fbpx

Infusão medicinal: o que é e quais as doenças tratadas

Infusão Medicinal

Ao ouvir o termo infusão medicinal, muitas pessoas rapidamente associam esta técnica com a ingestão de chás e outras substâncias que possam ser usadas no tratamento de algumas doenças. Contudo, a infusão medicinal é uma técnica moderna e muito utilizada em que o paciente recebe seus medicamentos de forma alternativa. 

Isso porque em alguns casos, a ingestão de remédios por via oral não pode ser realizada, seja pela dificuldade que o paciente apresenta para engolir, ou até em situações em que os ácidos do estômago pode prejudicar a efetividade da terapia.

Para que você não tenha mais dúvidas em relação à este assunto, na leitura de hoje, vamos mostrar o que é infusão medicinal, as doenças que podem ser tratadas por ela, e outros detalhes. Continue conosco para não perder nada!

O que é infusão medicinal

Ainda que seja uma tradição popular usada até os dias de hoje, a infusão de ervas não tem relação alguma com a infusão medicinal. Esta consiste na administração de medicamentos intravenosos (pelas veias) ou subcutâneos (sob a pele) em pacientes, com o objetivo de tornar possível seu tratamento.

Essa técnica tem se mostrado cada vez mais importante para a medicina atual. Afinal, a infusão medicinal é uma das principais tendências para se tratar doenças de forma humanizada, minimizando os efeitos colaterais nocivos.

Com o aumento da expectativa de vida da população, novas opções de tratamentos foram desenvolvidas com objetivo garantir qualidade, segurança e bem-estar ao paciente. 

Dessa forma, a infusão medicinal surgiu como uma alternativa com diferentes propósitos, auxiliando na administração de medicamentos, soros, nutrição e mesmo reposição volêmica.

Essa técnica consiste na aplicação direta de fluidos em uma veia do paciente, por meio de agulha ou de um cateter esterilizado. É comumente administrada em hospitais, em pacientes que devem receber grande quantidade de medicação ou que estejam doentes a ponto de não conseguir ingerir o remédio via oral. 

Além disso, para situações em que a medicação não pode ser ingerida, a infusão medicinal é uma alternativa, visto que os ácidos estomacais podem destruir o remédio se ingerido pela via oral. Assim, a infusão é uma forma assertiva de introduzir o remédio no organismo, possibilitando um tratamento eficaz e menos desgastante ao paciente.

Para casos como esses, a infusão medicinal é vista como a forma mais eficaz de administração de medicamentos, obtendo resultados ainda melhores no tratamento de diversas doenças.

Tipos de infusão medicinal

A infusão medicinal é uma prática medicamentosa bastante flexível que acompanha as necessidades individuais de cada paciente. Um dos fatores que caracterizam essa técnica é a otimização do tempo de administração na infusão. O médico responsável pelo tratamento indica a opção mais adequada, considerando o perfil do paciente, suas necessidades de tratamento e o quadro de saúde. A seguir, confira os tipos de infusão medicinal em relação ao tempo de administração da medicação:

  • infusão em bolus: o remédio é aplicado diretamente na veia em um tempo menor, ou igual a um minuto;
  • infusão rápida: a aplicação do medicamento pode variar entre um e trinta minutos;
  • infusão lenta: nessa prática, a aplicação acontece em um intervalo entre trinta e sessenta minutos;
  • infusão contínua: o medicamento corre em tempo superior a sessenta minutos, sem interrupções;
  • infusão intermitente: aqui, o remédio é aplicado em período superior a sessenta minutos, apresentando interrupções.

Doenças tratadas com o uso de infusão medicinal

A infusão medicinal é utilizada com grande frequência no tratamento de quadros de desidratação. Contudo, a utilização dessa terapia inclui administração de outros compostos como vitaminas, antivirais, antibióticos e outros. 

Além disso, o procedimento é usado para tratamento de condições não crônicas e também para casos de maior complexidade, como câncer, doenças reumáticas, autoimunes, e mesmo insuficiência cardíaca. Veja a seguir, as doenças que podem ser tratadas com a infusão medicinal.

