fbpx

Endocrinologista pediátrico: o que é e quando procurar?

Endocrinologista Pediátrico

Especialista voltado para diagnóstico e tratamento de distúrbios endocrinológicos durante a infância e adolescência, o endocrinologista pediátrico dedica seu trabalho no cuidado de pacientes que ainda não atingiram a vida adulta e apresentam distúrbios de crescimento, diabetes, obesidade, tireoide, erros inatos do metabolismo, e distúrbios relacionados a identificação de gênero.

Naturalmente, pais estão sempre atentos para avaliar o melhor para seus filhos. Quando o assunto é saúde, isso não poderia ser diferente. Preocupações relacionadas ao sistema endócrino gera grande insegurança, visto que muitos não sabem qual profissional procurar, e quando é o momento certo para isso. 

Por este motivo, desenvolvemos a leitura de hoje com mais detalhes sobre este profissional, para que você conheça seu papel, áreas de atuação, e entenda qual é a melhor hora para levar seu filho a um endocrinologista pediátrico. Confira!

O que é um endocrinologista pediátrico?

A endocrinologia pediátrica é um campo de atuação da pediatria voltado para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento das alterações hormonais no indivíduo desde seu nascimento até o fim da adolescência. 

Durante o período de crescimento, a criança apresenta alterações na produção hormonal que podem resultar no prejuízo de seu desenvolvimento metabólico do organismo. Por isso, o acompanhamento com um endocrinologista pediátrico é fundamental para garantir a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes. 

Os distúrbios endocrinológicos acometem pessoas em todas as idades. O que diferencia as alterações é a relação de crescimento e puberdade, visto que as doenças presentes em adultos diferem das que acometem crianças e adolescentes por este motivo. Além disso, o tratamento, análise de exames e dosagens são diferentes.

O papel do médico endocrinologista pediátrico

O endocrinologista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados ao sistema endócrino na infância e adolescência, cuidando do crescimento, tireoide, diabetes, distúrbios de diferenciação sexual, obesidade e alterações de metabolismo.

As disfunções hormonais podem ser identificadas desde o período neonatal, sendo seu diagnóstico e tratamento realizados pelo endocrinologista pediátrico.

No período neonatal podem surgir anormalidades como a hiperplasia adrenal congênita. Já em idade infantil, quadros como obesidade, diabetes, puberdade tardia e crescimento deficiente são mais comuns. Na adolescência, a falta de desenvolvimento puberal e genital, diabetes e disfunções tireoidianas autoimunes são as questões mais frequentes.

Atuando também no diagnóstico e tratamento de distúrbios do crescimento, o endocrinologista pediátrico é responsável por identificar e tratar outras disfunções hormonais que podem estar presentes desde o período neonatal até o fim da adolescência.

Período Neonatal

No período neonatal, o endocrinologista pediátrico frequentemente acompanha as anormalidades como diferenciação genital, hiperplasia adrenal congênita, hipoglicemias e hipotireoidismo congênito.

Nas crianças menores, os quadros mais comuns são, além do crescimento deficiente, diabetes tipo 1, hipotireoidismos adquiridos, e sinais puberais de apresentação precoce. 

Já no período da adolescência, os problemas mais frequentes são relacionadas a Diabetes tipo 1 e 2, obesidade, falta de desenvolvimento puberal e genital, disfunções tireoidianas autoimunes, e outras.

Puberdade precoce

De forma natural, o início da puberdade deve acontecer entre 9 aos 14 anos em meninos, e 8 e 13 anos de idade em meninas. As puberdades consideradas precoce geralmente se iniciam antes dos 7 anos em meninos e 6 anos em meninas. Uma questão como essa deve ser investigada e tratada pelo endocrinologista pediátrico.

Na idade entre 7 e 9 em meninos e 6 e 8 anos em meninas, é considerada limítrofe, sendo a avaliação clínica do ritmo de desenvolvimento puberal responsável por definir a necessidade de investigação laboratorial e, eventualmente, um tratamento adequado.

