Osteoporose: as dificuldades do diagnóstico e do manejo

Para difundir mais o tema da Osteoporose para profissionais da área de Saúde que querem trabalhar com essa população e/ou aprimorar seus conhecimentos neste tema, no dia 08/dez, às 19h30, será realizado o WEBINAR “Cuide dos Ossos do Seu Paciente!”, totalmente GRATUITO.

Na ocasião, três profissionais de diferentes áreas (Medicina, Educação Física e Fisioterapia) discutirão as dificuldades de se diagnosticar e lidar com pacientes com osteoporose sob o ponto de vista da endocrinologista Dra. Marise Lazaretti Castro, do educador físico Rodrigo Nolasco e da fisioterapeuta Dra. Mônica Longo.

O webinar tem como público-alvo: Fisioterapeutas, Profissionais da Educação Física, Personal Trainers, Terapeutas Ocupacionais, Fisiatras, Médicos do Esporte, Endocrinologistas, Geriatras, Ortopedistas, Enfermeiros e Profissionais da Saúde em geral.

Dados sobre a Osteoporose

A Osteoporose é uma doença que atinge milhões de pessoas no Brasil e no mundo e que se agrava com o envelhecimento, causando dor e sofrimento do paciente e de seus cuidadores, com impactos elevados nos custos financeiros e sociais.

Provocando aumento da perda de massa óssea, pela diminuição da formação e absorção de minerais e de cálcio, a osteoporose se agrava com o envelhecimento e dados apontam que cerca de 33% das mulheres e 15% dos homens com mais de 65 anos terão a doença.

As fraturas causadas pela osteoporose antecipam a morte, além de causarem dor e levarem à dependência física. Mas tratamentos bastante eficientes podem evitar o agravamento da doença.

Os princípios básicos para prevenção da osteoporose estão no tripé: (1) a prática constante de atividades físicas, (2) o consumo adequado de nutrientes como cálcio e proteínas ao longo da vida e (3) a manutenção de níveis adequados de Vitamina D, obtida pela exposição solar.

As inscrições para o webinar “Cuide dos Ossos do Seu Paciente!” podem ser realizadas no link abaixo. Clique no link e confira.