fbpx

O que é o IADC / CDAI: Índice de Atividade da Doença de Crohn?

Você já ouviu falar em IADC / CDAI? Esse é o Índice de Atividade da Doença de Crohn, processo inflamatório crônico que acomete o trato gastrointestinal. Ainda sem cura, a patologia afeta indivíduos em qualquer idade. No entanto, seu diagnóstico ocorre com mais frequência a partir dos 20 e 30 anos. A seguir, saiba mais sobre a Doença de Crohn e conheça o IADC / CDAI, índice que avalia o progresso ou retrocesso nesse distúrbio.

O que é a doença de Crohn?

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica, que acomete o trato gastrointestinal, afetando predominantemente a região inferior do intestino delgado e intestino grosso. Normalmente, a patologia causa sintomas como diarreia, cólicas abdominais, febre e sangramento retal. A intensidade dessas manifestações pode variar entre leve e grave. Desse modo, quando não controlada, a doença de Crohn pode comprometer a saúde e bem-estar do indivíduo.

Como a doença inicia?

A causa da Doença de Crohn ainda é desconhecida. Acredita-se que esteja relacionada à combinação de fatores genéticos, ambientais e imunológicos. Desse modo, o início das manifestações pode ocorrer de forma gradual, com sintomas leves, como dores abdominais, diarreia, fadiga e perda de peso. Por esse motivo, muitas vezes o diagnóstico da doença acontece tardiamente, visto que nem sempre a pessoa busca ajuda médica ao perceber tais sintomas.

Sintomas da doença de Crohn: quais são?

Habitualmente, a Doença de Crohn provoca episódios de cólicas abdominais, diarreia, febre e pode causar também sangramento retal. A diarreia pode iniciar de forma súbita ou lentamente, variando de um indivíduo para outro. Geralmente, as cólicas ocorrem após as refeições. Além disso, dores articulares e lesões de pele também podem estar presentes, assim como falta de apetite e perda de peso. Em casos mais graves, podem ocorrer fístulas, abscessos, fissuras e hemorroidas na região anal.

Como é feito o diagnóstico da doença de Crohn?

Para diagnosticar a doença, o médico realiza a análise de dados clínicos, como exame físico, anamnese e histórico familiar. Além disso, avalia os resultados de testes laboratoriais, endoscópicos, radiológicos e histológicos

Qual o tratamento para a doença?

Para tratar a doença de Crohn, são utilizados variados protocolos terapêuticos. Entre eles, estão o uso de medicamentos, mudanças na rotina alimentar e, em alguns casos, intervenções cirúrgicas. 

As cólicas e diarreias podem ser aliviadas junto ao uso de medicamentos como a loperamida, que interrompem os espasmos abdominais. Além disso, a metilcelulose pode contribuir na prevenção de irritação anal.

A ingestão de medicamentos antidiarreicos devem ser antes das refeições. Para tratar a inflamação que a doença provoca, indica-se medicamentos aminossalicilatos. Afinal, podem suprimir sintomas ao reduzir a inflamação, principalmente no intestino grosso.

Os corticosteroides também também fazem parte da terapia adotada para o tratamento da Doença de Crohn. A metilprednisolona, por exemplo, pode ser administrada para aliviar a dor e sensibilidade abdominal, além de melhorar o apetite, especialmente em indivíduos hospitalizados.  

Quando o organismo não responde a outros medicamentos, indica-se o uso de azatioprina e mercaptopurina, diminuindo as ações do sistema imunológico. Essas substâncias ajudam a manter a doença em longos períodos de remissão, melhorando o quadro clínico de forma significativa. Contudo, seu uso deve ser por um curto período.

Infusões medicinais

Outros medicamentos que contribuem para o tratamento da Doença de Crohn são as infusões medicinais. O infliximabe é um modulador das ações do sistema imunológico, e sua administração ocorre por meio de infusão via intravenosa

Esse medicamento auxilia no tratamento da Doença moderada a grave, quando não há resposta para outros medicamentos. Além disso, indica-se o uso em indivíduos com fístulas.

O adalimumabe é uma medicação relacionada ao infliximabe, que visa regular o sistema imunológico. O medicamento é administrado por injeções subcutâneas. Dessa forma, não provoca reações à infusão por via intravenosa. Indica-se a substância particularmente para pessoas que não toleram o infliximabe, ou que não apresentam resposta ao medicamento.

Outra infusão presente que pode contribuir para o tratamento é o certolizumabe. A medicação é administrada em injeções subcutâneas, e tem ação similar ao infliximabe e adalimumabe.

O vedolizumabe e natalizumabe são infusões medicinais que apresentam grande benefício em indivíduos com Doença de Crohn moderada e grave. Usa-se essas medicações quando as outras não surtiram o efeito desejado. Por fim, o ustequinumabe é outro agente biológico para o tratamento da doença. Com a primeira dose intravenosa, as aplicações posteriores são subcutâneas.

O que é o IADC / CDAI – Índice de Atividade da Doença de Crohn?

A avaliação da progressão do tratamento e a remissão da doença é muito importante quando falamos sobre patologias crônicas. Assim, saber mensurar a atividade da doença contribui para reavaliar as medidas terapêuticas sempre que necessário. O índice de atividade da Doença de Crohn aponta como a doença está no organismo.

Por isso, a calculadora de IADC /CDAI (índice de atividade da Doença de Crohn) é uma ferramenta fundamental. Seu propósito é medir o progresso, ou sua ausência, em pessoas com a enfermidade, baseando-se em sintomas subjetivos. 

A Clínica Croce conta com uma calculadora de IADC/ CDAI, desenvolvida por especialistas, e seu uso é fácil e rápido. No entanto, é importante entender que o teste não serve como método diagnóstico, feito somente por um médico especialista. O cálculo de IADC / CDAI permite classificar a atividade da doença entre leve, moderada, grave e remissão.

Você conheceu um pouco mais sobre a Doença de Crohn, patologia crônica que pode afetar indivíduos em qualquer faixa etária. Além disso, entendeu a utilidade de uma calculadora de IADC /CDAI, indispensável para avaliar a atividade da doença, contribuindo assim para manter o tratamento adequado, de forma individualizada. Desse modo, é possível oferecer melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar ao paciente.

Ficou interessado no assunto? Então, confira a calculadora de IADC / CDAI da Clínica Croce!