fbpx

UAS7: conheça o teste que auxilia na avaliação da gravidade da urticária

A urticária é uma irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas responsáveis por inchaço e coceira nas áreas afetadas. Essa condição pode ocorrer em qualquer região do corpo, com diferentes formatos. As lesões ainda podem ser isoladas ou formar conjuntos de placas avermelhadas. Um dos grandes problemas do tratamento da urticária é a dificuldade para classificá-la. Por isso, ferramentas como o UAS7 são fundamentais. Continue a leitura para saber mais sobre essa irritação e o Escore de Atividade de Urticária (UAS7).

O que é urticária e quais seus sintomas?

A urticária é uma irritação que provoca lesões parecidas com as causadas pelo contato com a urtiga, daí sua nomenclatura. As lesões são acompanhadas de coceiras intensas. Desse modo, quando não tratada adequadamente, acaba prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida e do indivíduo. Com diferentes causas e níveis de intensidade, podemos afirmar que a urticária pode manifestar-se a partir do consumo de um alimento responsável pela reação adversa, contato com temperaturas baixas, ou mesmo ocorrer sem causa detectada. 

A coceira, também chamada de prurido, é o sintoma mais comum. Contudo, as lesões também provocam sensação de ardor ou queimação. Por sua intensidade, a coceira atrapalha o dia a dia do paciente e prejudica seus estudos, trabalho e mesmo sono. Os sintomas manifestam-se a qualquer momento e, conforme o grau da urticária, podem durar horas, dias ou meses. 

Além da coceira, o inchaço pode se manifestar de forma  intensa ou localizada, atingindo normalmente pálpebras, lábios, língua e garganta. Complicações graves podem estar presentes, como a anafilaxia. Da mesma forma, episódios de náusea, vômito, hipotensão e edema de glote seguido de dificuldade para respirar.

Tipos de urticária

Muitas vezes confunde-se a urticária com simples reações alérgicas. Isso retarda seu diagnóstico e tratamento. É importante esclarecer que nem sempre a irritação é causada por motivação alérgica. Muitas crises são desencadeadas por agentes não alérgicos. Conheça os tipos de urticária.

Urticária aguda

A urticária é considerada aguda em casos onde os sintomas desaparecem em menos de seis semanas. Esse é o tipo mais fácil de se obter um diagnostico e geralmente causado por alimentos ou medicamentos. Caracteriza-se por um único episódio que não deixa marcas. No entanto, pode ressurgir em outras regiões do corpo. Do mesmo modo, pode ser estimulado por doenças sistêmicas.

Urticária crônica

Já a urticária crônica caracteriza-se por persistir por mais de seis semanas e permanecer ativa por meses ou anos. Os sintomas impactam diretamente a qualidade de vida do indivíduo. Atualmente, divide-se em 2 subgrupos:

  • urticária crônica induzida: quando os sinais ocorrem devido a um agente externo, como frio, calor, pressão de roupas justas, vibrações, sol, água, exercícios físicos, entre outros;
  •  urticária crônica espontânea/idiopática: quando não identifica-se o fator desencadeante.

Angioedema

A classificação da urticária como angioedema envolve inchaço, especialmente sob a pele. Além disso, pode afetar o rosto, lábios, garganta, língua e vias respiratórias. Nesse caso, o indivíduo pode correr risco de vida. 

O que leva uma pessoa a ter urticária?

As crises alérgicas desencadeiam-se normalmente por alimentos como ovos, peixes, frutos do mar, nozes, aditivos alimentares, medicamentos ou picadas de insetos. Ainda que em pequena quantidade, a ingestão desses alimentos ou contato com o agente causador, resulta em reações alérgicas.

O que é bom para aliviar a urticária?

A urticária pode ter alívio momentaneamente. Para isso, indica-se o uso de compressas de água fria, banho morno ou frio, e afrouxamento de roupas que estejam apertadas. Além disso, o uso de tecidos mais confortáveis e de algodão. Entretanto, trata-se a irritação por meio do medicamentos anti-histamínicos, aliviando os sintomas e melhorando o bem-estar do indivíduo.

Já a crônica exige acompanhamento contínuo e uso de outros medicamentos, como infusões medicinais. Seja para a urticária aguda ou crônica, a terapia medicamentosa deve ocorrer somente após diagnóstico e orientação médica.

Quando procurar o médico?

A busca por atendimento médico deve acontecer assim que o indivíduo perceber a presença de qualquer lesão, mancha, coceira, dor ou desconforto na pele. Considerando que em alguns casos a urticária pode evoluir com sintomas graves, é essencial procurar ajuda médica rapidamente.

Ao consultar um alergologista, o paciente realiza uma avaliação completa, incluindo exame físico, testes para alergia, exames de sangue, cutâneos e de contato. Todo esse cuidado é fundamental para o diagnóstico adequado e elaboração da conduta correta para o tratamento.

Como é o tratamento?

O tratamento da urticária aguda envolve o afastamento das causas. Isso pode relacionar a mudança na alimentação, vestuário, e outras formas de impedir o contato com o agente causador. Por sua vez, a urticária crônica não conta com tratamento definitivo. Desse modo, o paciente deve realizar acompanhamento médico contínuo para diminuir a gravidade da irritação e manter as crises controladas. O tratamento tradicional inclui anti-histamínico não sedativo para melhorar o quadro, assim como medicamentos biológicos ou infusões medicamentosas. Esses fármacos representam uma inovação expressiva para terapias que até pouco tempo não apresentavam respostas positivas.

O que é o UAS7 e como o teste auxilia na avaliação da gravidade da urticária?

A UAS7 é uma ferramenta para avaliar a gravidade da urticária. Usa-se esse Escore de Atividade da Urticária para que  os médicos tenham melhor percepção de como se comportam  as crises da irritação. Assim, o UAS7 também serve para verificar se o tratamento estabelecido está apresentando o resultado esperado. Isso porque, o escore analisa a quantidade de lesões e o prurido de um dia. Utiliza-se a ferramenta considerando 7 dias seguidos de acompanhamento do paciente.

Como calcular o UAS7?

Para calcular o UAS7, o paciente anota diariamente, por 7 dias, como estão suas coceiras e lesões na pele. Dessa forma, em um dia, o indivíduo pode indicar seu escore entre 0 a 6. Você pode fazer o cálculo facilmente com a calculadora UAS7 da Clínica Croce. Basta preencher a tabela sempre no mesmo horário durante o período de avaliação. Assim, o médico poderá avaliar precisamente a evolução do quadro de urticária ou do tratamento.

Você conferiu neste conteúdo os tipos de urticária, sintomas, e a importância do UAS7, teste que contribui na avaliação da gravidade da irritação. Lembre-se que, ao observar manifestações parecidas, é necessário buscar atendimento médico sem demora.

Quer conferir mais informações como estas? Veja também quais são os remédios para urticária crônica espontânea!