Para casos em que a puberdade precoce ou tardia se devem a aceleração ou retardo constitucional do crescimento e puberdade, a estatura final da criança não sofrerá prejuízo, assim como a repercussão psicossocial dessa variação costuma ser pequena.

Nessas situações, não é necessário tratamento. Contudo, quando a puberdade for precoce ou tardia de fato, investigar a causa bem como o mecanismo pelo qual o evento puberal foi ativado, é fundamental para a escolha certa do tratamento.

Puberdade tardia

O período da puberdade consiste em uma fase de inúmeras mudanças na parte física e emocional, e consiste na transição entre infância e vida adulta. Com a puberdade ocorrendo de forma natural nos períodos citados acima, compreende-se como puberdade tardia a manifestação puberal (como o aparecimento de mamas e aumento de volume testicular) após as idades máximas, como 13 anos em meninas e 14 anos em meninos.

O atraso no desenvolvimento puberal pode atingir os adolescentes de forma negativa. Visto que nesse período a identificação com seu grupo é muito importante, os jovens podem desenvolver problemas psíquicos, caso não tenham tratamento para a puberdade tardia.

Enquanto na puberdade normal ocorre a ativação do hipotálamo e hipófise (região que estimula a produção de hormônios que atuam em testículos e ovários assim como de estrogênio e progesterona), a puberdade tardia pode ocorrer devido à falta de produção ou ausência de hormônios como estes.

Em casos como estes, o acompanhamento com um endocrinologista pediátrico é fundamental. Afinal, são muitas as doenças que podem causar essa condição, sendo necessário um diagnóstico adequado, assim como tratamento.

Ainda existem situações como o atraso constitucional da puberdade, em que o início do desenvolvimento puberal é tardio quando relacionado a maioria da população. Contudo, esse crescimento lento ainda ocorre no limite inferior de sua normalidade. Seu tratamento consiste na reposição hormonal após avaliação do endocrinologista pediátrico. 

Baixa estatura

A baixa estatura é considerada quando a criança está abaixo do terceiro percentil da curva de estatura para sua idade e sexo, ou quando ela está abaixo do padrão previsto pela altura dos pais.

Assim, é essencial que o endocrinologista pediátrico faça a avaliação dessa criança para diagnosticar de forma correta esse possível distúrbio. Entre os que mais procuram soluções para a baixa estatura estão crianças e adolescentes do sexo masculino. 

Isso ocorre devido à cultura em que vivemos, que apresenta o conceito de que o homem deve ser alto, associando estatura com o sucesso. Esse pode ser um dos fatores que levam pais a iniciarem tratamentos duvidosos em seus filhos.

O crescimento adequado envolve cuidados como boa alimentação, práticas de atividades regulares, e sono de qualidade, com duração adequada. Entre os fatores externos essenciais para o crescimento intrauterino e nos primeiros anos de vida, os aspectos nutricionais são os que têm mais destaque. O déficit de crescimento apresentam causas idiopáticas, ou seja, desconhecidas. No entanto, entre as causas que conhecemos, estão:

  • desnutrição;
  • questões secundárias à doença crônica (cardiopatia, doenças pulmonares, doenças renais);
  • fatores endocrinológicos (deficiência de hormônio de crescimento, síndrome de cushing, hipotireoidismo);
  • questões secundárias ao uso de medicações (corticosteroides);
  • questões secundárias à restrição de crescimento intrauterino;
  • doenças genéticas (síndrome de Turner, Noonan).

Sendo o atraso constitucional do crescimento e puberdade uma variante normal em crianças no período de crescimento, ela se caracteriza por uma estatura aparentemente baixa relacionada a altura dos pais. No entanto, nesse caso a estatura final não é comprometida, uma vez que o componente familiar de atraso permite que o indivíduo continue a crescer por um tempo maior que a população em geral.

Nesses jovens, a idade óssea encontra-se atrasada em relação à idade cronológica, entretanto, ao se projetar a estatura para idade óssea, encontra-se dentro do canal familiar. Por existirem variados diagnósticos de baixa estatura, este seguimento deve ser avaliado por um especialista, como o endocrinologista pediátrico.

