fbpx

Vacinação para gripe: entenda como funciona e a sua importância

vacinacao-para-gripe

A vacinação para gripe é a principal estratégia para evitar complicações dessa doença que ainda causa a morte de muitos brasileiros, especialmente pessoas em grupo de risco, como imunossuprimidos, indivíduos com doenças crônicas e idosos. 

Na leitura de hoje, você vai entender melhor como funciona a vacinação para gripe, a importância de recebê-la todos os anos e como fazer isso. Confira!

O que é uma vacina?

As vacinas são substâncias biológicas desenvolvidas para nos proteger contra doenças, atuando na ativação do sistema imunológico para ensinar o nosso organismo a reconhecer e combater vírus e bactérias em possíveis casos infecciosos. 

Atualmente, conhecemos diversas enfermidades que podem ser prevenidas por meio destes agentes imunizantes, como a gripe, o sarampo, a caxumba e até mesmo a Covid-19. 

Ao ser aplicado no corpo a vacina da gripe e contra outras doenças tem como o objetivo estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos necessários para evitar o desenvolvimento de tais doenças, caso o indivíduo tenha contato completo com os vírus ou com as bactérias causadoras.

Para que serve a vacina da gripe?

A vacinação para a gripe protege contra diferentes tipos do vírus Influenza, responsável pelo desenvolvimento da gripe. No entanto, como o vírus sofre diversas mutações ao longo do tempo, a vacina deve ser refeita todos os anos para proteger contra diferentes formas da doença.

A vacina é desenvolvida na versão trivalente e quadrivalente. A quadrivalente, normalmente encontrada em clínicas e consultórios particulares, apresenta 2 subtipos do vírus Influenza (H1N1 e H3N2) e 2 subtipos do vírus circulantes no ano anterior.

Por que é importante se vacinar?

A vacina é uma forma de resguardar sua saúde e a saúde da população contra doenças que podem ter impacto no sistema imunológico, sendo uma maneira eficaz de blindagem para o organismo contra agentes infecciosos.

Durante o período de pandemia, como o que vivemos com a Covid-19, a campanha de conscientização da vacinação para gripe é uma forma de diminuir a incidência de casos da doença, e com isto minimizar fatores de confusão para o diagnóstico adequado da infecção pelo coronavírus ( SARS COV-2). A vacinação é fundamental para o controle de doenças graves, sendo considerada um direito fundamental social, previsto na Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, e também Estatuto do Idoso

Contudo, muitas pessoas ainda são resistentes em relação à vacinação, por falta de conhecimento ou informações distorcidas a respeito dessa prática. Desta forma, algumas estratégias são utilizadas para que as pessoas conheçam a importância e benefícios de receber a imunização.

A vacinação para a gripe é uma das mais seguras e eficientes em relação à prevenção, com estudos que demonstram a redução entre 32% e 45% na necessidade de hospitalização por casos de pneumonias, e 39% a 75% da mortalidade por complicações dessa doença.

Pela importância da vacinação para gripe, sua campanha foi antecipada de modo a diminuir as incidências de infectados por Influenza. Consequentemente, minimizando o número de pessoas em prontos-socorros, a transmissão, e melhorando as chances de diagnóstico preciso para a Covid-19.

Gripe e infecção por H1N1 são diferentes? 

É importante compreender melhor o que é a gripe comum e a gripe H1N1. A gripe comum é causada pelo vírus Influenza que pode ter diferentes variações devido sua rápida mutação. 

Caracterizada por sintomas como calafrios, febre de 39°C, dores de cabeça, tosse e dores musculares, com duração de uma ou duas semanas. O tratamento para a gripe comum envolve medicações para o alívio dos sintomas, ingestão de líquidos e desobstrução das vias aéreas. 

Já a gripe H1N1 é causada pelo vírus Influenza A H1N1, e seus sintomas são similares aos da gripe comum, contudo, com maior intensidade. Ou seja, ela apresenta febre alta, calafrios intensos, dores musculares, tosse seca e contínua com alta chance de causar complicações respiratórias. Sua duração é de uma a duas semanas, e o tratamento é realizado com medicamentos para alívio dos sintomas e, em casos de complicações, antivirais podem ser utilizados. 

