fbpx

Como aliviar a alergia sazonal? Veja 5 dicas

alergia sazonal

A mudança nas temperaturas causada pela troca das estações climáticas aumenta a circulação de vírus e agentes alérgenos. Por esse motivo, a alergia sazonal acaba afetando boa parte da população, acompanhada de outras doenças alérgicas e também respiratórias, principalmente em crianças.

Para saber como lidar com esse tipo de problema, você vai conhecer na leitura de hoje as principais formas da alergia sazonal, como ela pode ser aliviada e algumas dicas para prevenir-se. Continue a leitura conosco e confira!

O que é alergia sazonal?

A alergia sazonal é o resultado do contato com agentes alérgenos, ou seja, substâncias que causam reações alérgicas exageradas, em determinadas épocas do ano. Muitas vezes a alergia sazonal é chamada de rinite alérgica sazonal ou febre do feno. 

As substâncias podem variar entre pólen, ácaros, alimentos, medicamentos, plantas, produtos industrializados, epitélios de animais e mais. A alergia sazonal acontece somente em determinados períodos do ano, quando determinada substância está em evidência devido a fatores ambientais.

As alergias que acontecem com a mudança das estações podem ser causadas por árvores, arbustos, plantas ou ervas que liberam pequenas partículas de pólen. A concentração desse fungo pode ser a causa da alergia para muitas pessoas, reagindo com diferentes graus de sensibilidade. 

Principais sintomas

Na alergia sazonal, ao detectar a presença de agentes alérgenos, o organismo libera substâncias químicas no sangue para causar sintomas de alergia. Entre os principais sintomas, podem estar:

  • Sensação de nariz entupido;
  • Superprodução de secreção nasal;
  • Olhos vermelhos;
  • Tosse;
  • Espirros consecutivos;
  • Coceira;
  • Olhos lacrimejando.

Causas das alergia sazonal

alergia sazonal

Segundo informações da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), fatores como alterações climáticas durante o dia com quedas de temperatura e aumento da poluição também contribuem para que o organismo seja mais susceptível à vírus, inflamação e desenvolvimento de sintomas da alergia respiratória.

Frequentemente, a alergia sazonal é causada por três tipos de pólen: de gramíneas, árvores e ervas daninhas. Essa substância pode viajar por grandes distâncias, principalmente em dias de vento. Desse modo, as reações da alergia sazonal nem sempre serão devido à grama ou árvores do ambiente em que a pessoa vive. A fonte pode ser de locais distantes, de até alguns quilômetros.

Principais doenças associadas à alergia sazonal

A alergia sazonal pode desencadear outras reações alérgicas, em diferentes estações do ano, desde a primavera até o inverno. A seguir, conheça as principais características que podem estar presentes em pessoas com esse tipo de reação.

Rinite alérgica

Entre as doenças associadas, a rinite alérgica é a mais presente. Causando espirros, congestão nasal e até conjuntivite, pode ocorrer pela exposição de pólen e outros tipos de alérgenos, sendo mais frequente por alérgenos vegetais que podem variar conforme a estação:

  • Primavera: pólen das árvores;
  • Verão: pólen das gramíneas e ervas daninhas;
  • Outono: pólen de outras espécies de ervas daninhas, como a ambrósia.

Frequentemente, a rinite alérgica coexiste com a asma. Contudo, não é claro se o processo alérgico é o mesmo, ou se a rinite pode ser um gatilho distinto da asma.

Dermatite

A sazonalidade pode acarretar outros tipos de complicações, como a dermatite. A queda na temperatura consequentemente leva a pessoa a banhos quentes e demorados que podem causar o ressecamento e sensibilidade da pele. Essa ação pode gerar dermatite, coceira e irritação na pele que pode evoluir para bolhas e rachaduras, estando associadas à alergia sazonal.

Asma

Durante a primavera — onde o pólen das flores e gramíneas são carregados pelo vento —, alguns alérgenos se transformam em crises de asma, doença crônica que não apresenta cura. A asma é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, e mesmo que suas causas não sejam bem definidas, sabe-se que provavelmente são decorrentes da combinação de fatores genéticos e ambientais. 

