fbpx

Vacinas para idosos: tenha a carteira de vacinação em dia

vacinas para idosos

O processo de envelhecimento natural acaba tornando nosso organismo mais suscetível às infecções. Por esse motivo, manter as vacinas para idosos em dia é fundamental para que este grupo esteja protegido contra vírus e bactérias que podem ser letais na terceira idade. 

Durante o período de pandemia, observou-se uma baixa adesão na vacinação de toda população, desde as crianças até os idosos. Considerando que a prevenção é a melhor forma de garantir um envelhecimento com qualidade de vida, no post de hoje vamos mostrar a importância das vacinas para idosos, além de apresentar uma importante solução para manter a vacinação em dia sem sair de casa!

O que são vacinas?

De forma geral, pode-se dizer que as vacinas são recursos biológicos feitos à base de agentes similares aos microrganismos causadores das doenças, de toxinas e de componentes desses, ou mesmo pelo próprio agente agressor. 

As vacinas são elaboradas de modo a prevenir determinados problemas de nosso sistema imunológico. Dessa forma, quando são introduzidas em nosso organismo, elas atuam no combate a vírus e bactérias, e também na proteção contra eventuais casos infecciosos.

Com isso, a vacina estimula o organismo a produzir anticorpos que sejam necessários para evitar a ocorrência de um grande número de patologias – como sarampo, caxumba, febre-amarela, dengue, entre tantas outras.

Ou seja, as vacinas “ensinam” o sistema imunológico a combater doenças caso aconteça o contato com os vírus ou com as bactérias causadoras dessas enfermidades.

A partir desse entendimento, conseguiu-se conter um grande rol de patologias que, até então, eram recorrentes no mundo, a partir da iniciativa de promover a vacinação massiva da população.

Além de garantir o crescimento e desenvolvimento das crianças, é preciso entender também a importância das vacinas para adultos. Indicada desde o momento do nascimento, as vacinas são fundamentais para garantir a saúde durante toda a vida.

Isso porque, ao nascer, as imunizações realizadas previnem contra formas graves de doenças que podem ser mais comuns na idade adulta, como a tuberculose e a hepatite B. Ao longo dos primeiros anos de vida da criança, as vacinas garantem um crescimento saudável e livre de infecções, permitindo chegar à idade adulta sem problemas de saúde. Somente assim manteremos a expectativa de vida alta no país.

Por que é importante manter as vacinas em dia?

Para garantir a imunização completa do organismo, é importante que a carteira de vacinas esteja sempre atualizada. Contudo, essa é uma tarefa que pode ser complexa para algumas pessoas.

A maioria das pessoas se preocupa com a vacinação no início da vida, pois do nascimento até os primeiros cinco anos o sistema imunológico está começando a desenvolver sua proteção, e as doenças infecciosas se tornam mais perigosas.

Nos primeiros anos são aplicadas doses da imunização primária. Ou seja, são realizadas vacinas que vão apresentar os vírus e bactérias ao sistema imune. A partir daí serão desenvolvidos anticorpos que permanecerão na memória imunológica.

Ao ser acionada, essa memória imunológica será responsável por provocar uma nova produção de anticorpos para combater aquela infecção. No entanto, com o passar dos anos, é muito comum que essa preocupação com a imunização seja deixada de lado. 

Como a maioria das campanhas de conscientização são voltadas para a imunização em crianças e idosos, muitas pessoas não sabem que adolescentes e adultos precisam de novas vacinas, assim como as doses de reforço de vacinas.

Também é comum que o reforço seja confundido com vacinas de múltiplas doses. Entretanto, cada imunização tem um efeito diferente, por isso, algumas vacinas precisam de mais doses para estabelecer a quantidade ideal de anticorpos no organismo.

Enquanto alguns imunizantes precisam de doses de reforço apenas alguns meses após a aplicação da dose primária, outras podem ser necessárias somente depois de alguns anos, como a tríplice bacteriana, que exige reforço a cada 10 anos.

Por isso, é importante entender que a imunização que garante a prevenção de doenças só é efetiva com o reforço de vacinas. Sem essa dose, não é possível assegurar que o sistema imune produz anticorpos suficientes para gerar proteção contra o microorganismo causador da doença.

O risco de não manter as vacinas em dia

O fato de as doenças terem desaparecido fez com que muita gente pensasse que a vacina se tornou desnecessária. Pensar assim é um equívoco que pode fazer com que tais enfermidades readquiram força de transmissão. 

A mesma percepção é observada entre profissionais de saúde. Muitos nunca viram vítimas de poliomielite ou com sarampo porque cresceram em tempos nos quais elas não ocorriam. Por isso, não estão alerta quanto à sua prevenção.

