fbpx

Imunoterapia com alérgenos: como funciona o tratamento?

A imunoterapia com alérgenos, também conhecida popularmente como vacina para alergia, é uma forma de tratamento utilizada para diminuir a sensibilidade de pessoas alérgicas a determinadas substâncias.

Essa técnica permite diminuir progressivamente a frequência de crises, reduzindo também a necessidade do uso de medicamentos. Se você sofre com doenças alérgicas, não deixe de acompanhar essa leitura para saber como funciona o tratamento e onde realizá-lo! 

O que é imunoterapia?

Antes de entender como funciona a imunoterapia com alérgenos, é importante conhecer a imunoterapia, definida como um conjunto de estratégias desenvolvido graças aos avanços tecnológicos e utilizada na medicina para otimizar a resposta imunológica em dados tratamentos. Essa técnica pode ser empregada em casos que vão desde alergias até cânceres e outras formas de infecção.

Ainda que muitos desconheçam essa modalidade, ela já é utilizada há mais de 100 anos. Em 1911, os pesquisadores ingleses Leonard Noon e John Freeman publicaram seus trabalhos sobre o tema, defendendo a eficácia das vacinas terapêuticas em pacientes acometidos de “Febre do Feno”.

Com o passar dos anos, o tratamento de imunoterapia foi aprimorado e difundido por todo o mundo para trazer cada vez mais benefícios aos pacientes. O principal objetivo da imunoterapia é reduzir a sensibilidade das pessoas a determinadas substâncias, diminuindo as reações alérgicas e os seus sintomas. A imunoterapia permite que o paciente deixe de ser hipersensível a determinados fatores e seja tolerante a eles, gerando maior qualidade de vida ao indivíduo.

Imunoterapia com alérgenos

A imunoterapia com alérgenos é uma forma de tratamento cujo objetivo é diminuir a sensibilidade de pessoas que são alérgicas a determinadas substâncias, chamadas de alérgenos. 

A imunoterapia com alérgenos induz o organismo do indivíduo a desenvolver mecanismos de defesa. Desse modo, aumenta a imunidade a determinado agente causador da alergia (alérgeno), tornando-se mais resistente a essa substância.

Ainda que a imunoterapia com alérgenos seja conhecida como vacina para alergia, o termo não é o mais adequado para descrever o tratamento. De modo geral, a vacina é a forma como o medicamento é aplicado na pessoa para prevenir determinadas doenças. 

Já o tratamento de imunoterapia com alérgenos consiste na aplicação de extratos dessas substâncias, sem tornar o paciente imune a doenças alérgicas. A técnica  age sobre várias células e sistemas, de modo a diminuir o processo inflamatório. Além disso, busca também aumentar a capacidade de resistência do organismo diante de fatores que causam as crises alérgicas.

Como funciona a Imunoterapia com alérgenos?

A aplicação do tratamento de imunoterapia com alérgenos é feita em sua maioria por meio de injeções subcutâneas. São ministradas doses crescentes do alérgeno causador do problema até atingir uma concentração de manutenção.

A duração da imunoterapia é de cerca de 3 a 5 anos após alcançar o máximo efeito clínico, mas essa decisão é tomada considerando fatores individuais que influenciam no seu efeito.

Embora o tratamento de imunoterapia para alérgenos aumente a imunidade do paciente para que ele apresente menos sensibilidade, é preciso sempre estar atento. Se o indivíduo possui 3 milhões de anticorpos e entra em um ambiente úmido e cheio de poeira, que faz com que ele tenha contato com 4 milhões de ácaros, as perspectivas não são nada boas e as crises podem ser iminentes.

Por isso, manter alguns cuidados como ter a casa sempre limpa e arejada, lavar o nariz frequentemente com soro fisiológico e evitar o contato com os agentes causadores da alergia é muito importante.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e forem determinadas as causas da alergia, melhores serão os resultados alcançados. O tratamento por imunoterapia com alérgenos pode ser feito em qualquer idade, respeitando, evidentemente, as características do paciente. Casos de indivíduos que sofram com asma devem ser analisados, bem como os daqueles que usem betabloqueadores ou sofram de doenças autoimunes, ou coronarianas.

As vacinas devem ser aplicadas quando outras terapias se demonstrarem ineficazes. Assim, a administração de um alérgeno padronizado pode ser a melhor opção para esse paciente.

Apesar de todos os avanços da medicina e do desenvolvimento de técnicas para controlar as alergias e os sintomas associados, a imunoterapia ainda enfrenta algumas barreiras. A principal delas é o fato de que, em sua maioria, os indivíduos costumam ser hipersensíveis a mais de um tipo de fator, dificultando a identificação do alérgeno.

