fbpx

Tenho alergia ao ovo, posso tomar a vacina da gripe? 

Assim como para outros imunizantes, muitas pessoas deixaram de tomar a vacina da gripe nos últimos anos devido à desinformação. Uma das notícias que ganharam popularidade foi que indivíduos alérgicos ao ovo não poderiam receber a imunização.

A vacina da gripe, assim como a de febre amarela e outras, tem sua composição cultivada em embriões de galinha. Desse modo, existem alguns traços de proteínas de ovo no imunizante. Considerando esse fato, é correto afirmar que pessoas com alergia ao ovo podem tomar a vacina da gripe? Confira essa e outras informações, a seguir.

O que é uma vacina?

A vacina é uma substância composta por agentes semelhantes aos microrganismos causadores das doenças. Isso porque, são colocadas dentro da substância toxinas geradas pelos microorganismos. O líquido é introduzido no corpo com o objetivo de estimular o sistema imunológico a produzir os anticorpos necessários para evitar o desenvolvimento de tais doenças. 

O que é a vacina da gripe?

A vacina, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), representa a  melhor forma de adultos e crianças garantirem a proteção contra o vírus Influenza, causador da doença. O imunizante trivalente está presente no calendário anual em redes públicas, e permite a proteção de três variações do vírus. Contudo, disponível apenas em clínicas privadas está a vacina quadrivalente, que apresenta proteção contra 4 diferentes variações: H1N1, H3N2, Yamagata e Victoria. 

Quem pode tomar a vacina?

A vacina da gripe é indicada para toda a população acima dos 6 meses, com exceção de histórico de alergia e febre alta durante a vacinação. Ainda que sua eficácia possa chegar até 90%, é importante que a imunização seja atualizada anualmente, considerando as mutações presentes no vírus. A vacinação ainda é altamente recomendada durante a gestação, visto que a gestante apresenta risco maior para complicações devido à doença.

Tenho alergia ao ovo. Posso tomar a vacina da gripe?

O vírus Influenza é responsável por infecções respiratórias leves e graves. Por ter fácil transmissão, especialmente em temperaturas mais frias, é importante que ocorra a vacinação para a gripe para toda a população. Principalmente, para grupos de risco, como idosos, crianças menores de 5 anos e pessoas imunodeprimidas. 

A maioria das vacinas da gripe tem desenvolvimento e cultivo em ovos embrionados de galinhas. Dessa forma, o imunizante pode conter uma quantidade mínima de ovoalbumina, proteína do ovo. Apesar da presença dessa substância, estudos mostram que o risco de pessoas com alergia ao ovo apresentarem reação alérgica à vacina da gripe é igual ao da restante da população não alérgica ao ovo. 

Desse modo, é correto afirmar que indivíduos com alergia ao ovo, independente da sua gravidade, podem receber a vacina de influenza. Além disso, não são necessárias precauções adicionais, como testes cutâneos ou fracionamento da dose. Contudo, os locais responsáveis por  administrar vacinas devem estar preparados para reconhecer e tratar reações alérgicas, sejam elas relacionadas ao ovo ou não, mesmo sendo raras. Portanto, é fundamental escolher um local especializado para receber as vacinas.

Quais vacinas contém proteína do ovo em sua composição?

Entre as vacinas que apresentam proteínas do ovo em sua composição, as mais comuns são a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), a de Febre Amarela e, claro, a vacina da Gripe.

O que observar ao escolher uma clínica de vacinação?

Antes de escolher uma clínica de vacinação, é importante fazer uma pesquisa para averiguar instituições com boa reputação no mercado, com credibilidade e um histórico de atendimentos satisfatório. Ainda, é importante encontrar uma clínica de vacinação que ofereça atendimento humanizado, personalizado e de qualidade. E isso deve estar presente em toda a equipe, desde o primeiro contato na recepção até a orientação e atuação do especialista  responsável pela vacina.

Do mesmo modo, certifique-se de escolher uma clínica com instalações modernas, climatizadas, que forneçam o conforto necessário para o atendimento. Dê preferência também à clínicas que valorizem o seu tempo, sem esperas abusivas e com agendamento facilitado, seguindo a sua disponibilidade de horários. 

Vacinação na Clínica Croce

A vacinação é assunto importante e merece seriedade. Afinal, esse é um recurso fundamental para garantir, em todas as fases da vida, imunização contra uma série de doenças, nos ajudando a ter mais saúde e bem-estar. Considerando a importância da imunização, a Clínica Croce oferece um calendário completo que contempla as principais vacinas para proteger você e sua família contra diversos males.

Em nossa clínica, você encontra um ambiente acolhedor e seguro para sua imunização. A Clínica Croce conta com experiência de mais de 40 anos no mercado, que garantiram sua referência no segmento. Como forma de garantir a imunização da população, a Croce oferece serviços especializados para instituições como escolas, condomínios, escritórios, entre outras.

O serviço in loco, ocorre por meio da visita de profissional para tirar dúvidas, conferir carteirinhas e organizar uma campanha de vacinação no local em data e horário mais conveniente para os pacientes. Dessa forma, é possível assegurar que profissionais de uma empresa, alunos ou pacientes de instituições sejam vacinados, sem precisar deslocar-se até a clínica.

Neste texto você pôde conhecer mais sobre a vacina da gripe, como ela funciona e sua importância para a prevenção da doença. Além disso, conferiu que a imunização pode ocorrer também em pessoas com alergia ao ovo, desde que a instituição tenha condições para reconhecer e tratar reações alérgicas, quando necessário, como na Clínica Croce.

Está pronto para receber sua vacina da gripe? Agende sua imunização na Clínica Croce!