É nessa doença alérgica sazonal que os brônquios ficam inflamados, principalmente ao entrar em contato com fatores desencadeantes que dificultam a respiração, como poeira, poluição, ar frio e fumaça de cigarro. Durante a primavera, a tendência aumenta para que crianças sofram com maiores crises. 

Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica faz parte das doenças que podem acompanhar a alergia sazonal. Essa inflamação acomete a membrana que cobre os olhos. Ela ocorre por diferentes motivos, como infecção viral, bacteriana, irritação química ou mesmo reação alérgica. 

Essa doença pode ter como fatores desencadeantes os ácaros, epitélios de animais, pólen e poeira, por esse motivo acontece na temporada da primavera. Frequentemente, a conjuntivite alérgica está relacionada com a rinite alérgica, e, ao contrário das conjuntivites virais e bacterianas, ela não é uma doença transmissível. 

Assim como todos os tipos de alergias, a conjuntivite alérgica resulta de uma reação do sistema imunológico a certos tipos de corpo estranho que produzem uma reação inflamatória exagerada. As principais causas, assim como na asma e rinite alérgica, são substâncias provenientes da poeira, baratas, pelos de animais domésticos, como cães e gatos, gramíneas e pólen. No entanto, nesta doença, os ácaros que estão presentes em travesseiros e colchões são os principais responsáveis pelas crises.

 Bronquite alérgica

A bronquite alérgica faz parte das alergias associadas à sazonalidade, e pode ser provocada por uma série de motivos, desde a presença de poeira até o hábito de fumar. É importante conseguir identificar o agente alérgico causador para poder eliminar o problema, solucionando as crises.

Assim como a asma, a bronquite tem causadores parecidos. Contudo, não existe relação entre elas, mas sim entre os fatores que originam seus sintomas, como os pelos de animais, fumaça, mofo, entre outros.

Como tratar a alergia sazonal?

 alergia sazonal

O tratamento para a alergia sazonal deve ser feito por médicos especialistas, como alergistas, oferecendo terapia direcionada que possa ajudar a aliviar o desconforto causado pela alergia. Alguns medicamentos comuns utilizados no tratamento são os corticosteroides nasais, anti-histamínicos, descongestionantes e infusões de medicamentos. Nos aprofundaremos sobre este tema abaixo:

Infusões medicinais no tratamento da tosse alérgica

Infusões medicinais são medicamentos biológicos administrados via subcutânea que permitem o fornecimento de fluidos em volumes e taxas precisas. Contudo, além do tipo de aplicação, também a composição do medicamento é diferenciada, por ser o resultado de diversas pesquisas e aperfeiçoamentos realizados via engenharia genética, derivado de anticorpos humanos ou de origem animal, modificados em laboratório genético. 

Dessa forma, as infusões medicinais revolucionam as opções de tratamentos até então disponíveis por sua efetividade, segurança, controle, potencial de atenuar sintomas realmente incômodos e de proporcionar mais qualidade de vida ao indivíduo.

Deve-se ressaltar que, em muitos casos, infusões medicinais são a única forma efetiva de tratamento, sobretudo no contexto de doenças com nível moderado ou grave de avanço. Por isso, estão entre as grandes apostas da medicina para tratar um número cada vez maior de doenças de modo eficiente, seguro, humanizado e cômodo ao paciente.

Novas terapias possibilitam cada vez mais pessoas a ter acesso a tratamentos seguros, eficientes e efetivos para doenças nas mais variadas áreas da saúde, que antes não apresentavam formas de terapia eficaz. 

Resultado de múltiplos estudos e pesquisas em diferentes campos, tais como química, enfermaria, fisiologia, medicina, entre outros setores que buscam cada vez mais especialização nesse nicho de conhecimento, doenças crônicas, por exemplo, já podem ser tratadas por meio de modernas medicações, em ambientes seguros e com o auxílio de profissionais capacitados.

Com a aplicação de fluidos intravenosos, as infusões medicinais são formas de terapia reconhecida por seus benefícios, possibilitando aliviar e lidar com diferentes condições, fornecendo taxas, volumes e intervalos precisos e programados, de acordo com a característica de cada paciente.