Na rede pública, a vacina para gripe é a trivalente, que possui 2 tipos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e um vírus para Influenza B. Já a vacina quadrivalente, encontrada na rede privada, possui 2 tipos do vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e dois subtipos da Influenza B.

A vacina da gripe serve para H1N1 e Covid-19?

Como vimos, a vacinação para gripe é aplicada para proteger contra diferentes grupos de vírus da doença, incluindo o H1N1. No entanto, nenhuma delas, seja a trivalente ou a tetravalente, é responsável pela imunização contra nenhum dos tipos de vírus do coronavírus, incluindo o causador da Covid-19. Por este motivo, é preciso realizar a imunização contra as duas doenças.

Com quantos anos é possível participar da vacinação para gripe?

A idade para participar da vacinação para gripe é de bebês acima de 6 meses até a terceira idade. Para a possibilidade da imunização das pessoas que não estão no grupo prioritário da campanha pública, a vacina para gripe quadrivalente pode ser encontrada em clínicas e consultórios particulares 

Para quem é a vacinação para gripe?

Segundo o Calendário de Vacinação contra a Gripe em 2022, a vacina é para todos e a campanha deve ser dividida em 3 fases e, como a imunização contra a Covid-19 está em andamento, pode estender a campanha até agosto nas redes públicas.

Nas redes privadas, a vacina está disponível por períodos maiores. Por isso, é mais fácil adquirir a vacina para gripe em clínicas, visto que não é preciso esperar as 3 fases de imunização, que envolvem:

  • Primeira fase: idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde;
  • Segunda fase: portadores de doença crônica não transmissível, pessoas com condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, jovens e adolescentes entre 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, caminhoneiros e trabalhadores de transportes públicos, privados de liberdade e povos indígenas;
  • Terceira fase: crianças entre 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, professores e pessoas entre 55 a 59 anos.

Para evitar aglomerações e a espera para a imunização, a vacinação para gripe pode ser feita em clínicas de vacinação durante todo o ano, permitindo que a pessoa seja vacinada sem a necessidade da espera dos grupos prioritários.

O que precisa para tomar a vacina da gripe?

Para participar da vacinação para gripe, basta comparecer até o posto de saúde ou clínica de vacinação com um documento com foto e a carteirinha. 

Quais vírus a vacina da gripe combate?

Em 2022, a vacina trivalente tem duas cepas de influenza A, a H1N1 e H3N2, e uma linhagem de influenza B, chamada Victoria. Já a opção tetravalente tem uma linhagem adicional da influenza tipo B: a Yamagata.

As vacinas disponibilizadas no sistema público são compradas no Instituto Butantan e, desse modo, são trivalentes. A opção tetravalente, responsável por imunizar também contra a linhagem Yamagata da influenza tipo B é adquirida em clínicas de vacinação.

A vacina pode me deixar doente?

Muitos acreditam que a vacina para gripe pode causar a doença. Contudo, isso está relacionado ao tempo de ação do imunizante dentro do organismo da pessoa. Enquanto a vacina ainda não tiver efeito, devido ao tempo para produção de anticorpos é possível que a pessoa seja contaminada pelo vírus durante esse período. Afinal, as vacinas para a gripe disponíveis no Brasil são inativadas, ou seja, de vírus inativado, e não tem capacidade para desenvolver a doença no organismo.

Quanto tempo demora para a vacina da gripe fazer efeito?

Após a vacinação para gripe, o corpo leva entre 2 a 3 semanas para produzir uma dose segura de anticorpos contra o vírus e ter o efeito esperado de imunização. Além disso, ao obter a vacina a pessoa estará protegida por, pelo menos, um ano. 

Depois desse período recomenda-se nova aplicação. Afinal, os subtipos do vírus da gripe estão em constante mutação, exigindo adequações na formulação da vacina. Da mesma forma, as variantes do agente infeccioso circulam com diferente intensidade de tempos em tempos. Por este motivo as campanhas são anuais.

Clínica Croce de vacinação

A vacinação é um assunto sério que não deve ser tratado com negligência. Esse recurso é fundamental para garantir, em todas as fases da vida, a imunização contra uma série de doenças, nos ajudando a ter mais saúde e bem-estar.