Mas existem exames, como o teste cutâneo e os exames de sangue, que evoluíram muito e conseguem detectar múltiplos alérgenos e diferentes fontes, para que, assim, o paciente receba um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.

Se a ideia das picadas frequentes faz com que você não se sinta interessado pelo tratamento de imunoterapia com alérgenos, é importante saber que a administração por via sublingual vem sendo bastante estudada e empregada, mas segue em fase investigativa. As injeções subcutâneas continuam sendo a melhor e mais eficaz opção. 

Onde fazer a imunoterapia com alérgenos

Para poder identificar os agentes causadores da reação alérgica, o médico deve estar familiarizado com os principais alérgenos da região e dispor de métodos apropriados de diagnóstico. Nesse sentido, o profissional deve possuir capacitação específica para evitar o agravamento da alergia e aplicar as doses da melhor forma possível.

A imunoterapia com alérgenos é bastante eficaz quando aplicada por profissionais qualificados, capazes de determinar a dosagem necessária e desenvolver a padronização dos extratos necessários. Nesse sentido, um atendimento humanizado, realizado por renomados médicos é um diferencial. 

A Clínica Croce oferece os principais meios para diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas e conta com um time de elevado nível técnico e científico, sendo uma referência no tratamento de imunoterapia com alérgenos.

A infusão de medicamentos na imunoterapia com alérgenos

A infusão de medicamentos tem sido utilizada com cada vez mais frequência em função da sua segurança e eficiência. Essa técnica auxilia a preservar a rede venosa e ajuda a aliviar o estresse do paciente, a dor e o desconforto de utilizar medicamentos que nem sempre representam a melhor alternativa para o quadro.

A ampla aceitação por parte dos médicos e pacientes e os evidentes benefícios proporcionados pela infusão de medicamentos colaboraram para a popularização do método. Esse movimento despertou a necessidade de adaptações, mudanças e crescimento para tornar o procedimento ainda mais seguro e eficiente.

Assim, a técnica, que antes era praticada unicamente em hospitais, passou a ser administrada em clínicas privadas pelo país que, evidentemente, atendam às normas e regulamentos estabelecidos pelos conselhos de medicina, pelas seguradoras e por legislações governamentais.

Portanto, a técnica da infusão de medicamentos é bastante segura e conveniente, permitindo que os pacientes possam relaxar ou se distrair lendo um livro e usando o celular durante o procedimento. Além disso, o método é aplicado de forma prática e rápida, reduzindo o tempo demandado e os danos associados à hospitalização.

Vale ressaltar que o sucesso da infusão de medicamentos também depende dos profissionais envolvidos no processo. Uma equipe qualificada, que cheque e siga a prescrição médica, verifique as interações medicamentosas, averigue os equipamentos antes do seu uso, analise o acesso venoso do paciente e possui amplo entendimento sobre a terapia é fundamental para que o tratamento gere bons resultados e preserve a segurança e o conforto do indivíduo submetido a ela.

Nesse momento, é preciso buscar por uma clínica que forneça o ambiente tranquilo e seguro demandado para a administração da infusão, como a Clínica Croce. Vale lembrar também de que manusear tais medicamentos demanda cuidados, adoção de protocolos especiais e experiência no manejo relacionado à hipersensibilidade ou até mesmo às reações anafiláticas. Por tudo isso, é crucial encontrar uma clínica especializada nessa área para prover, de fato, um tratamento eficiente e seguro. 

Outro cuidado que se deve ter, nesse momento, é verificar se, no corpo clínico, há especialistas em infusões e se a equipe que trabalhará em seu caso será multidisciplinar. Esse detalhe fará toda a diferença para você receber um atendimento mais holístico, integral, humanizado e eficiente. 

Ainda, como em muitos casos você precisará, de tempos em tempos, retornar à clínica para uma nova aplicação da infusão, é importante encontrar aquela na qual você se sinta bem atendido e acolhido desde o primeiro contato. 

Também é essencial observar a estrutura física da clínica de infusão na medicina e se suas instalações são modernas, confortáveis e seguras. Ainda, verificar se a clínica oferece condições de pagamento alinhadas com sua disponibilidade financeira e se atua em parceria com grandes planos de saúde – tais como Porto Seguro, SulAmérica, Bradesco, Amil, Unimed, Petrobras, Allianz, Careplus, Saúde Caixa, Mapfre Saúde, entre outros. 