Utilizada com frequência na realização de tratamentos mais complexos, especialmente pela segurança trazida pelo processo, por possibilitar controle mais preciso sobre a dosagem e pela velocidade que o medicamento alcança a corrente sanguínea em casos de emergências, as infusões medicinais também são recomendadas para os casos nos quais haja necessidade de administrar os medicamentos de forma lenta e constante. 

As infusões medicinais são usadas com maior frequência para tratar quadros de desidratação. Mas a utilização dessa forma de terapia inclui administração de diferentes compostos, como vitaminas, antivirais, antibióticos e outros. O procedimento pode ser usado para condições não-crônicas e também para os casos mais complexos, tais como cânceres, artrite reumatoide e insuficiência cardíaca.

5 dicas para aliviar a alergia sazonal

alergia sazonal

Para aliviar a alergia sazonal e impedir que ela ocorra durante as mudanças de clima, algumas ações podem ser realizadas como forma de prevenção, como manter janelas fechadas a maior parte do dia e lavar o nariz com soro fisiológico com frequência.

Com temperatura amena e queda da umidade relativa do ar, o outono traz consigo o agravamento de algumas doenças, em especial as alergias. Entretanto, é possível preveni-las, aproveitando melhor essa estação. 

O clima torna-se propício para a transmissão de vírus e proliferação de fungos e bactérias, por isso, a primeira dica de cuidado com a saúde para evitar alergias no outono é evitar aglomerações e lugares fechados. Confira outras formas de manter a qualidade de vida nessa estação.

1. Lave roupas e cobertores

É no outono que os cobertores, mantas e casacos deixam o armário e voltam para a circulação. Esse momento requer grande atenção dos alérgicos, portanto, é fundamental investir na boa limpeza das peças para evitar o contato com ácaros, poeira e até fungos acumulados.

2. Evite poeira dentro de casa

Essa dica é válida para todas as estações do ano. Pessoas alérgicas devem manter a casa sempre limpa e longe de poeira, ácaros, e substâncias que possam se tornar alérgenos. Tenha uma rotina de higienização e mantenha o lugar sempre arejado. 

3. Evite o uso de alguns tecidos

O organismo dos alérgicos tem alguns tecidos como inimigos, por isso, é preciso evitar o uso de certas roupas no outono, como lãs, veludos e sintéticos, preferindo sempre tecidos como o algodão, capazes de aquecer sem agredir o organismo.

4. Mantenha uma boa alimentação

Uma boa alimentação é o segredo para uma vida saudável e uma das recomendações para aqueles que buscam se prevenir das alergias durante o outono. Adotar uma dieta balanceada, rica em sais minerais, proteínas e vitaminas, é extremamente importante para que o organismo possa manter-se forte e protegido contra a ação dos alérgenos. 

Além disso, o consumo de água deve ser intenso, deixando o corpo hidratado e saudável. Contudo, é importante evitar o exagero no consumo de alimentos a que não se está acostumado, reduzindo as chances de desencadear alergias alimentares. Quando o assunto são crises alérgicas, a prevenção é sempre a melhor opção, principalmente no outono, estação em que as oscilações de temperatura são fortes.

5. Evitar contato com agentes alérgenos

Outra forma de aliviar o aparecimento da alergia sazonal é evitar contato com agentes alérgenos, como flores, árvores e jardins, utilizar óculos de sol para diminuir o contato do pólen com os olhos, secar roupas ao sol, evitar tapetes, carpetes e pelúcias, e evitar ambientes com ar-condicionado.

Como diagnosticar a alergia sazonal

Existem dois tipos de testes. Para alergias é feito o teste cutâneo de puntura – com gotas do antígeno pesquisado (ácaros, animais, pólen) no braço do paciente – após 15 ou 20 minutos. Se o indivíduo for alérgico, aparecerá uma reação com formação de pápula vermelha, com coceira no local da gota. Isso significa que o indivíduo tem anticorpos para aquele antígeno e está sensibilizado.