Câncer

É comum que pacientes com câncer e em tratamento quimioterápico apresentem sintomas desagradáveis e desconforto como náuseas e vômitos. Esse quadro pode se agravar com a administração de medicamentos orais, resultando na intolerância à ingestão do remédio.

Dessa forma, as infusões medicinais são uma alternativa eficaz de tratamento, levando benefícios consistentes para os pacientes ao suavizar sintomas e possibilitar conforto e praticidade para a administração do medicamento.

Doenças autoimunes

O tratamento com imunobiológicos é um dos grandes avanços na medicina, permitindo que doenças autoimunes, como a espondilite anquilosante, lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatóide sejam tratados de forma moderna e eficaz.

A infusão medicinal da terapia imunobiológica reproduzem os efeitos de substâncias  que são fabricadas no sistema imunológico, agindo diretamente no processo inflamatório do organismo. 

Por serem produzidos por células vivas, permitem que o tratamento tenha resultados significativos em relação àqueles alcançados com o uso de medicações tradicionais. Com a infusão medicinal de imunobiológicos como tratamento é possível modificar, ou mesmo inibir, a evolução da doença, resultando em maior a qualidade de vida dos pacientes.

Doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória crônica que atinge diferentes partes do trato gastrointestinal. Seu tratamento tem como foco principal o controle da inflamação e cicatrização do intestino. 

Pacientes que apresentam essa doença podem sofrer com sensibilidade e dores abdominais, assim como a perda de peso, febre, sangramento retal e diarreia frequente.

A infusão medicinal pode ser usada no tratamento da Doença de Crohn em casos em que o paciente seja intolerante ao uso de corticoides, imunossupressores e outros remédios que podem causar inflamações. 

Além disso, a aplicação de medicamentos por essa técnica proporciona segurança, conforto e comodidade ao paciente. Ajuda ainda a reduzir sinais e sintomas da doença, mantendo a remissão, induzindo a cicatrização, reduzindo as drenagens de fístulas e melhorando a qualidade de vida do paciente. 

Deficiências imunológicas

Para pessoas que apresentam alterações no sistema imunológico, como pacientes que nasceram ou perderam a capacidade de combater doenças infecciosas, a administração da infusão medicinal resulta na melhor qualidade de vida por meio da aplicação contínua de antibióticos, ou aplicação de imunoglobulina para repor anticorpos que não são adequadamente produzidos no organismo.

Insuficiência cardíaca congestiva

Síndrome que provoca falta de ar, fadiga e acumula líquidos abdominais e periféricos, a insuficiência cardíaca congestiva tem diagnóstico clínico, e seu tratamento inclui a educação do paciente quanto à necessidade de melhorar seus hábitos, e uso de diuréticos. 

Além disso, inibidores da ECA (enzima de conversão da angiotensina), bloqueadores do receptor de angiotensina II, betabloqueadores, antagonistas da aldosterona, digitálicos, marca-passos implantáveis especializados e outros dispositivos.

Em quadros com esse, a infusão medicinal pode ser utilizada nos quadros caso o paciente não obtenha resultados com a terapia convencional, ou que apresente efeitos adversos.

Hemofilia

A hemofilia é uma doença caracterizada como distúrbio genético marcado por defeitos do organismo ao produzir fatores de coagulação do sangue. O processo de cicatrização é complicado em casos como esse, e pode fazer com que o indivíduo sofra grandes perdas de sangue, mesmo em ferimentos leves e superficiais. Para evitar as hemorragias e estimular o processo de coagulação, o uso da infusão medicinal é essencial. 

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma enfermidade neurológica crônica que afeta o sistema nervoso central. As células que sofrem com essa doença tem seu papel invertido, passando a agredir seus sistema de defesa, situação que resulta em inflamações que afetam o sistema nervoso central. Dessa forma, a pessoa começa a desenvolver problemas na visão, sensibilidade do corpo, força muscular, na mobilidade, e outros.

A infusão medicinal como tratamento é eficiente para a doença, visto que ajuda a melhorar as manifestações da doença, com a administração das medicações de forma rápida e prática, eliminando a necessidade de internação e possibilitando que o paciente retorne para sua rotina no mesmo dia.

