fbpx

Menopausa: como é possível avaliar seus sintomas?

A menopausa tem como característica a interrupção das menstruações. Em geral, quando os sintomas da menopausa são abordados, boa parte das mulheres encara-os como um problema de saúde. Isso porque, a chegada desse período provoca algumas mudanças na vida. Atualmente, é possível avaliar a qualidade de vida e os sintomas da menopausa por meio de uma calculadora. Continue conosco para conhecer mais informações sobre o assunto.

Afinal, o que é menopausa?

A menopausa corresponde a última menstruação da mulher (último ciclo menstrual). Geralmente, a menopausa ocorre entre os 45 e 55 anos. No entanto, pode acontecer antes, por isso, ganha o nome de menopausa precoce. Considera-se menopausa precoce quando a mulher entra nessa fase com 45 anos ou menos. Entre os fatores que podem causar o início precoce da menopausa podem estar problemas de fertilidade e dificuldades para engravidar que ocorreram ainda na idade fértil.

O que é climatério?

O climatério é um termo caracterizado de forma equivocada pelo termo menopausa. No entanto, o climatério corresponde à fase de transição do período reprodutivo (fértil) para o período não reprodutivo na vida da mulher. O climatério é o nome dado ao período de transição em que a mulher passa do ciclo menstrual, ou fase reprodutiva, para a pós-menopausa, ou fase de não-reprodutiva. Assim, a menopausa é uma fase que acontece durante o climatério, quando ocorre a diminuição das funções ovarianas. 

Nesse período ocorrem algumas irregularidades menstruais, hemorragias e menstruações mais ou menos frequentes. Além disso, outros sinais e sintomas frequentes são as ondas de calor ou fogachos, alterações do sono, mudanças na libido, alterações no humor, e atrofia, ou enfraquecimento dos órgãos genitais. Apesar das dificuldades, o climatério é um importante e inevitável período na vida de toda mulher, e deve ser visto como um processo natural até a menopausa.

Como são os sintomas?

A produção de estrogênio e progesterona, hormônios que controlam a ovulação, diminui significativamente no corpo da mulher durante o climatério. Assim, uma série de manifestações temporárias ocorrem no organismo devido a falta desses hormônios. Entre eles, estão:

  • fogachos (ondas de calor);
  • dificuldades de raciocínio;
  • dor nas relações sexuais;
  • mudanças de humor;
  • quadro depressivo;
  • perda da libido;
  • secura vaginal;
  • desânimo;
  • insônia.

As ondas de calor ocorrem devido a falta do hormônio estrogênio no organismo, afetando o funcionamento dos receptores desse hormônio no cérebro. Isso inclui também o centro de controle de temperatura. Além disso, a falta de estrogênio e progesterona pode resultar em déficits de nutrientes importantes. Entre eles, a vitamina D, proteína e cálcio, aumentando assim o risco para osteoporose e doenças cardiovasculares.

Como descobrir se estou na menopausa?

Para a confirmação da menopausa é necessário buscar um especialista. Afinal, o período é constatado quando a mulher está há um ano consecutivo sem menstruar. Entretanto, deve-se procurar um ginecologista ao perceber os sintomas da menopausa, para realizar uma avaliação clínica e exames laboratoriais. 

O que é a calculadora de menopausa?

A Calculadora de Escala de Avaliação da Menopausa é uma ferramenta de aplicação rápida e direta. Com específica validade de dados, o instrumento é considerado pelos especialistas de grande valor para avaliar os sintomas mais prevalentes nessa fase da vida da mulher. A calculadora classifica a qualidade de vida e os sintomas do climatério por meio de 11 questões distribuídas em 3 subescalas:

  • sintomas somato-vegetativos: falta de ar, suores, calores, mal-estar do coração, problemas de sono, problemas musculares e em articulações;
  • sintomas psicológicos: estado de ânimo depressivo, irritabilidade, ansiedade, esgotamento físico e mental;
  • sintomas urogenitais: problemas sexuais, problemas de bexiga e ressecamento vaginal.

Desse modo, por meio da pontuação na Escala de Avaliação da Menopausa, o médico pode determinar o impacto da menopausa na qualidade de vida da mulher. Consequentemente, é possível planejar o tratamento adequado de forma individualizada, reestabelecendo o bem-estar e saúde.

Como posso tratar a menopausa?

Após avaliar por meio da calculadora de menopausa a qualidade de vida e os sintomas do climatério, a mulher pode ter a conduta correta para tratá-los. Dessa maneira, a transição por esse período pode ser menos estressante. As terapias empregadas podem ser medicamentosas e não-medicamentosas. 

Terapia hormonal 

A terapia hormonal consiste na reposição do hormônio estrogênio, sendo uma das mais eficientes formas de aliviar ondas de calor e suores noturnos. Do mesmo modo, contribui prevenindo a perda de massa óssea. A terapia pode ser feita por meio de pílulas, adesivos, creme ou gel, somente por meio de prescrição médica.

Antidepressivos

Os antidepressivos são medicamentos que podem ser necessários durante a menopausa. São indicados para reduzir a presença de fogachos, trazendo conforto. Este tratamento ocorre em mulheres que, por algum motivo, não podem realizar a terapia hormonal.

Lubrificantes

Para mulheres que apresentam secura vaginal durante o período, a utilização de lubrificantes contribui para o alívio do desconforto durante as relações sexuais. Dessa forma, ao manter a vida sexual ativa, a mulher tem uma melhora do fluxo sanguíneo na região da vagina. 

Dieta saudável

Com o aumento dos riscos de doenças cardiovasculares e osteoporose, é importante manter uma alimentação saudável. Assim, a mulher deve adotar uma dieta que seja rica em fibras, cálcio, vegetais e frutas, além de pobre em gordura e carnes vermelhas, evitando também o tabagismo e abuso de bebidas alcoólicas. 

Exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos ajuda na prevenção do ganho de peso durante a menopausa, melhora a qualidade do sono, o humor e ajuda na densidade óssea, evitando fraturas. O indicado é a realização de atividades por, pelo menos, 30 minutos diários, sempre com acompanhamento profissional.

A menopausa é um período natural da vida da mulher. Com o auxílio de ferramentas como a calculadora de menopausa, é possível identificar sintomas e avaliar a qualidade de vida, proporcionando o tratamento adequado. No entanto, para que isso aconteça, é fundamental realizar acompanhamento médico, adotando medidas que facilitam a transição e previnem complicações.

Este post foi útil? Avalie agora sua qualidade de vida com a Calculadora de Escala de Avaliação da Menopausa na Clínica Croce!