fbpx

Alergista: por que a busca por esse profissional aumentou?

Nos últimos 4 anos, a busca por consultas médicas com alergistas e imunologistas cresceu mais de 40% no Brasil, segundo levantamento do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar). O aumento na procura por esses profissionais pode estar relacionado ao crescimento na incidência de doenças alérgicas. Afinal, pesquisadores estimam que até 2050, pelo menos metade da população mundial terá alguma forma de alergia. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto conhecendo o trabalho do alergista. 

Qual o motivo do aumento na busca por alergistas nos últimos anos?

Conforme a avaliação do IESS, a pandemia de covid-19 foi um dos fatores determinantes para o aumento na busca por um alergista ou imunologista. Além disso, o alto registro de consultas com esses especialistas também pode estar associado a elevação de casos de alergia e a conscientização da população sobre o problema.

O que faz o alergista?

O alergologista é um médico que atua no diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas, como rinite, asma, alergias alimentares, medicamentos, insetos, e muitas outras. Entre as atividades desse profissional está a realização de exames para identificar as causas alérgicas, solicitação de testes cutâneos, exames laboratoriais e diagnóstico. Além disso, o alergista realiza a prescrição do tratamento, orientação sobre medidas de controle e acompanhamento da evolução do paciente.

Qual a diferença entre alergista e alergologista?

O aumento dos casos de doenças alérgicas e a conscientização a respeito da necessidade do tratamento tornaram alguns termos que até então eram desconhecidos pela maior parte da população, conhecidos, especialmente em redes sociais e mídias. No entanto, alguns desses nomes podem gerar dúvidas por sua semelhança.

Um desses casos é o alergista e alergologista. Afinal, muitos acreditam que não existe diferença entre esses profissionais. Ainda que seja sutil, existem diferenças. Isso porque, ambos os termos dizem respeito a especialistas responsáveis pelos tratamentos de pessoas que são acometidas por algum tipo de alergia. 

Tais profissionais são altamente capacitados e especializados para investigar os fatores que causam quadros alérgicos e também para a indicação do tratamento adequado, visando proteger a saúde do paciente contra esses transtornos. Assim, o alergista é o médico especializado para tratar todos os tipos de alergias, enquanto o alergologista, além de também estar habilitado para esse exercício, concluiu um período de especialização na área de alergia e imunologia, passando por treinamento geral e clínico.

Quando procurar um alergista?

O alergista deve ser procurado quando alguns sintomas característicos de crises alérgicas começam a surgir. Isso é comum nas trocas de estações, como outono e inverno. Conheça os principais sintomas que estão associados ao quadros de alergia:

  • olheiras ou irritação dos olhos, com excesso de lacrimejamento que pode ser proveniente de pólen, poeira ou até colírios;
  • vômito e diarreia, muito comum em alergias alimentares, exigindo o acompanhamento rigoroso de um alergista;
  • sibilância e falta de ar, características comuns em inflamação de vias aéreas e obstruções;
  • espirros e coriza constante;
  • coceira na pele.

Como é a consulta com o alergista?

Durante a consulta com um alergista, o especialista deve realizar uma série de exames para avaliar as possíveis causas da alergia. Além disso, o profissional realiza a interpretação de exames para estabelecer o diagnóstico correto, indicando o tratamento eficaz contra as causas alérgicas. Entre os procedimentos realizados na consulta com o alergista, estão:

  • análise de testes alérgicos, com o histórico clínico do paciente;
  • imunoterapia por meio de venenos de insetos;
  • teste de provocação com drogas e alimentos;
  • imunoterapia utilizando alérgenos;
  • dessensibilização com drogas;
  • testes de broncoprovocação;
  • teste para alergias em geral;
  • controle ambiental.

Clínica Croce de alergia

Na Clínica Croce contamos com um corpo médico que contempla especialistas de diversas áreas, incluindo alergistas. Nossa empresa é uma das mais conceituadas do país e disponibiliza profissionais com ampla experiência e qualificação, prontos para fornecerem o atendimento qualificado e humanizado que o paciente necessita.

Nossa clínica conta com estrutura, equipamentos e metodologias modernas para dar o suporte necessário. O corpo clínico da Croce está preparado para prestar atendimento qualificado e especializado, por meio de exames, testes, consultas, diagnósticos e encaminhamento de tratamentos diversos, trazendo muito mais conforto para os seus pacientes.

Doenças comuns tratadas

As enfermidades alérgicas podem ser agrupadas conforme sua localização ou mecanismos atacados no organismo. Por isso, as principais classificações de doenças tratadas por alergistas na Clínica Croce, incluem alergias respiratórias, dermatite de contato, alergias alimentares; alergia à alimentos, alergias cutâneas, dermatite atópica, rinite alérgica, anafilaxia, urticária, entre outros.

Testes de alergia

A Clínica Croce também realiza testes visando identificar alguns tipos de alergias no paciente, sejam elas cutâneas, medicamentosas, respiratórias ou alimentares. Atualmente, existem diversos tipos de teste que podem ocorrer em qualquer idade. A forma de realização costuma variar conforme os sintomas, intensidade e tipos de alergia a se identificar. Em nossa clínica os testes realizados são o Prick Test e Patch Test.

Teste de puntura ou Prick test

Mais comum entre os testes alérgicos, o Prick test consiste na aplicação de gotas contendo diversas substâncias suspeitas que causam alergia no antebraço do paciente. Assim, é possível obter o resultado em menos de meia hora. 

Teste cutâneo de contato ou Patch test 

No teste cutâneo de contato, cola-se uma espécie de fita nas costas do indivíduo contendo pequenas amostras de substâncias suspeitas de provocarem alergia. Dessa forma, a amostra é retirada após 48 horas e o resultado do exame é obtido após 72 horas.

Infusão de medicamentos

Outro serviço provido pela Clínica Croce é a infusão de medicamentos. A prática baseia-se na aplicação de medicamentos por via intravenosa, subcutânea e intramuscular. Além dos casos nos quais o paciente não consegue ou que não é recomendada a ingestão de remédios via oral, a infusão apresenta cada vez mais versatilidade, contribuindo para melhores resultados no tratamento e controle de alergias. 

Neste texto você pôde entender os motivos pelos quais a busca por um médico alergista aumentou. Além disso, conferiu também a importância desse profissional para a identificação e tratamento de doenças alérgicas. Por isso, fique atento aos sintomas e procure ajuda especializada ao perceber qualquer alteração.

Se você também precisa de uma consulta com um alergista, faça agora mesmo mesmo seu agendamento com a equipe da Clínica Croce e garanta um atendimento de qualidade!