Artrite reumatoide

Outra doença autoimune crônica, contudo, que provoca inflamações nas articulações, a artrite reumatoide desenvolve no portador quadros de dor, inchaço e limitação de movimentos, principalmente em joelhos e pulsos. Mesmo que ainda não exista cura para essa condição, é possível que o paciente tenha uma vida livre de sintomas. 

Nesses casos, a infusão medicinal permite que a pessoa receba medicamentos imunobiológicos que atuam nas proteínas envolvidas no processo inflamatório e nas células do sistema imunológico.

Asma

A asma é uma doença crônica que afeta brônquios, e é caracterizada por crises em que ocorre forte contração dos músculos responsáveis pela abertura e fechamento dos brônquios. 

São inúmeros os eventos que podem desencadear uma crise, como a hereditariedade e condições alérgicas. Ainda que seja uma doença de longa duração, a asma apresenta períodos de piora e melhora.

O tratamento, baseado principalmente no uso de broncodilatadores e anti-inflamatórios, como a cortisona, pode ser realizado com a infusão medicinal, ajudando a reduzir o número de crises de asma e aumentando a qualidade de vida da pessoa.

Alergias

A alergia é uma reação exagerada de defesas do organismo contra agentes como ácaros, pólen ou pelos. O tratamento por infusão medicinal resolver doenças alérgicas como a rinite, conjuntivites alérgicas e anafilaxia por veneno de vespas, marimbondos, abelhas e formiga de fogo. 

Medicamentos utilizados nesta técnica

A cada ano, o número de doenças que podem ser tratadas por meio da infusão medicinal cresce significativamente. Isso acontece pelos avanços tecnológicos da medicina que proporcionam uma grande variedade de soluções que podem ser administradas de forma intravenosa para o tratamento de diversas condições, promovendo um tratamento mais humanitário ao paciente.

Pacientes que apresentam infecções crônicas, graves ou ainda que não responderam a antibióticos orais, podem apresentar grandes resultados positivos. Além disso, a técnica reduz o desconforto e a dor do paciente quando comparada a outras soluções.

A infusão medicinal leva praticidade, permitindo que pacientes recebam a terapia de forma segura e rápida, otimizando o tempo e minimizando danos associados à hospitalização.

Isso faz da infusão medicinal uma forma de tratamento cada vez mais importante e central para o combate de diferentes tipos de doenças. Entre os medicamentos que são comumente administrados por meio da infusão medicinal, estão substâncias como: 

  • Abatacepte (Orencia®): indicada para artrite reumatoide (AR) moderada a grave e artrite idiopática juvenil (AIJ);
  • Ácido Zoledrônico (Aclasta®, Blaztere® e Zometa): usado em metástases ósseas e prevenção da perda óssea decorrente do tratamento antineoplásico à base de hormônios em pacientes com câncer de próstata ou câncer de mama;
  • Adalimumabe (Humira®): para artrite reumatoide, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, doença de Crohn e psoríase;
  • Belimumabe (Benlysta®): para lúpus eritematoso sistêmico (LES) ativo;
  • Canaquinumabe (Ilaris®): para a Síndrome Periódica Associada ao Receptor do Fator de Necrose Tumoral (TRAPS) e a Síndrome da Hiperimunoglobulinemia D;
  • Certolizumabepegol (Cimzia®): indicado para doença de Crohn, artrite reumatoide, artrite psoriásica, espondiloartrite axial e espondilite anquilosante (EA).
  • Denosumabe (Prolia®, Xgeva®): para osteoporose pós-menopáusica, perda óssea em pacientes submetidos à ablação hormonal contra câncer e osteoporose masculina;
  • Ácido Zoledrônico (Densis®): também para osteoporose em mulheres na pós-menopausa e para estimular o aumento da densidade óssea;
  • Dupilumab (Dupixent®): para dermatite atópica.
  • Ferro injetável (Noripurum®, Ferinject®): para anemias ferropênicas graves.
  • Canaquinumabe (Ilaris®): HIDS, deficiência de mevalonato quinase (MKD) e febre familiar do mediterrâneo (FMF);
  • Ibandronato de Sódio (Bonviva®): indicado para o tratamento da osteoporose;
  • Infliximabe (Remicade®): para artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica, psoríase em placa, doença de Crohn e colite ou retocolite ulcerativa;
  • Mepolizumab (Nucala®): indicado para asma;
  • Omalizumabe (Xolair®): para asma e urticária crônica espontânea (UCE);
  • Rituximabe (MabThera®): para linfoma não Hodgkin, artrite reumatoide, leucemia linfoide crônica, granulomatose com poliangiite e poliangiite microscópica.

