fbpx

06 de abril: Dia da Atividade Física

No último sábado, dia 6 de abril, celebrou-se o Dia Mundial da Atividade Física. A prática de exercícios é essencial para o desenvolvimento humano e para a saúde. Quanto mais cedo esse hábito iniciar, mais benefícios estarão presentes durante a vida. A atividade física é incentivada por datas como essa para melhorar o sistema cardiovascular, ósseo, muscular e endócrino. Para entender melhor os benefícios dessa prática e por quê você deve incluí-la em sua rotina, continue a leitura!

Qual é a importância da atividade física?

A atividade física é uma prática que mantêm o corpo em movimento e permite trabalhar diferentes aspectos como flexibilidade, equilíbrio, força e resistência. Existem várias modalidades com diferentes exercícios que podem ser incorporadas à rotina diária. Entre eles, os mais comuns são caminhadas, musculação, ciclismo, natação, pilates e muitos outros que podem contribuir com o bem-estar físico e mental. Afinal, as atividades permitem:

  • liberar hormônios para promover a sensação de bem-estar;
  • diminuir o índice de gordura no corpo e no sangue;
  • prevenir o sedentarismo e doenças crônicas;
  • fortalecer o sistema cardiovascular;
  • melhorar a qualidade do sono;
  • aumentar a massa muscular.

Quais hormônios a atividade física libera?

Conhecer os hormônios liberados durante a atividade física ajuda a compreender a importância da prática na vida cotidiana. Isso possibilita entender o papel dessas substâncias no bem-estar e na saúde. Para isso, veja a seguir quais os principais hormônios liberados durante a atividade física e como eles auxiliam no funcionamento adequado do corpo.

Endorfina

Quando se trata do exercício físico, a endorfina costuma ser o hormônio mais lembrado. Isso ocorre porque essa substância é produzida pelo corpo durante movimentos, especialmente em atividades aeróbicas. Entre seus efeitos mais conhecidos está a sensação de recompensa, ajudando na motivação para estabelecer uma rotina ativa, que inclua exercícios físicos.

Além disso, a endorfina auxilia na analgesia, aliviando dores e impactos do estresse. Portanto, o hormônio reduz sintomas de ansiedade, agitação e irritabilidade. Consequentemente, sua produção melhora a qualidade do sono, aumenta a disposição, fortalece o sistema imune e ajuda o emagrecimento.

Serotonina

A serotonina é comumente conhecida como o hormônio da felicidade, além de ser também um dos neurotransmissores mais populares. O hormônio tem como principal função regular as emoções, o que acaba afetando diversas funções cognitivas, como memória, atenção e flexibilidade mental.

A prática regular de exercícios contribui para a liberação da serotonina no sangue, pois aumenta a produção endógena do seu precursor, o triptofano. Esse é um dos motivos pelos quais uma vida ativa traz benefícios para a saúde mental. Além disso, a serotonina pode ajudar a controlar o ritmo cardíaco e reduzir a predisposição para a hipertensão arterial, doença arterial coronariana e outras patologias cardiovasculares.

Dopamina

A dopamina é um neurotransmissor associado ao sistema de recompensa, influenciando a motivação, atenção, determinação e prazer durante a prática de atividades físicas, especialmente no início do exercício. Sua liberação por meio do exercício regular também pode contribuir com a hipertrofia, saúde intestinal, memória e controle motor. Além disso, a produção de dopamina estimulada pela atividade física ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, especialmente nas células do sistema nervoso.

Adrenalina

A adrenalina é um hormônio conhecido por ter sua produção aumentada diante de situações de estresse e medo. Contudo, ao realizar exercícios, o hormônio também pode ser liberado em níveis normais. Assim, alguns efeitos presentes são o aumento da pressão arterial, queima de calorias, aceleração em batimentos cardíacos, irrigação da musculatura periférica, sensação de alerta, aumento de energia. Entre seus principais benefícios está o aumento da imunidade.

Irisina

A irisina é outros dos principais hormônios que o organismo libera durante a atividade física. A substância é liberada especialmente pelos músculos, fornecendo benefícios significativos para a saúde. Além de propriedades anti-inflamatórias, a irisina atua no tecido adiposo, auxiliando no gasto energético por meio dos lipídios e contribuindo para o processo de emagrecimento.

Cortisol

Conhecido como hormônio do estresse, apesar de ser liberado durante atividades físicas, a substância não está ligada somente a situações estressantes. O cortisol tem um papel protetor no corpo, aumentando a ação anti-inflamatória, a energia e a atuação de outros hormônios, como dopamina e adrenalina. Além disso, auxilia na regulação dos níveis de glicemia e na redução da fadiga pós-exercício.

Dicas para introduzir a atividade física em sua rotina

A prática de atividade física proporciona inúmeros benefícios para a saúde, como aumento de massa magra, coordenação motora, redução da ansiedade, estresse e sintomas depressivos, melhora a qualidade de vida, previne e reduz o risco para doenças, entre outros. Por isso, introduzir essas atividades à rotina é fundamental. Para ajudá-lo, trouxemos algumas dicas para inserir os exercícios no seu dia a dia. Confira.

Consulte um médico

O acompanhamento um profissional antes mesmo de iniciar as atividades físicas é indispensável. Assim, é possível realizar exames e avaliar a saúde, evitando lesões e outros problemas. Após a liberação médica, busque também um profissional adequado para realizar as atividades com segurança e qualidade.

Faça pequenas mudanças na rotina

Muitas vezes podemos colocar a atividade em prática com pequenas mudanças na rotina. Ao invés de passar longos períodos sentado ou deitado, vendo televisão ou no celular, escolha caminhar com o cachorro, ou mesmo mexer nas plantas do quintal. Além disso, outras formas de introduzir a prática de atividades no dia a dia é preferindo a escada ao invés do elevador e evitar o carro quando seu destino fica a uma distância pequena.

Busque companhia para as atividades

Ao praticar uma atividade física com amigos familiares ou colegas, a sensação de prazer é ainda maior. Por isso, busque companhia para realizar suas atividades. Outra dica é procurar um esporte coletivo, ou mesmo uma atividade em grupos ou duplas. Isso pode variar desde a equipes de ciclismo e times de vôlei até duplas de dança.

Frequente ambientes e iniciativas para a prática de atividade física

Por fim, para introduzir a atividade, introduza como parte de sua rotina frequentar locais que ofereçam aulas e espaços adequados para exercícios, como praças, parques, quadras e até mesmo clubes. Assim, você poderá encontrar outras pessoas com os mesmos interesses.

Agora você já conhece a importância da atividade física para a liberação de hormônios fundamentais para o funcionamento adequado do organismo. Por isso, tome a iniciativa e comece agora mesmo a praticar um exercício para ter esses benefícios físicos e mentais, mesmo que seja por apenas alguns minutos por semana. O importante é começar.

Quer saber mais? Então, veja também quando procurar um médico endocrinologista!