fbpx

Alergia alimentar: quais são os tipos e como diagnosticar?

A alergia alimentar é uma condição que afeta uma pequena parte da população, e muitas vezes é confundida com a intolerância a algum alimento. Contudo, esse tipo de alergia pode evoluir para complicações graves quando não tratada adequadamente. Entre seus sintomas estão dores abdominais, inchaço, coceira e dificuldades para respirar. Para saber mais sobre as manifestações presentes na alergia alimentar, como identificá-la e a forma de tratamento, continue a leitura conosco!

Afinal, o que é alergia alimentar?

A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico diante de alguns alimentos que normalmente não apresentam risco para a maioria das pessoas. Os sintomas podem variar entre leves e graves. Além disso, a alergia pode causar a morte do indivíduo. Por isso, o diagnóstico e tratamento dessa condição logo após a primeira manifestação são indispensáveis. 

Qual a diferença para a intolerância alimentar?

É comum que a alergia e a intolerância alimentar sejam erroneamente consideradas sinônimos. Basicamente, o que difere a alergia alimentar da intolerância é a reação. Na alergia, o organismo causa uma reação imunológica medida pelo IgE (anticorpo produzido em excesso em alergia), com sintomas aparecendo logo após a ingestão do alimento. Já na intolerância, avalia-se a reação pelo IgG (anticorpo produz na fase tardia da infecção), e as manifestações demoram até mesmo alguns dias.

Dessa forma, o organismo reage de forma distinta. Enquanto na intolerância alimentar ocorre dificuldades na digestão e sintomas gastrointestinais, na alergia os sintomas podem ser mais graves, visto que o corpo identifica o alimento como um agente agressor. Assim, para um portador de alergia alimentar, somente o toque, inalação ou ingestão de uma quantidade mínima da substância alérgena pode apresentar risco de morte.

Quais são os sintomas da alergia alimentar?

As manifestações clínicas diante da alergia alimentar podem variar de acordo com o indivíduo, alimento e quantidade. Além disso, os sintomas podem ser leves e graves. Entre os mais brandos, estão a coriza, espirros, inchaço em rosto e olhos, dores abdominais, diarreia e nariz entupido.

Por sua vez, os sintomas graves envolvem coceira e vermelhidão na pele, inchaço da boca, nariz e olhos, dores no abdômen, náusea, diarreia, tontura e suor intenso. Além disso, manifestações respiratórias estão presentes, como chiado, dificuldade para respirar e sensação de oclusão da garganta.

Em muitos casos, a alergia pode ser letal quando seu risco não é valorizado. Afinal, o mínimo contato acidental com um alimento alérgeno, comum em ingredientes ocultos na alimentação, pode colocar a vida do indivíduo em risco, devido à anafilaxia.

A anafilaxia representa uma reação alérgica súbita e grave, com a necessidade de socorro imediato. Quando ocorre devido a alimentação, o alimento provoca a liberação de substâncias químicas que, por sua vez, determinam um quadro grave de resposta sistêmica. Essa resposta é representada por coceira, inchaço, tosse, rouquidão, vômito, queda da pressão arterial, arritmia cardíaca e choque.

Quais os alimentos mais frequentes na alergia alimentar?

Qualquer tipo de alimento pode provocar reações alérgicas. No entanto, alguns alimentos costumam causar crises com maior frequência. O leite de vaca, soja, amendoim, trigo, castanhas, peixes e crustáceos são os mais envolvidos. Consequentemente, são os alimentos que provocam reações graves, como a anafilaxia, com grande frequência. 

Outro risco para pessoas com alergia alimentar está nas reações cruzadas. Isso ocorre quando um alimento diferente pode induzir a resposta alérgica semelhante no mesmo indivíduo. Assim, uma pessoa alérgica a camarão, por exemplo, pode não tolerar outros crustáceos, como siris e lagostas.

Como saber se sou alérgico aos alimentos?

Para identificar alergia aos alimentos, é possível realizar uma avaliação clínica com um alergista. Esse profissional é responsável por identificar e definir se os sintomas presentes relacionam-se ou não ao quadro clínico da alergia alimentar. Dessa forma, define-se quais são os principais alimentos a serem testados. Atualmente, existem testes específicos para certos alimentos.

Contudo, é importante saber que, em alguns casos, as suspeitas recaem sobre aditivos alimentares, especialmente corantes e conservantes. Os resultados sempre devem ser interpretados pelo médico especializado na área, visto que somente esse profissional pode decidir pela conduta correta. Para os tipos de alergia a alimentos o melhor teste é o de provocação, procedimento realizado somente em clínicas especializadas, como a Clínica Croce, devido ao risco de reações graves.

É possível tratar essa alergia?

Assim como a alergia ao leite, a alergia alimentar apresenta tratamento eficaz. Até pouco tempo, para essa condição, a conduta envolvia somente o uso de medicamentos para diminuir os sintomas e controlar as crises, e a eliminação dos alimentos da rotina do indivíduo. Contudo, a imunoterapia oral, ou dessensibilização oral, é uma alternativa recente que tem apresentado grandes conquistas para pessoas com alergia alimentar. O tratamento é efetivo e disponível para a maioria dos indivíduos com esse tipo de alergia. 

Para a dessensibilização, o paciente ingere doses mínimas, contínuas e crescentes do alérgeno em sua dieta, com intervalos regulares, tornando o organismo tolerante. Cada alimento possui um protocolo específico e diferente. Desse modo, o tratamento para dessensibilização deve ocorrer segundo indicação, orientação e acompanhamento médico. Assim, o procedimento visa evitar que pacientes com alergia que são expostos acidentalmente a esses alimentos tenham reações alérgicas. Além disso, em alguns casos, permite até mesmo o consumo em porções sem risco.

Agora você já sabe como a alergia alimentar ocorre, seus principais sintomas, diagnóstico e forma de tratamento. Ao observar alguma manifestação que possa indicar reações alérgicas, procure ajuda médica sem demora e não se esqueça de agendar uma consulta para avaliação em uma clínica de alergologia.

Gostou deste conteúdo? Então, confira também a diferença entre o alergista e o alergologista!