Também enfrenta-se a terrível febre das notícias falsas, que se propagam pelas redes sociais e têm impacto impressionante em quem as acompanha. O surto de febre-amarela foi um importante exemplo. Podemos ver o mesmo acontecendo novamente com a vacina contra o Coronavírus.

Esses fatores funcionam como combustível para fortalecer o movimento antivacinação, formado por pessoas que se dedicam a transmitir dados falsos sobre os imunizantes.

Tomar vacinas para adultos é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações (inclusive a morte). É por causa da vacinação que problemas que costumavam matar milhares de pessoas no passado hoje não são mais ameaças.

No entanto, se o ato de deixar de tomar vacinas virar uma tendência, essas doenças podem voltar a ser uma realidade, comprometendo a vida de todos, não importando a faixa etária. Basta uma única pessoa ignorar a imunização para disparar todas as cadeias de contaminação. Por isso, é importante que cada um faça a sua parte e esteja atento para manter a vacinação em dia.

Qual a importância das vacinas para idosos?

As vacinas para idosos são importantes pois reduzem as internações dessa população, assim como diminui o risco de morte provocada por doenças como: influenza, pneumonia e doenças cardíacas. Com o surgimento de novas bactérias e vírus a cada ano, as vacinas para idosos têm se tornado essenciais no combate a determinadas doenças, como a gripe, por exemplo.

Quais vacinas para idosos devo tomar?

vacinas para idosos

Os indivíduos adequadamente vacinados se tornam mais resistentes a uma série de doenças potencialmente graves. Isso torna a população mais forte, saudável e menos suscetível a enfermidades como a hepatite e as meningites bacterianas.

Por meio de programas de imunização, foi possível erradicar a varíola e a poliomielite. E o momento atual da medicina é bastante promissor, visto que novas vacinas podem minimizar a ocorrência de alguns tipos específicos de câncer, como o de colo de útero, por exemplo.

Por isso, a prevenção não tem idade. A vacinação é importante em todas as fases, para garantir mais saúde e melhor qualidade de vida.

Ao nascer, são aplicadas as vacinas BCG e Hepatite B. Nos meses seguintes, são ministradas as doses Hexavalente, Pneumocócica, Meningocócica, Pentavalente, Gripe, Hepatite A, SCR e Varicela. Ainda durante a infância, as crianças devem receber as vacinas de DTPa, Polio, HPV e Dengue.

Algumas vacinas que integram o calendário das crianças muitas vezes são esquecidas entre os adultos. É importante buscar a imunização para obter uma proteção duradoura contra HPV, Meningite Meningocócica, Tétano, Difteria e Coqueluche, Hepatite B, Hepatite A, Influenza e Pneumonia. A seguir, conheça as vacinas para idosos que você deve receber:

  • Influenza: dose única anual;
  • Pneumocócicas 13 e 23 V: iniciar com uma dose de P13V seguida de uma dose de P23V , 6 a 12 meses depois, e uma segunda dose de P23V 5 anos depois da primeira;
  • Tríplice Bacteriana: com esquema de vacinação básico completo: dose de reforço a cada 10 anos após a última dose. Com esquema de vacinação básico incompleto: uma dose de DTPA a qualquer momento e completar a vacinação com uma ou duas doses de dT (dupla adulto) de forma a totalizar três doses de vacina contendo o componente tetânico;
  • Hepatite A: após avaliação sorológica ou em situações de exposição, ou surtos (duas doses, 0 – 6 meses);
  • Hepatite B: três doses 0 – 1 – 6 meses;
  • Hepatite A e B conjugadas: quando recomendadas as duas vacinas (esquema 0 – 1 – 6 meses);
  • Febre amarela: rotina para residentes em áreas endêmicas ou viajantes. Dose única;
  • Meningocócicas: surtos e viagens para áreas de risco;
  • Herpes zoster: dose única;
  • Tríplice Viral: recomendada em situações de risco ou epidemia, dose única.

Vacinas para idosos durante a pandemia

O distanciamento social e a situação da pandemia no Brasil são fatores que têm gerado grande impacto na queda da cobertura vacinal no país. Muitas famílias estão com receio de irem aos locais de vacinação. 

Essa redução pela procura pelas vacinas é preocupante e vem sendo percebida pelo Ministério da Saúde, que alerta para a importância da vacinação mesmo durante a pandemia. O país não alcançou a meta para nenhuma das dez vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunizações para crianças de até 1 ano esse ano, dado que preocupa os profissionais da saúde.