Teste do pezinho

A triagem neonatal, popularmente conhecida como teste do pezinho, deve ser realizado no momento em que o bebê recebe alta do berçário, entre 48 a 72 horas de vida. Esse exame garante a detecção e tratamento do hipotireoidismo congênito entre 10 a 15 dias de vida, idade que foi estabelecida prévia o suficiente para prevenir alterações no cérebro.

Entretanto, resultados negativos podem não excluir a totalidade de casos. Algumas crianças com sintomas sugestivos precisam ser submetidas a avaliações laboratoriais para a confirmar o diagnóstico pelo endocrinologista pediátrico. 

A falha na detecção é rara, motivo que torna o teste do pezinho efetivo para a diagnosticar o hipotireoidismo congênito, sendo de grande importância para a prevenção da doença mental.

Hipotireoidismo

A tireoide é a glândula responsável pela função de inúmeros órgãos importantes, como rins, fígado, coração e cérebro, devido à produção de hormônios indispensáveis para todas as idades. De forma geral, as doenças relacionadas a essa glândula são mais comuns no sexo feminino. 

A diminuição da produção hormonal da tireoide pode ocorrer por diversos motivos, como infecções, medicamentos, traumas, tumores, e condições autoimunes, em que o organismo produz anticorpos contra a própria tireoide. 

A diminuição dos hormônios da tireoide no corpo é denominada hipotireoidismo. Ainda que possa ocorrer em todas as idades, o período em que essa condição apresentam maiores prejuízos é no neonatal, quando recebe o nome de hipotireoidismo congênito. 

Uma vez que os hormônios da tireoide são fundamentais para o desenvolvimento do sistema nervoso da criança, essa condição deve ser diagnosticada o mais rápido possível. Por esse motivo, o teste do pezinho passou a incluir a dosagem do hormônio produzido pela glândula, possibilitando o diagnóstico e tratamento precoce da doença na tentativa de reduzir possíveis sequelas.

Dessa forma, tão importante quanto realizar o teste do pezinho é solicitar seu resultado e levar a um especialista em caso de alteração. Além disso, o diagnóstico do hipotireoidismo durante o período gestacional também é essencial. 

Isso porque, nas primeiras semanas, o bebê depende integralmente da produção dos hormônios da tireoide da mãe para um desenvolvimento adequado. Seu tratamento é simples e consiste na reposição do hormônio da tireoide que esteja ausente ou em menor quantidade por via oral, diariamente.

Obesidade e diabetes

Grande parte das crianças e adolescentes obesos também poderão desenvolver obesidade durante a vida adulta. Além de levar determinantes genéticos, estes indivíduos costumam manter os mesmos erros nutricionais e sócio-culturais que desenvolvem e agravam mecanismos que geram o ganho excessivo de peso. 

Portanto, ainda que o tratamento medicamentoso não seja necessário na fase adulta, algumas medidas educacionais são fundamentais para a prevenção da evolução do quadro de obesidade.

Em pacientes com história familiar de obesidade, hipertensão arterial e diabetes, é necessário que o endocrinologista pediátrico ofereça atenção especial, visto que a obesidade na infância pode ser a primeira manifestação clínica de resistência à insulina, envolvida na gênese da síndrome metabólica manifestada no adulto.

O aumento de casos de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes, é observado atualmente como fenômeno mundial da vida moderna. Esse fato é associado ao sobrepeso e sedentarismo pelas facilidades relacionadas aos eletrônicos para atividades de lazer, como jogos de computador, além da elevação de oferta de alimentos industrializados, ultraprocessados e com baixo fator nutricional. Por esse motivo, controlar o desenvolvimento da obesidade é uma importante forma de prevenir a doença. 

Quando procurar um endocrinologista pediátrico

São inúmeras as condições que levam os pais a buscarem atendimento com um endocrinologista pediátrico. Em geral, o pediatra requisita que a criança tenha acompanhamento de um especialista nessa área quando necessário. Contudo, os pais e responsáveis também devem ter autonomia para procurar esse profissional quando for preciso.

