fbpx

O que é anafilaxia e qual a relação com a adrenalina auto injetável?

A anafilaxia é a forma de reação alérgica grave. Quando não tratada rapidamente, essa condição pode evoluir para o choque, tornando-se fatal. A reação ocorre como resposta a alérgenos, como alimentos, picadas de insetos, medicamentos e outras substâncias. Entre seus sintomas estão urticária, inchaço na garganta, dificuldades para respirar e diminuição da pressão arterial. Na leitura a seguir, você vai entender um pouco mais sobre a anafilaxia, como ela acontece, seu diagnóstico, tratamento e a relação com a caneta de adrenalina auto injetável!

O que é anafilaxia e como ela ocorre?

A anafilaxia é uma reação alérgica grave que exige atendimento emergencial. Essa condição é desencadeada pelo próprio organismo diante da reação a certo tipo de alérgeno. A reação tem início súbito. Desse modo, pode se desenvolver em algumas horas ou mesmo em poucos minutos, causando sintomas característicos como, inchaço dos lábios, boca e dificuldades para respirar.

Por sua rapidez para evolução em um choque anafilático, ao perceber os sintomas da anafilaxia, recomenda-se que a pessoa seja encaminhada imediatamente à emergência médica. Assim, é possível obter o diagnóstico e tratamento antes que as complicações sejam fatais.

O choque anafilático é a forma mais aguda da anafilaxia, causando queda da pressão arterial ao afetar o sistema cardiovascular. Geralmente, ocorre devido a alguns alimentos e medicamentos alérgenos. É mais comum em crianças, e pode ser causado até mesmo pelo  odor ou contato com a substância.

Qual a diferença entre anafilaxia e alergia?

Classifica-se a anafilaxia como uma reação alérgica generalizada, que se instala rapidamente e pode ser mortal. Por sua vez, as reações alergias sistêmicas, como a rinite, por exemplo, não apresentam risco para a vida do indivíduo. Além disso, seus sintomas são mais leves.

Como é o diagnóstico da anafilaxia?

Diagnostica-se a anafilaxia com base nos sintomas apresentados durante a crise. Entre eles os mais comuns estão inchaço da garganta, tontura, fraqueza, edema no rosto e urticária pelo corpo, que podem evoluir para confusão mental e queda de pressão. Quando feito o diagnóstico, é possível controlar essa condição. 

Após a crise, o médico investiga a possível causa da reação alérgica, avaliando junto ao paciente as possibilidades e a presença de outras alergias conhecidas. Além disso, usam-se alguns testes para o diagnóstico da anafilaxia, como o Prick Test e o Patch Test. Estes são exames de contato que auxiliam o alergologista na avaliação das substâncias que podem ser alérgenas ao indivíduo.

É possível tratar a anafilaxia?

Trata-se a crise de anafilaxia com auxílio médico, em uma instituição de saúde com os recursos necessários. Dessa forma, ao identificar uma crise, é indispensável a busca por um atendimento emergencial. A principal forma de tratamento é o uso da adrenalina (epinefrina). Logo após a constatação da crise, injeta-se o medicamento para eliminar a reação causada pelo organismo.

A dose de adrenalina para adultos é de 0,3-0,5 mg de solução por via intramuscular, a cada 10 ou 20 minutos, ou quando necessário. Já a dose para crianças é de 0,01 mg/kg até o máximo de 0,3 mg também intramuscular, a cada 5 ou 30 minutos. As doses menores, como 0,1 mg a 0,2 mg administradas se necessário, são comuns para o tratamento da anafilaxia leve que, muitas vezes, ocorre durante o teste cutâneo alérgico ou imunoterapia.

O que é a caneta de adrenalina auto injetável?

Quando o indivíduo apresenta alguns episódios alérgicos ou de crise anafilática, uma alternativa que evita complicações durante uma nova crise e possibilita o socorro imediato é o uso da caneta de adrenalina auto injetável. Esse dispositivo apresenta uma dosagem do medicamento, permitindo controlar e diminuir as reações alérgicas graves. O uso auxilia pacientes com histórico de anafilaxia a diminuir as reações alérgicas de forma rápida. Isso é fundamental para que o indivíduo tenha tempo hábil para obter ajuda médica necessária.

Como utilizar a caneta auto injetável?

adrenalina autoinjetável

Recomenda-se o uso somente quando o médico avaliar que é necessário. O modo de utilização da adrenalina deve ser feito conforme as indicações do especialista responsável por sua prescrição. As principais recomendações para utilizar a caneta de adrenalina auto injetável em uma crise de anafilaxia, são:

  • manter a calma ao identificar os sinais e sintomas;
  • retirar a caneta de adrenalina auto injetável do interior do estojo com cuidado;
  • remover a trava de segurança;
  • agarrar a caneta com uma mão, fechando-a com toda a palma;
  • pressionar a ponta da caneta contra o músculo da coxa até ouvir um pequeno clique;
  • aguardar entre 5 a 10 segundos antes de retirar a caneta da pele.

O efeito da adrenalina auto injetável é rápido. Portanto, caso o paciente não sinta melhora em menos de 1 minuto, é possível repetir a dose. Contudo, deve-se usar outra caneta. Caso não esteja disponível, é importante chamar imediatamente socorro médico.

A anafilaxia é uma reação alérgica grave, comumente associada a substâncias alérgenas como alimentos, medicamentos ou mesmo picadas de insetos. Apesar de seu grave risco para a vida, é possível tratá-la e evitar que seus sintomas ocorram. Para isso, o uso da adrenalina auto injetável se torna um importante aliado do paciente, melhorando suas chances e evitando complicações fatais como o choque anafilático.

Se você costuma ter crises alérgicas, evite situações como a anafilaxia e faça uma investigação adequada. Para isso, agende agora uma consulta na Clínica Croce e conheça nossa equipe de alergologistas!