Segundo a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai, a pandemia de Covid-19 reduziu ainda mais as coberturas vacinais, que já estavam baixas em todo o país. Enquanto a Covid-19 avança, outras doenças continuam ativas e não podem ser esquecidas.

Se manter imunizado é uma questão de proteção social. Tanto é que, nesse sentido, é concentrada a oferta de vacinas em um curto espaço de tempo, ainda na infância, para facilitar a imunização da maior parte de pessoas ao mesmo tempo, otimizando também o tempo dos pais ao levarem seus filhos para fazer vacinas. 

Todas essas pessoas devem procurar uma forma de receber as doses da vacina de forma segura e independentemente da faixa etária é fundamental ficar atento para quais vacinas você deve tomar. 

O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos e ainda para gestantes. Peça mais informações para seu médico e verifique se você não está deixando alguma vacina de lado.

Clínica Croce de vacinação

A vacinação é um assunto sério que não deve ser tratado com negligência. Esse recurso é fundamental para garantir, em todas as fases da vida, a imunização contra uma série de doenças, nos ajudando a ter mais saúde e bem-estar.

Compreendendo a importância das vacinas para adultos, a Clínica Croce oferece um calendário completo de vacinação que contempla as principais imunizações para proteger você e sua família contra diversas doenças. Afinal, a prevenção é sempre a melhor estratégia para cuidar da saúde.

Em nossa clínica, você encontrará um ambiente acolhedor e seguro para se imunizar. São mais de 40 anos de experiência que garantiram que a Croce se tornasse referência no segmento. 

Ainda, para instituições como escolas e condomínios, a clínica disponibiliza o serviço in loco, por meio da visita de profissional para sanar dúvidas, conferir vacinas para adultos e ao organizar uma campanha de vacinação no local em data e horário mais conveniente para os pacientes.

Clínica Croce: vacinação à domicílio

Com a impossibilidade ou dificuldade de sair de casa para preservar a própria segurança e evitar a proliferação do Coronavírus, são grandes as chances das pessoas não cumprirem o calendário de vacinação como se deve, um fato que já é percebido pelo Ministério da Saúde como mencionamos nas informações acima. 

No entanto, a Clínica Croce disponibiliza o serviço de aplicação de vacinas a domicílio, realizado já há algum tempo antes mesmo do início da pandemia. Pensando no conforto, praticidade, e agora mais do que nunca na proteção do próximo, a clínica leva o serviço de vacinação até casas, apartamentos, condomínios, escolas e empresas.

Uma enfermeira é responsável por realizar no local em que a vacina foi solicitada uma avaliação das carteiras de vacinação, tirando dúvidas e ajudando na identificação das vacinas que eventualmente possam estar em falta segundo o calendário. E claro, com todas as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. 

A Clínica então organiza uma campanha de vacinação que poderá ser realizada de acordo com as datas e horários mais convenientes para os solicitantes. Essa alternativa é fundamental para que populações que convivam em grupo não tenham sua saúde prejudicada pelo isolamento social, evitando doenças potencialmente graves como meningites bacterianas, caxumba, herpes zóster, gripe H1N1, hepatites e outras, por meio da aplicação de vacinas a domicílio.

Como mencionado anteriormente, mesmo com a pandemia em andamento, as outras doenças precisam ser prevenidas e devidamente controladas.

A vacinação a domicílio da Clínica Croce não é apenas um delivery de vacinas. É um serviço completo onde levamos a vacina até você, na sua casa e/ou onde você estiver, realizamos a aplicação e damos todas as orientações e cuidados necessários, da mesma forma como se o processo fosse feito em nossas instalações, mas no conforto da sua casa ou local de sua escolha. 

Teleatendimento

Além do sistema de aplicação de vacinas a domicílio, a Clínica Croce iniciou a prestação de serviço por teleatendimento para seus pacientes, com o objetivo de manter a saúde de todos em segurança devido ao aumento do número de casos de pessoas com Covid-19.

A clínica disponibiliza aos seus pacientes e usuários o atendimento através de um sistema único e exclusivo da clínica, de modo a buscar a melhor maneira de assistir cada um deles sem que seja preciso seu deslocamento.

No conteúdo de hoje, você pôde entender a importância das vacinas para idosos como forma de fortalecer o sistema imunológico e melhorar a qualidade de vida durante o processo natural de envelhecimento. Por isso, confira sua caderneta de vacinação e coloque suas vacinas em dia com toda segurança na Clínica Croce. 

Você pode fazer o agendamento online para receber suas vacinas em casa, pelo serviço a domicílio da Clínica Croce!