Esta avaliação também pode ser feita com um exame de sangue – ImmunoCAP. Para as alergias de contato na pele, usamos o teste de contato tardio (Patch test), onde as substâncias suspeitas são colocadas em uma fita adesiva larga que fica grudada por dois dias nas costas do paciente.

Para outras alergias, como alergias a alimentos e medicamentos, o melhor teste é o de provocação, que só deve ser indicado e realizado pelo especialista em alergia, pois pode ter reações mais graves. Ambos exames podem ser realizados na Clínica Croce.

Clínica Croce de alergologia 

A Clínica Croce tem entre suas especialidades, o diagnóstico e o tratamento para as alergias sazonais. Localizada na zona oeste de São Paulo, a Clínica Croce foi fundada em 1973 pelo Prof. Dr. Júlio Croce, um dos primeiros médicos da Universidade de São Paulo (USP) a se especializar no tratamento de doenças alérgicas no Brasil e que, com outros profissionais, fundou a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). 

Em 1988, a clínica foi assumida pelo Dr. Fábio F. Morato Castro, que deu início ao centro de imunizações da Croce — que hoje é uma referência nacional. Ao longo de sua história, a Clínica Croce montou uma equipe de profissionais altamente capacitados, da USP e da UNIFESP, selecionados criteriosamente para oferecer o que há de melhor e mais moderno na medicina nas áreas de alergologia, imunologia, endocrinologia adulta e pediátrica, reumatologia, otorrinolaringologia, vacinas e infusões de medicamentos.

Na Croce, você irá contar com o atendimento humanizado e a avaliação científica precisa e qualificada de uma equipe renomada de especialistas que atua de modo interdisciplinar, o que potencializa um encaminhamento do caso mais integral e eficaz ao paciente. 

E quando o assunto é remédio para a alergia sazonal, a Clínica Croce também é uma referência, uma das principais especialistas no Brasil nesse tipo de tratamento. Em nossa clínica, disponibilizamos no rol de opções, o tratamento com a infusão Omalizumabe (Xolair®). Conforme vimos, ele apresenta ótimas perspectivas para se aliviar os sintomas da doença e promover mais qualidade de vida ao paciente, que não verá mais sua rotina ser limitada e prejudicada pelos desconfortáveis efeitos físicos, emocionais e psicológicos da doença. 

Na Clínica Croce, contamos com um corpo médico que contempla especialistas de diversas áreas, incluindo a alergologia e imunologia. A clínica é uma das mais conceituadas do país e disponibiliza alergologistas com ampla experiência e prontos para fornecerem o atendimento qualificado e humanizado que o paciente necessita.

A clínica conta com estrutura, equipamentos e metodologias modernas para dar o suporte necessário. O corpo clínico da Croce está preparado para prestar atendimento qualificado e especializado, por meio de exames, testes, consultas, diagnósticos e encaminhamento de tratamentos diversos, trazendo muito mais conforto para os seus pacientes.

A equipe de alergologia é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que acometem o sistema imunológico e desencadeadas por fatores alérgicos. Dentre as patologias mais comuns estão a hipersensibilidade a venenos de insetos, a alergia alimentar, dermatite atópica, asma e urticárias.

Assim como ocorre com boa parte das enfermidades, o sucesso do tratamento das doenças alérgicas depende da velocidade do seu diagnóstico. Afinal, esse fator influencia na incidência de episódios de crises que podem prejudicar os afazeres diários e, até mesmo, levar a óbito.

Ainda, a Clínica Croce conta com um ambiente confortável, equipamentos e metodologias de trabalho modernas e uma atenção especial ao paciente desde seu primeiro contato. E tudo isso está à sua disposição de modo facilitado, já que a Clínica Croce trabalha com diversos planos de saúde, incluindo Bradesco Saúde, Plano de Saúde Itaú, Mediservice, Porto Seguro Saúde, SulAmérica Saúde e Convênio ABMED.

Caso algum dos sintomas da alergia sazonal sejam identificados, agende sua consulta com a Clínica Croce. Por meio do atendimento via telemedicina é possível ser atendido de qualquer lugar do Brasil, sem a necessidade de estar em São Paulo, cidade sede da clínica.