fbpx

Pomadas para dermatite atópica: são todas iguais?

A dermatite atópica é uma inflamação crônica da pele que afeta pessoas em diferentes idades, causando ressecamento, coceira e inchaço da pele. Para o tratamento e alívio dos sintomas, indica-se o uso de pomadas para dermatite atópica, medicamentos com ação anti-inflamatória e imunossupressora. Desse modo, é possível controlar e até mesmo prevenir as crises da doença. Contudo, as pomadas para dermatite atópica não são iguais, apresentando diferentes composições e funções. Para entender melhor esse assunto, continue a leitura conosco.

O que é dermatite atópica?

Antes de conhecer os tipos de pomadas para dermatite atópica, é importante entender a doença. Conhecida também como eczema atópico, a dermatite é um processo inflamatório, crônico e não contagioso, que pode associar-se a outras doenças, como asma, bronquite ou rinite alérgica

No entanto, sua manifestação clínica é variada. Trata-se de uma condição caracteristicamente com períodos de remissões e exacerbações. A dermatite atópica tem como causa, entre outros fatores, a ausência de barreira de proteção da pele, condição que provoca uma perda de água frequente. 

Comumente, refere-se a um quadro inflamatório recorrente que pode ter intervalos de meses ou anos, entre uma crise e outra. A dermatite geralmente inicia antes dos 5 anos de idade e pode persistir na adolescência e na idade adulta. A condição apresenta 3 fases: aguda, quando ocorrem lesões avermelhadas e bolhas, fase subaguda, com placas secas e escamosas. A última fase é a crônica, em que está presente coceira intensa que pode causar lesões cutâneas secas e rígidas.

Como tratar a dermatite atópica?

Quando a dermatite não é tratada para conter esses sintomas, pode se agravar, visto que as feridas na pele podem descamar devido à coceira intensa e, consequentemente, serem infectadas com bactérias. Ainda que a dermatite seja uma condição crônica sem cura, é possível controlar e aliviar os sintomas por meio de tratamentos específicos e cuidados adequados. 

Assim, a terapia visa controlar a coceira, reduzir a inflamação da pele e prevenir as recorrências. Quando estão presentes infecções secundárias, o tratamento pode incluir antibióticos tópicos ou orais. O tratamento é individual e deve ser feito após avaliação de um especialista. Entre os medicamentos mais usados estão imunossupressores e anti-histamínicos.

Outras opções usadas são a fototerapia e as infusões de imunobiológicos, indicadas para casos mais graves e que o paciente não apresenta resposta ao tratamento convencional. Esse tipo de medicamento é também uma alternativa para indivíduos que sofrem com efeitos colaterais dos tratamentos convencionais. 

Além disso, os imunobiológicos têm como benefícios a prevenção de hospitalizações e visitas de emergência devido à complicações da doença com associação de comorbidades. O uso de pomadas para dermatite atópica frequentemente faz parte do tratamento. Isso porque, os medicamentos ajudam a manter a pele hidratada, selando a umidade do local. Assim, estimula-se a cicatrização das lesões, promovendo alívio para a coceira.

Como as pomadas para dermatite atópica ajudam no tratamento?

A inflamação da pele, uma das principais consequências da dermatite atópica, acontece porque sua barreira superficial fica comprometida. Desse modo, ocorre perda de água, tornando a pele mais ressecada e exposta a invasores. Entre eles, estão bactérias, fungos e vírus que, por sua vez, causam infecções, lesões e coceiras.

Por isso, ainda que a higiene seja muito importante, a recuperação da barreira de proteção por meio de hidratação adequada é fundamental. Isso ajuda a aliviar os sintomas. Para que a hidratação seja eficaz, as pomadas para dermatite atópica devem conter óleos vegetais, ceramidas, ingredientes calmantes e regeneradores de pele.

As pomadas para dermatite atópica são iguais?

Atualmente, existem diversas pomadas para dermatite atópica no mercado. No entanto, esses medicamentos não devem ser usados sem a avaliação e prescrição médica. Isso porque, as pomadas podem ter efeitos colaterais, como atrofia da pele e reações alérgicas. Do mesmo modo, os produtos com corticoide, quando utilizados por longos períodos, podem levar ao surgimento de problemas como hipertensão, diabetes e osteoporose.

A escolha de uma pomada pode parecer simples. Entretanto, cada tipo de pele requer um cuidado diferente. Tanto cremes quanto loções e pomadas são personalizadas e podem ser formulados com ativos adequados e concentrações específicas para cada paciente e fase da dermatite.Durante a consulta, o seu médico pode indicar o melhor tipo de pomada hidratante entre oclusiva e umectante.

Pomadas oclusivas

As pomadas, ou hidratantes oclusivos, são aquelas que criam uma camada protetora na superfície da pele. Isso evita a perda de água e mantém a hidratação. Essas substâncias são formuladas com ingredientes oleosos, contribuindo contribui para a maciez e suavidade da pele.

Pomadas umectantes

Por sua vez, as pomadas para hidratação umectantes possuem propriedades que retêm a umidade do ar. Assim, são solúveis em água e têm formulações mais leves, ideais para peles oleosas e com acne. Como vimos, as pomadas para dermatite atópica não são iguais, e podem até mesmo conter corticoides em sua formulação conforme a necessidade.

É importante salientar que, somente essa substância não é suficiente para o tratamento da doença. Além disso, seu uso isolado, sem orientação adequada, pode causar processos inflamatórios e aumentar o risco para infecções. Portanto, busque auxílio médico para o diagnóstico e tratamento correto da dermatite atópica.

Quer saber mais sobre a doença? Confira como é possível avaliar a gravidade da dermatite atópica com a Calculadora SCORing de Dermatite Atópica (SCORAD). Clique no link e faça agora mesmo seu teste no site da Clínica Croce!