Conheça os tipos de asma, seus sintomas e como avaliar a doença!

A asma é uma doença inflamatória, não contagiosa e considerada crônica. Por afetar as vias aéreas, causa o estreitamento dos brônquios e dificulta a passagem do ar, comprometendo a respiração do indivíduo. A asma pode afetar diferentes idades e, quando não tratada, resulta em complicações graves. Neste conteúdo, separamos informações importantes sobre este assunto. Continue conosco para conhecer os tipos de asma, seus sintomas e como é possível avaliá-la.

Quais são os tipos de asma?

A asma muitas vezes é confundida com a bronquite. Contudo, tratam-se de diferentes condições. A asma é um problema crônico relacionado a fatores genéticos e ambientais. Por sua vez, a bronquite tende a ter duração limitada, desencadeada por vírus e bactérias. Conheça os tipos de asma.

Asma alérgica

A asma alérgica consiste na doença desencadeada por um alérgeno. A crise ocorre quando o sistema imunológico considera uma substância inofensiva como perigosa. Dessa forma, o corpo têm reações exageradas para atacar a substância. Nesse tipo de asma, o tratamento pode usar medicamentos ou, ainda, em situações de asma alérgica moderada ou grave as infusões de medicamentos são uma alternativa.

Asma ocupacional

A asma ocupacional é aquela que se desenvolve devido a gatilhos encontrados no ambiente laboral. Os mais comuns são látex, metais, produtos agrícolas, farinhas, entre outros. Atualmente, são mais de 250 agentes que podem causar essa condição. Estima-se que essa condição já some 20% do total de casos nas nações industrializadas.

Asma por medicamentos

Alguns medicamentos convencionais podem gerar efeitos adversos em pessoas sensibilizadas. Entre eles, a asma por medicamentos. Assim, alguns princípios ativos, como os da aspirina, podem provocar o problema em organismos por meio da hiperreatividade.

Asma induzida pelo exercício

A doença é induzida por exercícios ocorre quando o indivíduo apresenta sintomas apenas ao realizar esforço ou atividade física, especialmente as de mais alta intensidade. Isso não significa que uma pessoa com a doença não possa realizar exercícios. Afinal, as atividades físicas apresentam efeito positivo.

Como identificar a asma?

Durante uma crise de asma, a dificuldade de respirar  pode ocorrer da seguinte forma: expirar torna-se mais fácil que inspirar, visto que o ar viciado permanece nos pulmões e provoca a sensação de sufoco. Geralmente, os sintomas da asma podem piorar à noite ou durante a manhã. Os sintomas que contribuem para a identificação da doença, são:

• Dificuldade ou cansaço para respirar;
  • Sensação de pressão no peito;
  • Respiração curta e rápida;
  • Tosse seca e intermitente;
  • Sibilos (chiados no peito);
  • Desconforto torácico;
  • Falta de ar;
  • Tontura.

No entanto, uma pessoa com asma pode manter-se assintomática por longos períodos, especialmente quando adota iniciativas de controle ambiental recomendadas pelo médico. Afinal, quando ocorre exposição a fatores irritantes, como fumaça de cigarro, poluição, pó, entre outros, é comum haver retorno persistente dos sintomas da doença.

Teste de controle de asma para adultos e crianças

O Teste de Controle de Asma (TCA) é uma ferramenta que auxilia na avaliação da doença. Ao iniciar o tratamento, é possível evitar as crises e sintomas por longos períodos, desde que o controle ocorra. O TCA, permite avaliar a doença nas últimas quatro semanas. O teste é composto por 7 questões na versão para crianças e adultos e o próprio paciente é responsável por responder o teste. Assim, após realizá-lo, o indivíduo pode levar o teste ao médico, auxiliando a análise em relação à doença.

Diagnóstico

A asma patologia pode manifestar-se em pessoas de qualquer idade. Entretanto, boa parte dos casos é identificada ainda na infância. O diagnóstico da doença ocorre a partir do laudo clínico e exame físico e confirmado pelos exames de função pulmonar (espirometria).

Tratamento

O tratamento adequado pode controlar os sintomas, evitando crises e melhorando a qualidade de vida do paciente. No entanto, apesar de seus impactos positivos na rotina, muitos não aderem ao tratamento. O tratamento ideal é definido pelo médico que acompanha o paciente. De modo geral, prescreve-se medicamentos para alívio dos sintomas e controle das crises.

A imunoterapia, conhecida popularmente como vacinas antialérgicas, é uma técnica que consiste em injetar progressivamente doses repetidas do alérgeno, visando diminuir ou eliminar a sensibilidade perante o alérgeno. Em combinação com os medicamentos, algumas ações educativas e preventivas podem ser recomendadas pelo médico. Entre elas, estão:

• Exercitar-se moderadamente todos os dias. A atividade aeróbica, por exemplo, pode ajudar a fortalecer os pulmões e a se respirar melhor;
  • Sempre realizar teste para identificar possíveis alergias a determinadas substâncias;
  • Identificar os sintomas iniciais da crise e controlá-los para que o quadro não evolua;
  • Não esperar os sintomas surgirem para então se preocupar com o tratamento;
  • Prevenir-se contra gripes e resfriados. Para isso, a vacinação é essencial;
  • Reduzir a exposição aos fatores desencadeantes ou agravantes da doença;
  • Preocupar-se em ter uma alimentação saudável e fazer controle do peso;
  • Evitar locais com pouca ventilação e sem incidência de luz do sol;
  • Proteger-se do frio e evitar mudanças bruscas de temperatura;
  • Higienizar frequentemente roupas de cama e travesseiros;
  • Manter os ambientes limpos e evitar o acúmulo de poeira;
  • Não fumar e evitar situações de fumo passivo;
  • Ingerir bastante líquido.

A asma é uma doença inflamatória não contagiosa que, quando não tratada, pode evoluir para quadros graves. No entanto, a terapia correta permite aliviar os sintomas e evitar novas crises, melhorando a qualidade de vida e bem-estar do indivíduo. Por isso, é fundamental procurar uma clínica especializada ao perceber os sintomas.