Mitos e verdades do Diabetes

Você conhece os mitos e verdades do Diabetes? Essa é uma doença crônica que pode acontecer de duas formas: quando o pâncreas não consegue produzir insulina de forma eficaz, ou quando o organismo não utiliza a insulina da maneira correta, causando o aumento nas quantidades de glicose no sangue. O valor normal da glicose em jejum no sangue é de até 99 mg/dL. Assim, valores superiores a este podem indicar a presença de Diabetes. Que tal ficar por dentro desse assunto? Saiba mais sobre a doença e seus mitos e verdades a seguir!

Quais os tipos de Diabetes?

Atualmente, existem 4 tipos de Diabetes: Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2, Diabetes gestacional e Diabetes na infância. Entenda um pouco mais sobre cada um deles antes de conhecer os principais mitos e verdades do Diabetes.

Diabetes tipo 1

O Diabetes tipo 1 é mais comum na infância e adolescência. Normalmente, tem como causa uma reação autoimune, o que leva a pouca ou nenhuma produção de insulina pelo pâncreas. Dessa forma, os anticorpos do próprio indivíduo são responsáveis por atacar e destruir as células produtoras de insulina, presentes no pâncreas. A Diabetes tipo 1 tem origem na hiperglicemia (excesso de açúcar no organismo). Desse modo, os sintomas podem incluir:

• Demora na cicatrização de feridas e machucados;
  • Perda do controle da bexiga durante o sono;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Infecções frequentes;
  • Fome em excesso;
  • Perda de peso;
  • Visão turva;
  • Mau hálito;
  • Cansaço;
  • Irritação;
  • Sede.

Diabetes tipo 2

O Diabetes tipo 2 ocorre quando o organismo não usa a insulina de maneira correta e, consequentemente, não consegue manter os níveis de glicose dentro da normalidade. Este tipo representa cerca de 90 a 95% dos casos da doença, sendo mais comum em adultos e em pessoas acima do peso.

O desenvolvimento da doença pode estar relacionado a interações complexas entre genética e fatores ambientais, envolvendo uma vida sedentária, obesidade, tabagismo, entre outros. Seus sintomas podem ser parecidos com a Diabetes tipo 1, incluindo visão turva, infecções frequentes e formigamento em mãos e pés.

Diabetes na infância

O Diabetes na infância classifica-se quando a doença ocorre em crianças e adolescentes. No passado, dentre os casos de Diabetes infantil, identificava-se geralmente o tipo 1. No entanto, com o aumento da obesidade infantil nas últimas décadas, os casos de Diabetes tipo 2 em crianças passaram a crescer. A doença na infância ocorre da mesma forma que em adultos.

Diabetes gestacional

O Diabetes gestacional atinge a forma como as células utilizam o açúcar no organismo, elevando os níveis da substância no sangue e afetando o curso da gravidez. Esse tipo de Diabetes acontece no início ou durante a gravidez, e desaparece após o nascimento do bebê.

A doença na gestação surge em mulheres cujo organismo não consegue aumentar a ação da insulina como forma de compensar os efeitos do alto nível de glicose causados pelos hormônios da gravidez. A doença gestacional é uma doença grave, e pode trazer riscos não só ao bebê, mas também à mãe.

Mitos e verdades do Diabetes

Apesar de ser uma doença conhecida, os mitos e verdades do Diabetes devem ser esclarecidos. Afinal, muitas pessoas ainda apresentam dúvidas em relação a esse assunto. Por isso, vamos elucidar as principais questões a respeito desse assunto.

Somente pessoas obesas têm Diabetes

Mito. Ainda que o Diabetes tipo 2 associe-se à obesidade, alimentação pouco saudável e sedentarismo, indivíduos com qualquer forma física podem desenvolvê-lo. Por esse motivo, é importante manter bons hábitos alimentares, praticar exercícios físicos e fazer consultas e exames de rotina.

A pessoa com Diabetes pode continuar consumindo doces

Verdade. O indivíduo que desenvolveu a doença não precisa abolir os doces de sua vida. Contudo, é fundamental que sejam consumidos com moderação. Além disso, é necessário medir os níveis de glicose antes de ingerir esses alimentos, e manter a doença sempre controlada.

Os chás ajudam a controlar o Diabetes

Verdade. Chás, assim como o café, apresentam propriedades antioxidantes e auxiliam na redução da glicemia. Contudo, ainda não existem estudos científicos de alto nível que evidenciem a eficácia dos chás e plantas medicinais no controle da doença. De modo geral, a bebida contribui com a saúde, e pode ser ingerida com frequência.

O estresse pode piorar o Diabetes

Verdade. O estresse pode causar o descontrole glicêmico por vários motivos. O estresse crônico aumenta o nível do hormônio cortisol, resultando na elevação da gordura abdominal e no aumento do risco de Diabetes. Além disso, o estresse aumenta a ansiedade e a fome. Assim, o indivíduo busca saciar-se com alimentos ricos em calorias.

O diabético deve fazer uso constante de adoçantes

Mito. O uso de adoçantes como o sorbitol, manitol, estévia, sacarina, ciclamato, aspartame e sucralose deve ser evitado. Sejam eles naturais ou artificiais, os adoçantes são produtos ultraprocessados. Da mesma forma, não existem evidências científicas sobre seus benefícios. Portanto, a pessoa com a doença deve preferir alimentos naturais ou minimamente processados, valorizando o sabor natural dos alimentos.

Pessoa com Diabetes não pode consumir frutas

Mito. Muitos acreditam que as frutas são proibidas por serem alimentos ricos em carboidratos. No entanto, são alimentos saudáveis e podem ser consumidos, desde que em porções controladas. Uma boa opção é dar preferência às fibrosas, como pera, laranja e maçã. Lembre-se que as frutas são fonte de frutose. Por isso, quando consumidas em excesso, podem causar o descontrole glicêmico. Uma boa alternativa é realizar o acompanhamento com um nutricionista. Assim, o indivíduo terá orientação em relação à alimentação adequada.

Agora você já conhece os principais mitos e verdades do Diabetes. Não deixe que essa doença silenciosa afete sua saúde e de sua família. Mantenha as consultas de rotina sempre em dia e, ao identificar alterações, procure um endocrinologista para uma investigação detalhada.

Quer saber mais sobre assuntos como este? Confira também algumas doenças raras dentro da endocrinologia!