Alguns sinais e sintomas podem ser avaliados e detectados de forma adequada por um profissional. Entretanto, ao saber quais são as alterações que exigem a atenção de um especialista, os pais e responsáveis podem contribuir para o diagnóstico precoce, assim como o melhor tratamento.

Entre as condições que podem levar a criança e adolescente a uma avaliação com um endocrinologista pediátrico estão o desaceleramento do crescimento, sobrepeso e obesidade, sinais de puberdade precoce (antes dos 8 anos em meninas e dos 9 anos em meninos), sintomas como emagrecimento, aumento da frequência urinária e sede constante (compatíveis a diabetes 1), e fraturas ósseas que acontecem com frequência. Além disso, o especialista deve ser procurado para avaliação em casos como:

  • criança ou adolescente que apresentem baixa estatura;
  • criança ou adolescente com diagnóstico de diabetes;
  • criança ou adolescente com diagnóstico de obesidade;
  • criança ou adolescente com dislipidemia (índices elevados de colesterol);
  • alterações frequentes no peso;
  • alterações da tireoide;
  • alterações da puberdade;
  • criança ou adolescente com bócio, nódulo ou alteração de funções da tireoide;
  • criança ou adolescente com tumor cerebral com localização hipotalâmico hipofisária;
  • criança ou adolescente com raquitismo;
  • criança ou adolescente com dores, ou fraturas ósseas sem motivos aparentes;
  • adolescentes com distúrbios menstruais ou excesso de pelos;
  • meninos ou adolescentes com ginecomastia (crescimento de mamas fora do normal em meninos);
  • criança ou adolescente com alta estatura, com crescimento anormal acelerado;
  • crianças com desenvolvimento puberal precoce;
  • adolescente com desenvolvimento puberal tardio, sem sinais até 14 anos em meninos e 13 anos em meninas;
  • crianças ou adolescentes que nasceram pequenos para sua idade gestacional;
  • crianças ou adolescentes que tenham síndromes genéticas associadas a distúrbios do crescimento;
  • falta de identificação com o gênero de nascimento;
  • ambiguidade genital.

Endocrinologista pediátrico na Clínica Croce

Como vimos, o endocrinologista pediátrico é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema endócrino em crianças e adolescentes. Ao perceber alterações como as citadas acima, é necessário que pais e responsáveis busquem auxílio de um especialista de confiança. Diante disso, é fundamental buscar uma clínica que possua experiência e credibilidade na endocrinologia pediátrica. 

Por isso, devemos apresentar a você a Clínica Croce. Desde nossa fundação em 1973, atuamos com o objetivo de oferecer atendimento humanizado, qualificado, moderno e eficiente a nossos pacientes.

Nossa dependência está localizada na zona oeste de São Paulo e oferece instalações e equipamentos de última geração, de modo a promover diagnóstico e tratamento de diversos tipos de condições, incluindo as endocrinológicas.

Atuamos de forma multidisciplinar para prover diagnóstico e tratamento que envolva especialidades como: endocrinologia, otorrinolaringologia, alergia e imunologia, reumatologia e sistema imunológico. 

Um de nossos diferenciais está no uso das modernas infusões de medicamentos para tratamento de pacientes com doenças crônicas ou em casos mais complexos e graves. As infusões medicamentosas são vistas como o futuro da área médica e possibilitam tratar os pacientes de forma eficiente e humanizada em diversos tipos de patologias.

Além de todo o diferencial oferecido pela clínica, a Croce é parceira de diversos planos de saúde disponíveis no mercado, tais como Porto Seguro, Allianz, Careplus, Saúde Caixa, SulAmérica, Bradesco, Amil, Unimed, Petrobras, Mapfre Saúde e muitos outros. 

Portanto, caso esteja em busca de um diagnóstico ou tratamento que seja realizado por um endocrinologista pediátrico qualificado e de experiente, a Clínica Croce é o local certo. Confiável e provido de métodos e tratamentos modernos e eficientes, a clínica oferece o melhor atendimento a você e seu filho.

Venha conhecer nossa dedicação e foco em sua saúde e bem-estar. Entre em contato conosco e agende agora mesmo uma consulta com um especialista!