeno. Esse tipo é mais comum em crianças e representa entre 50% a 70% dos indivíduos com quadro de asma. A crise de asma alérgica acontece quando o sistema imunológico identifica o alérgeno como uma substância perigosa. Assim, ocorrem reações exageradas para atacá-la.

Nesse tipo de asma, o tratamento com medicamentos e infusões medicinais é a melhor opção, visto que permite o bloqueio da imunoglobulina E (IgE), substância produzida pelo organismo e que exerce grande influência nos quadros de asma alérgica.

Asma intrínseca

As causas da asma intrínseca são desconhecidas. As crises associadas não são estimuladas por nenhum elemento precipitante externo. Além disso, esse tipo de asma ocorre com mais frequência em adultos.

Asma ocupacional

A asma ocupacional leva esse nome por desenvolver-se a partir de gatilhos encontrados em ambientes de trabalho. Entre eles, produtos agrícolas, farinhas, metais, látex, entre outros. Estima-se que a condição representa 20% dos casos de asma em países industrializados.

Asma por medicamentos

Para alguns indivíduos, a asma pode acontecer devido a ingestão de medicamentos. Entre os princípios ativos que estão relacionados a essa sensibilidade está a aspirina. Desse modo, o uso pode provocar hiperreatividade do organismo.

Asma induzida por exercício

Além dos tipos acima, a asma pode ocorrer por exercícios ou esforço físico. Isso não significa que pessoas com a doença devam abster-se das atividades físicas. Pelo contrário, os exercícios podem apresentar efeitos positivos na saúde do indivíduo. No entanto, é importante avaliar junto ao médico qual o tipo de atividade se adequa melhor a sua vida.

Quais são os sintomas?

Em uma crise de asma, o principal sintoma é a dificuldade para respirar. Considerando que o ar viciado permanece nos pulmões, provocando sensação de sufoco, torna-se mais fácil expirar do que inspirar. Os sintomas podem piorar ao anoitecer e durante as manhãs. Entre eles, estão:

• Dificuldade ou cansaço para respirar;
  • Sensação de pressão no peito;
  • Tosse seca e intermitente;
  • Respiração curta e rápida;
  • Sibilos (chiado no peito);
  • Desconforto;
  • Falta de ar.

Contudo, o paciente pode ficar assintomático por longos períodos, especialmente quando pratica-se algumas iniciativas de controle ambiental. Afinal, as crises são mais frequentes quando há exposição a fatores irritantes, como poluição, fumaça, poeira, entre outros. Quando não são tratados os sintomas, a crise de asma pode provocar complicações mais graves, como a parada cardíaca.

O que pode provocar as crises de asma?

Os fatores estimulantes das crises de asma podem variar de uma pessoa para outra. Entretanto, alguns elementos provocam sintomas e crises com mais frequência. Os ácaros, por exemplo, são microorganismos presentes em colchões, travesseiros e tapetes, que pioram sintomas e causam inflamação dos brônquios em pessoas com asma. Da mesma forma, os fungos, microorganismos que preferem locais úmidos e escuros, também podem causar crises de asma, assim como a fumaça de cigarro, pelos de animais, pólen, poluição, produtos de limpeza, entre outros.

Como é o tratamento para a asma?

A asma é uma doença sem cura. No entanto, o tratamento pode controlar os sintomas e diminuir as crises, melhorando a qualidade de vida do indivíduo. Para isso, o paciente deve seguir as orientações médicas corretamente em relação ao uso de medicamentos e práticas preventivas no dia a dia. É comum que, ao perceber melhora dos sintomas, a pessoa com asma pare de realizar o tratamento.

Assim, novas crises ocorrem, e podem estar acompanhadas de complicações. Portanto, é importante salientar a importância do controle da asma, possibilitando a melhora na saúde e no bem-estar. Em geral, são prescritos medicamentos anti-inflamatórios e corticosteroides para controle e alívio dos sintomas. Além disso, a imunoterapia pode ser uma importante aliada, visto que apresenta resultados comprovados.

O que é o TCA: teste de controle da asma para adultos e crianças?

O Teste de Controle de Asma é uma ferramenta que auxilia na avaliação da doença. Ao iniciar o tratamento, é possível evitar as crises e sintomas por longos períodos, desde que o controle ocorra. O TCA, como o Teste de Controle de Asma também é chamado, permite avaliar a doença nas últimas quatro semanas.

Composto por 7 questões na versão para crianças e adultos, com pontuação de 1 a 5, o próprio paciente é responsável por responder o teste. Assim, após sua realização, o indivíduo pode levá-lo ao médico, auxiliando a análise em relação à doença. Veja como o Teste de Controle de Asma deve acontecer na aplicação para crianças:

• Passo 1: a criança deve responder às 4 primeiras perguntas, caso necessite de auxílio para ler ou entender, o adulto deverá ajudar. Contudo, é importante que a mesma escolha a resposta;
  • Passo 2: o adulto deve responder as 3 perguntas seguintes, sem influenciar a resposta da criança, visto que não há certo ou errado.

A asma pode prejudicar a saúde, qualidade de vida e o bem-estar quando a terapia não ocorre de forma correta. Por isso, métodos como o Teste de Controle da Asma, que permitem acompanhar a evolução do tratamento ou agravo da doença, são essenciais para garantir uma melhor conduta, de forma individualizada.

Quer fazer o Teste de Controle de Asma? Acesse a calculadora disponível no site da Clínica Croce e comece agora mesmo!