fbpx

A vacina da gripe chegou!

Com a chegada do outono, as chances para o desenvolvimento de infecções respiratórias aumentam, assim como complicações relacionadas a essa condição. Contudo, é possível prevenir esses quadros com a vacina da gripe. Causada pelo vírus influenza, a gripe tem como sintomas o aparecimento de febre alta, dores de cabeça, tosse seca, dores de garganta e outros desconfortos.

A transmissão dessa doença é por meio de gotículas respiratórias e ocorre especialmente em locais fechados, durante os climas mais frios do ano. Por isso, a vacina da gripe está disponível nessa época do ano, contribuindo para evitar o aumento desses casos. A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre a vacina da gripe!

O que é a vacina da gripe?

A vacina da gripe teve registro e aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e representa a  melhor forma de adultos e crianças garantirem a proteção contra o vírus causador da doença. O imunizante trivalente está presente no calendário anual e permite proteger o indivíduo contra, no mínimo, três variações do vírus da influenza.

No entanto, a vacina da gripe tetravalente, disponível apenas em clínicas de vacinação, apresenta proteção contra 4 diferentes variações: H1N1, H3N2, Yamagata e Victoria. Indicada para toda a população acima dos 6 meses, com exceção de histórico de alergia e febre alta durante a vacinação, a vacina da gripe conta com efeitos colaterais leves. Ainda que sua eficácia possa chegar até 90%, é importante que a imunização seja atualizada anualmente, considerando as mutações presentes no vírus. 

Como ela funciona?

A produção da vacina contra a influenza ocorre a partir de três cepas do vírus, sejam elas 3 (trivalente) ou 4 (tetravalente). Assim, essa substância é inativada, misturada e envasada. A partir da vacinação, o sistema imunológico do indivíduo reconhece as proteínas do vírus e começa a produzir anticorpos e células protetoras contra as cepas inativadas presentes na vacina. Desse modo, quando a pessoa é vacinada, seu organismo pode conter a infecção e impedir a replicação do vírus, favorecendo a diminuição da gravidade da doença ou impedindo seu desenvolvimento.

Qual a importância da vacinação contra a gripe?

A vacina da gripe é uma das formas mais seguras e eficientes de prevenção. Estudos demonstram que a imunização contribui para a redução de 32% e 45% na necessidade de hospitalização por casos de pneumonias. Além disso, é capaz de minimizar entre 39% a 75% da mortalidade por complicações da gripe. 

Quem pode tomar a vacina?

A vacina da gripe pode ser tomada por qualquer pessoa acima de 6 meses que não tenha histórico de alergia ao imunizante ou que não esteja apresentando febre alta no momento da vacinação. A vacinação ainda é altamente recomendada durante a gestação, visto que a gestante apresenta risco maior para complicações devido à doença.

Por que tomar a vacina todos os anos?

A imunização anual contra a gripe é indispensável. Afinal, o vírus tem a capacidade de modificar-se frequentemente. Com essas mutações, que podem ocorrer de um ano para outro, o sistema imunológico de uma pessoa vacina há mais tempo não poderá reconhecer novas cepas. Desse modo, o reforço da vacina é fundamental para manter os anticorpos atualizados em relação aos vírus circulantes.

Quantas doses devo tomar?

O esquema de doses da vacina da gripe varia de acordo com a faixa etária. Assim, crianças entre 6 meses a 9 anos que nunca foram vacinadas contra a doença devem receber 2 doses. O intervalo entre as doses é de 1 mês. Já aquelas que já foram vacinadas anteriormente, devem receber uma dose anualmente. Da mesma forma, pessoas acima de 9 anos devem receber dose única todos os anos.

Posso ter alguma reação?

Ainda que sejam raras as ocasiões, a vacina da gripe pode causar reações leves, como dores localizadas, vermelhidão e inchaço no local de aplicação. Normalmente as manifestações surgem pouco tempo após a vacinação e melhoram em alguns dias. Alguns indivíduos também podem apresentar cansaço muscular e febre baixa, sendo raros os quadros de febre alta.

Onde posso tomar a vacina da gripe?

As clínicas de vacinação privadas disponibilizam a vacina tetravalente por maior período durante o ano, para qualquer indivíduo que não tenha contra-indicação. Já a campanha de vacinação em redes públicas oferece a trivalente durante um curto período no ano, seguindo o calendário de 3 fases que prioriza grupos de risco:

  • Primeira fase: profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos;
  • Segunda fase: pessoas com doença crônica não transmissível, condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento,  caminhoneiros e trabalhadores de transportes públicos, jovens e adolescentes entre 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, privados de liberdade e povos indígenas;
  • Terceira fase: gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a 6 anos, pessoas com deficiência, professores e pessoas entre 55 a 59 anos.

Clínica Croce de vacinação

A vacinação é essencial para evitar a propagação do vírus da gripe e também de outras doenças. Essa ferramenta é indispensável para garantir a imunização contra uma série de enfermidades em todas as fases da vida, melhorando a qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Para compreender a importância da imunização contra a gripe, a Clínica Croce oferece um calendário completo de vacinação que contempla as principais imunizações para proteger você e sua família contra diversas doenças. Afinal, a prevenção é sempre a melhor estratégia para cuidar da saúde.

Nossa clínica oferece um ambiente acolhedor e seguro para uma imunização humanizada, com profissionais qualificados desde o primeiro atendimento. São mais de 40 anos de experiência que garantiram que a Croce se tornasse referência no segmento. Nossa instituição busca sempre oferecer o melhor em qualidade e também praticidade. Desse modo, disponibilizamos a possibilidade de serviço in loco. Essa é uma forma de garantir a imunização em grandes grupos de forma rápida, segura e prática. 

Seja para escolas, condomínios ou empresas, a Croce vai até o local com uma equipe especializada e capacitada para tirar dúvidas, conferir carteiras de vacinação e organizar campanhas de imunização. Tudo isso na data, local e horário escolhido pelo cliente. Essa é uma das melhores oportunidades de garantir que a vacina da gripe seja adquirida por todos, facilitando ainda a imunização de pessoas com dificuldade ou restrições de deslocamento. 

A vacina da gripe é uma das melhores ferramentas para a prevenção da doença. Por isso, realize sua imunização anualmente, mantendo seu sistema imunológico atualizado. Para isso, busque uma clínica especializada no assunto, como a Clínica Croce, e garanta sua proteção! 

Está pronto para a vacina da gripe? Agende sua imunização na Clínica Croce!