De forma natural, ao prescrever estes tratamentos o médico responsável também deve considerar as interações medicamentosas, condição que ocorre quando dois ou mais remédios são utilizados concomitantemente. 

Nessa situação, um medicamento pode causar alteração na intensidade do efeito de outro, criando uma combinação que pode ser nociva ao tratamento, gerando efeitos adversos.

Esse é um dos perigos da automedicação. Somente deve-se administrar medicamentos prescritos pelo médico após a avaliação do perfil, restrições, necessidades e tratamento mais adequado a cada pessoa.

No momento de aplicação da infusão medicinal, é fundamental contar com uma equipe médica qualificada, que siga a prescrição de acordo com o indicado, verificando os equipamentos antes do uso, acesso venoso e que entenda sobre a terapia a ser realizada. Com cuidados como estes, o tratamento terá bons resultados, oferecendo mais conforto e segurança ao paciente.

Quando procurar a infusão medicinal para tratamento

Como vimos acima, são diversas as situações que podem ser tratadas pela infusão medicinal, aumentando cada vez mais as alternativas para tratar as mais variadas doenças.Confira a seguir, as principais razões que podem levá-lo a buscar uma clínica especializada nesta técnica: 

  • se você ainda não encontrou diagnóstico correto para sua condição, na clínica você poderá receber diagnóstico e fazer o tratamento;
  • se o tratamento atual não está gerando o resultado esperado;
  • se você sofre com efeitos colaterais de medicamentos administrados via oral;
  • caso as manifestações de crises e sintomas de sua doença estejam piorando ou aumentando de frequência;
  • se você recebeu o diagnóstico de uma patologia que apresenta tratamento por meio de infusão de medicamentos;
  • se está em busca de um tratamento mais moderno, seguro e humanizado.

Profissionais que atuam na infusão medicinal

De forma geral, a equipe especializada em infusão medicinal é composta por profissionais de diferentes áreas, que complementam integralmente o atendimento realizado ao paciente. O time agrega profissionais da enfermagem, farmácia e medicina com o objetivo de poder proporcionar um tratamento mais completo e eficaz para os pacientes.

Um corpo médico capacitado é capaz de recomendar e administrar o método mais indicado para evitar reações e obter os melhores resultados. A Clínica Croce, por exemplo,trabalha com infusão medicinal, sendo uma das principais especialistas no país sobre o assunto. 

Com renomada equipe médica, composta por especialistas da USP e da UNIFESP, a Clínica Croce oferece o que há de melhor nas áreas de Alergologia e Imunologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica e Reumatologia, proporcionando atendimento humanizado e uma avaliação científica precisa e qualificada.

A Clínica Croce é referência sólida no segmento de infusão medicinal no Brasil. Na clínica, a administração é realizada em ambiente próprio para essa finalidade, climatizado, confortável e aconchegante, ajudando a tornar a experiência mais acolhedora e o menos desgastante ao paciente. 

Além disso, também existe a possibilidade de um familiar ou amigo acompanhar o paciente ao longo do processo de infusão medicinal, o que pode ser essencial para que o paciente sinta-se seguro e confiante. É importante saber também que o paciente contará com supervisão médica e de enfermagem, que seguirá todos os protocolos demandados para esse tipo de atendimento, antes durante e após a aplicação da infusão.

Agora que você sabe o que é infusão medicinal e como ela pode melhorar os tratamentos de diversas doenças, agende uma consulta e conheça os diferenciais da Clínica Croce. Estamos prontos para oferecer o melhor e tratamento para você ou sua família!