fbpx

A coceira te incomoda? Conheça as causas e dicas para aliviar os sintomas

Um dos motivos mais comuns para a busca por consultas médicas com dermatologistas é a coceira, uma reação que causa desconforto, prejudica o bem-estar, e diminuir a qualidade de vida. A coceira pode não ter causa específica ou ser resultado de um processo infeccioso.

Isso porque, a reação surge quando ocorre o estímulo excessivo de terminações nervosas da pele. Se você faz parte da população que sofre com a coceira, continue a leitura conosco para conhecer suas principais causas e algumas dicas que podem ajudar a aliviar esse sintoma.

O que causa coceira?

A coceira, ou prurido, pode resultar de uma reação alérgica por diferentes causas que vão desde picadas de inseto até a pele ressecada ou crescimento de pelos em áreas depiladas ou raspadas. A coceira ocorre devido à reação que estimula terminações nervosas. 

Quando a coceira é contínua, pode também ter relação com doenças dermatológicas, infecciosas, metabólicas ou psicológicas. Conforme suas causas, a condição pode ocorrer sozinha ou estar acompanhada de sinais e sintomas como vermelhidão na região, manchas, bolhas e feridas. A seguir, conheça as principais causas de coceira.

Reações alérgicas

As alergias são reações do organismo a algumas substâncias que estão presentes no ambiente. Pessoas com asma, rinite e dermatite atópica apresentam uma condição genética que determina uma reação exagerada a alguns estímulos, provocando coceira e outros sintomas.

Alergias alimentares

Diferente da intolerância alimentar, a alergia a alimentos trata-se de uma reação imunológica mediada por IgE, que ocorre geralmente após a ingestão imediata do alimento. Por sua vez, a intolerância pode ser medida pelo IgG e seus sintomas podem demorar até alguns dias para aparecerem. Desse modo, a reação do organismo às duas condições é diferente. 

Alergias a insetos

A alergia a insetos é dividida em duas classes: as de causa imunológica, ou seja, que realmente são reações alérgicas, e as reações não-imunológicas. Quando a alergia ocorre em uma criança, pode ser devido à resposta à saliva do inseto. Assim, além da coceira, estão presentes a vermelhidão e pequenas bolhas de água. Além disso, algumas crianças podem apresentar náuseas, vômito, diarreia, confusão mental e até mesmo perda de consciência. Os insetos mais envolvidos em casos de alergia são abelhas, vespas, formigas e pernilongos.

Alergias a pelos de animais

Segundo especialistas, o pelo pode causar reações alérgicas, mas a alergia se dá por meio de uma proteína expelida do animal. A substância está presente na saliva, urina e em partículas que não podem ser vistas a olho nu. Os sintomas da alergia a pelos de animais incluem além da coceira, tosse, espirro, olhos vermelhos e agravamento da asma, quando existe a doença.

Alergias a medicamentos

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, 12% dos brasileiros já apresentaram algum dos tipos de alergia a medicamentos. Em 90% dessas manifestações estão reações como coceira, erupções cutâneas, urticárias, angioedema e inchaço dos lábios. Os principais medicamentos desencadeadores das alergias são analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, contrastes radiológicos e quimioterápicos, ou seja, medicamentos utilizados no tratamento do câncer.

Falta de hidratação

A falta de hidratação também pode ser uma das causas da coceira. Um momento comum em que essa reação ocorre é logo após um banho quente. O ressecamento pode ocorrer quando devido ao uso de sabonete em excesso, provocando a retirada da camada de proteção, por condição natural da pele, ou por uma patologia, como hipotireoidismo e psoríase.

Escabiose

Conhecida popularmente como sarna, a escabiose tem como causa o ácaro Sarcoptes scabiei, que também provoca coceira. A transmissão da escabiose humana ocorre pelo contato com pessoas que já têm a doença ou pelo compartilhamento de roupas, toalhas e lençóis infectados. 

Urticária

A urticária é de uma irritação da pele que acontece a partir de lesões avermelhadas e levemente inchadas. Essas lesões costumam provocar coceira intensa, prejudicando a qualidade de vida e a rotina do paciente.

Angioedema

O angioedema é uma condição que envolve o inchaço ou inflamação de áreas de tecido subcutâneo, frequentemente nas regiões da face e da garganta, como língua e as vias respiratórias. A coceira pode fazer parte dos sintomas, provocando sensação de ardor ou queimação.

Dermatite atópica

A dermatite atópica, ou eczema atópico, é um processo inflamatório, crônico, não contagioso. A doença pode estar associada a patologias, como asma, bronquite ou rinite alérgica. Contudo, suas manifestações clínicas variam. Com períodos de remissões e exacerbações, a dermatite acomete 7% da população adulta e 25% das crianças do país, conforme dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Entre outros fatores, a dermatite tem como causa a ausência de barreira de proteção da pele, condição que provoca uma perda de água frequente. Geralmente, a coceira e outros sintomas iniciam antes dos cinco anos e podem persistir na adolescência e na idade adulta. 

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma condição de pele muito comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Essa reação inflamatória da pele ocorre após o contato com um irritante ou alérgeno. Existem dois tipos de dermatite de contato: a irritante e a alérgica. Independentemente do tipo, a dermatite de contato pode causar uma série de sintomas desagradáveis, incluindo coceira, vermelhidão, inchaço, bolhas, descamação, fissuras e até mesmo dor.

Dicas para aliviar os sintomas de coceira

Visto que algumas causas podem estar relacionadas ao contato com substâncias, é importante lavar bem a região e, em seguida, hidratá-la. Quando a coceira ocorre em episódios isolados, o alívio dos sintomas pode ocorrer por meio da hidratação da pele. Uma dica é colocar um vidro de hidratante na geladeira, mantendo o produto resfriado para proporcionar maior alívio do prurido. Além disso, compressas com água fria e hidratante podem promover alívio, evitando também a lesão da região ao coçar. 

No entanto, nem todo quadro de coceira pode ser resolvido desse modo. Portanto, ao perceber que o incômodo continua, aumenta, ou apresenta outros sintomas associados, é fundamental buscar ajuda médica. Somente um especialista poderá diagnosticar corretamente as causas da coceira e prescrever o melhor tratamento para o alívio dessa e de outras manifestações. 

Apesar de ser uma reação comum, a coceira pode estar relacionada a doenças alérgicas e respostas inflamatórias sérias. Por isso, fique atento a esse sinal. Ao notar que as dicas acima não foram suficientes para promover alívio, ou perceber a presença de outros sinais e sintomas, procure uma clínica especializada.

Está procurando médicos para avaliar e tratar a coceira e outros sintomas? Agende agora uma consulta na Clínica Croce!