fbpx

FRAX: Ferramenta de Avaliação de Risco de Fratura

A osteoporose é uma doença comum do metabolismo ósseo. Sua consequência mais preocupante é a fratura por fragilidade, fator que causa diminuição na qualidade de vida, morbidade e mortalidade. Por isso, identificar o risco de fratura é essencial para a prevenção e tratamento precoce. 

Atualmente, isso pode ser feito com o auxílio do FRAX (Fracture Risk Assessement Tool), ou Ferramenta de Avaliação de Risco de Fratura, em português. A seguir, saiba mais sobre esse assunto e a importância do FRAX na prevenção de complicações devido à osteoporose.

O que é osteoporose?

Antes de entendermos como a avaliação de risco de fratura ocorre, é preciso saber mais sobre a osteoporose. Os ossos do organismo são compostos por uma matriz mineral de cálcio e células chamadas osteoclastos e osteoblastos. Os osteoclastos são responsáveis pela absorção de minerais, eliminando áreas de tecido ósseo e criando cavidades.

Por sua vez, os osteoblastos preenchem essas cavidades. Desse modo, produzem novos ossos utilizando cálcio absorvido com a ajuda de vitamina D. Esse fenômeno chama-se renovação óssea e ocorre a cada 3 meses. Quando essas células responsáveis pela absorção e regeneração sofrem algum desequilíbrio, os osteoclastos tornam-se mais rápidos que os osteoblastos, resultando na degradação óssea.

Esse processo (início da osteoporose) é chamado de osteopenia, e comumente passa despercebido, sendo identificado somente em fases avançadas. Por apresentar grande influência genética, a osteoporose afeta mais mulheres que homens. Além disso, medicamentos podem ser causadores da doença, assim como outras condições associadas. Portanto, é necessário investigar as causas para a indicação do tratamento adequado. Entre os fatores de risco para a osteoporose, estão:

  • uso contínuo de medicamentos que contribuem para a doença;
  • deficiência de cálcio no organismo;
  • alterações na tireoide;
  • fatores genéticos;
  • envelhecimento;
  • abuso de álcool;
  • sedentarismo;
  • menopausa;
  • tabagismo;
  • diabetes.

Quais os sintomas da osteoporose?

Uma das características da osteoporose é não apresentar sintomas no início de seu desenvolvimento. Isso acontece porque a perda de densidade óssea ocorre de forma gradual. Ainda que muitas pessoas não apresentem sintomas iniciais, a osteoporose pode causar fraturas ósseas, e dores que surgem de acordo com o tipo de fragmentação. 

Essas rupturas se estabelecem lentamente em pessoas com a doença causando deformidades, como o encurvamento da coluna vertebral. Quando ocorrem em ossos longos, como pernas e braços, as fraturas costumam ser em extremidades. 

A densidade mineral é o fator principal do risco de fratura. No entanto, entre 40% a 80% das fraturas acontecem em pessoas com osteopenia. Isso justifica o uso de fatores de risco clínico que permitem acrescentar informação à densitometria no rastreamento de pessoas com risco de fratura. O FRAX permite obter uma probabilidade em 10 anos de uma fratura maior ou isolada. Por isso, é uma ferramenta tão importante.

Fratura por fragilidade

A fratura por fragilidade costuma ocorrer após uma queda ou esforço relativamente pequeno, como queda da própria altura, queda da cama ou cadeira. Essa é uma fratura que normalmente não causaria danos a um osso saudável. De forma geral, acontece por fragilidade na parte superior do osso do antebraço, parte superior do osso da coxa, o fêmur, coluna vertebral, pelve, e proeminência óssea na extremidade superior do osso da coxa. 

Entre as fraturas por fragilidade, a de quadril é considerada a mais grave, visto que representa uma das principais causas de incapacidade e perda da autonomia entre os idosos portadores de osteoporose. Além disso, outras fraturas também acontecem com certa frequência, como a fratura de punho. Contudo, apresentam menor gravidade.

Fratura por compressão vertebral

As fraturas de vértebras da coluna podem ocorrer em qualquer pessoa com osteoporose. Esses fragmentos são os mais comuns relacionados à doença, visto que as vértebras enfraquecidas podem sofrer lesões espontaneamente. Geralmente, a fratura por compressão vertebral não causa dor.

No entanto, quando presente, a dor pode ter início repentino e permanecer em uma região, apresentando piora ao levantar ou andar. Dessa forma, o desconforto costuma desaparecer de forma gradual após uma semana, persistir por meses ou tornar-se constante, conforme a curvatura da coluna e número de vértebras fraturadas.

O que é FRAX: Ferramenta de Avaliação de Risco de Fratura?

Para melhorar a identificação das pessoas com risco de fratura, alguns métodos foram desenvolvidos. Essas ferramentas clínicas costumam combinar idade e gênero com fatores de risco clínico. Assim, é possível estimar o risco de fratura para cinco ou dez anos. Entre as principais alternativas está o FRAX, ferramenta desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde. Esse modelo estima a probabilidade de fratura de quadril e outras fraturas maiores, como em vértebras, antebraço, ombro e quadril, nos próximos dez anos. Os dados considerados para avaliação de risco de fratura no FRAX, são:

  • sexo;
  • peso;
  • altura;
  • idade;
  • fatores de risco;
  • valor da densitometria mineral óssea (DMO).

A Ferramenta de Avaliação de Risco de Fratura é um instrumento fundamental para identificar a chance de desenvolvimento de lesões causadas pela osteoporose nos próximos 10 anos por meio de variáveis clínicas e resultado da densitometria óssea. Após realizá-lo, é indispensável levar o teste até um especialista, visando a melhor interpretação e aplicação das condutas indicadas para cada caso.

Ficou interessado no FRAX? Faça o teste agora mesmo no site da Clínica Croce!