Compreendendo a importância da vacinação para gripe, a Clínica Croce oferece um calendário completo de vacinação que contempla as principais imunizações para proteger você e sua família contra diversas doenças. Afinal, a prevenção é sempre a melhor estratégia para cuidar da saúde.

Em nossa clínica, você encontrará um ambiente acolhedor e seguro para se imunizar. São mais de 40 anos de experiência que garantiram que a Croce se tornasse referência no segmento. 

Ainda, para instituições como escolas e condomínios, a clínica disponibiliza o serviço in loco, por meio da visita de profissional para sanar dúvidas, conferir carteirinhas e organizar uma campanha de vacinação no local em data e horário mais conveniente para os pacientes.

Segurança e facilidade na vacinação a domicílio

O distanciamento social e a situação da pandemia no Brasil, são fatores que têm gerado grande impacto na queda da cobertura vacinal no país. Muitas famílias estão com receio de irem aos locais de vacinação. 

Essa redução pela procura pelas vacinas é preocupante e vem sendo percebida pelo Ministério da Saúde que alerta para a importância da vacinação mesmo durante a pandemia. 

O país não alcançou a meta para nenhuma das dez vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunizações para crianças de até 1 ano esse ano, dado que preocupa os profissionais da saúde.

Segundo a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, a pandemia de Covid-19 reduziu ainda mais as coberturas vacinais, que já estavam baixas, em todo o país. Enquanto a Covid-19 avança, outras doenças continuam ativas e não podem ser esquecidas.

Se manter imunizado é uma questão de proteção social. Tanto é que, nesse sentido, é concentrada a oferta de vacinas em um curto espaço de tempo, ainda na infância, para facilitar a imunização da maior parte de pessoas em simultâneo, otimizando também o tempo dos pais ao levarem seus filhos para fazer vacinas. 

Todas essas pessoas devem procurar uma forma de receber as doses da vacina de forma segura e independentemente da faixa etária é fundamental ficar atento para quais vacinas você deve tomar. 

Com a impossibilidade ou dificuldade de sair de casa para preservar a própria segurança, são grandes as chances das pessoas não cumprirem o calendário de vacinação como se deve, um fato que já é percebido pelo Ministério da Saúde como mencionamos nas informações acima. 

Contudo, a Clínica Croce disponibiliza o serviço de aplicação de vacinas à domicílio, realizado já há algum tempo antes mesmo do início da pandemia. Pensando no conforto, praticidade, e agora mais do que nunca na proteção do próximo, a clínica leva o serviço de vacinação até casas, apartamentos, condomínios, escolas, e empresas.

Uma enfermeira é responsável por realizar no local em que a vacina foi solicitada uma avaliação das carteiras de vacinação, tirando dúvidas e ajudando na identificação das vacinas que eventualmente possam estar em falta segundo o calendário. E claro, com todas as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. 

A Clínica então organiza uma campanha de vacinação que poderá ser realizada conforme as datas e horários mais convenientes para os solicitantes. Essa alternativa é fundamental para que populações que convivam em grupo não tenham sua saúde prejudicada pelo isolamento social, evitando doenças potencialmente graves como meningites bacterianas, caxumba, herpes zóster, gripe H1N1, hepatites e outras, por meio da aplicação de vacinas à domicílio.

Mesmo com a pandemia em andamento, as outras doenças precisam ser prevenidas e devidamente controladas. A vacinação à domicílio da Clínica Croce não é apenas um delivery de vacinas.

Este é um serviço completo onde levamos a vacina até você, na sua casa e/ou onde você estiver, realizamos a aplicação e damos todas as orientações e cuidados necessários, da mesma forma como se o processo fosse feito em nossas instalações, mas no conforto da sua casa ou local de sua escolha. 

Você pôde entender melhor na leitura de hoje como funciona a vacinação para gripe e a importância de receber esse imunizante. Caso deseje receber a opção tetravalente, que protege com um número maior de vírus, busque uma clínica de vacinação especializada.

Já tomou sua vacina da gripe? Se ainda não, faça isso de forma rápida e prática, aqui na Clínica Croce!