Por fim, mostra-se também crucial buscar uma clínica que apresente boa imagem e credibilidade no mercado e que tenha experiência e expertise de atuação com tratamentos inovadores, como as infusões medicinais.

Clínica Croce: especialista em imunoterapia

A Clínica Croce é referência em vacinas, infusão de medicamentos e imunoterapia com alérgenos. Conta com uma equipe médica renomada, com especialistas da USP e UNIFESP. Com os mais avançados serviços e ferramentas tecnológicas, a clínica oferece meios para diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas, como a alergia emocional, com corpo clínico multidisciplinar de alto nível técnico e científico.

Todos os médicos de nossa equipe clínica são especialistas em sua área de atuação, com ampla experiência e credibilidade no mercado, com os devidos registros em seus órgãos de classe. 

Ainda, dada sua experiência e vontade de promover melhorias na área da saúde, eles ministram cursos e atividades de aperfeiçoamento voltado a outros profissionais da medicina. 

Alergologia e imunologia

Os profissionais de alergologia e imunologia se dedicam ao estudo, diagnóstico e tratamento das patologias que afetam o sistema imunológico. A alergia é uma reação exagerada do organismo a alguma substância, o que significa que os indivíduos alérgicos são mais sensíveis do que o resto da população frente a estímulos externos. 

Entre as doenças mais comuns na alergologia e imunologia estão:

  • Alergia emocional;
  • Asma;
  • Rinite;
  • Dermatite atópica;
  • Conjuntivite alérgica
  • Urticárias;
  • Alergias a alimentos, medicações e picadas de insetos. 

Por sua vez, a imunologia é a ciência que estuda não apenas o sistema imune e a proteção contra agentes externos, como também auxilia no combate às células do organismo que sofrem alterações, como as tumorais, responsáveis pelo câncer. Essa é uma área de vanguarda, sobretudo, perante seu envolvimento em novas técnicas, medicamentos e tratamentos para as doenças autoimunes.

A Clínica Croce é uma das mais conceituadas do país, disponibilizando alergologistas com ampla experiência e prontos para fornecerem o atendimento qualificado e humanizado que o paciente necessita para os sintomas da alergia respiratória.

A clínica conta com estrutura, equipamentos e metodologias modernas para dar o suporte necessário. O corpo clínico da Croce está preparado para prestar atendimento qualificado e especializado, por meio de exames, testes, consultas, diagnósticos e encaminhamento de tratamentos diversos, trazendo muito mais conforto para os seus pacientes.

Diagnóstico e tratamento especializado

Localizada na zona oeste de São Paulo, a Clínica Croce tem o diagnóstico e o tratamento de alergias entre suas especialidades. Oferecemos, há mais de 40 anos, o que há de melhor nas áreas de Alergologia e Imunologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica e Reumatologia. 

Disponibilizamos a nossos pacientes ambientes climatizados, confortáveis e equipados com o que há de mais eficaz e moderno para clínicas médicas. Proporcionamos um atendimento humanizado e uma avaliação científica precisa e qualificada. 

Além disso, compreendemos que a saúde de nossos pacientes não pode ser compartimentada, por isso, fornecemos tratamentos multidisciplinares, de modo a criar soluções mais abrangentes e integrais para cada caso em específico.

No caso das alergias, como a alergia emocional, os resultados podem ser potencializados unindo a expertise de especialistas em alergologia, imunologia, reumatologia (para casos de condições subjacentes, como lúpus, por exemplo) e em infusões medicinais. Cabe salientar que, na Clínica Croce, você encontrará o tratamento mais moderno para alergia emocional por meio das infusões medicinais. 

E tudo isso está à sua disposição de modo facilitado, já que a Clínica Croce trabalha com diversos planos de saúde através de reembolso, incluindo Bradesco Saúde, Plano de Saúde Itaú, Mediservice, Porto Seguro Saúde, SulAmérica Saúde e Convênio ABME

Na leitura de hoje você pode conhecer um pouco mais sobre a imunoterapia com alérgenos, tratamento muito eficaz para diminuir a resposta inflamatória causada por substâncias alérgenas, otimizando a resposta imunológica do organismo. Contudo, para o tratamento adequado, é essencial buscar uma clínica especializada, com alergologistas qualificados e especializados.

Agora que você já sabe o que é imunoterapia com alérgenos e conhece os diferenciais da Clínica Croce, agende sua consulta inicial com nossos especialistas. Estamos prontos para oferecer o melhor e mais adequado tratamento para você ou sua família.