Conheça os sintomas da gripe!

A gripe é uma infecção respiratória que pode ocorrer em surtos ao longo do ano. Contudo, sua transmissão é mais frequente em períodos mais frios, no outono e inverno. Considerando que essas temporadas se aproximam no Brasil, é muito importante conhecer os sintomas da gripe. Assim, torna-se mais fácil diferenciar a doença de outras enfermidade e buscar atendimento médico quando necessário. Por isso, separamos neste conteúdo as principais informações sobre a gripe, como seus sintomas, tratamento e forma de prevenção. Confira!

O que é gripe?

Considerada uma infecção aguda do sistema respiratório, a gripe é uma doença com grande potencial de transmissão. O vírus da Influenza, é o agente responsável pela infecção. Atualmente, existem quatro tipos de vírus Influenza: A, B, C e D. O vírus A e B causam as epidemias sazonais. O Influenza A é responsável pelas grandes pandemias, e é subdividido em subtipos baseados em proteínas da sua superfície. Entre eles estão o H1N1, H3N2. Já o vírus Influenza B é dividido em duas linhagens: Victoria e Yamagata.

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

A intensidade dos sintomas é a principal diferença entre gripe e resfriado. Isso porque, em um resfriado, o paciente apresenta febre leve, dores no corpo e coriza. No entanto, não há necessidade da buscar por atendimento médico. Por sua vez, a gripe provoca febre acima de 38°C e fortes dores no corpo, exigindo assistência médica. Além disso, a gripe é mais frequente quando as temperaturas estão mais frias, enquanto o resfriado acontece durante todos os períodos do ano.

Quais os sintomas da gripe?

Normalmente, a gripe apresenta início abrupto, provocando febre alta, acima de 38 °C, dores de cabeça, dores no corpo, mal-estar e fraqueza. Outros sintomas também podem estar presentes, como tosse, inicialmente seca, coriza e dores de garganta. Em pessoas mais vulneráveis à transmissão do vírus, como crianças, idosos e imunodeprimidos, os sintomas da gripe podem ser mais graves, levando a complicações como:

• pneumonia viral, causada pelo vírus Influenza;
  • pneumonia bacteriana, em que bactérias infectam os pulmões devido a fragilidade do organismo;
  • acometimento dos músculos ou do sistema nervoso por microorganismos.

Entre as pessoas que apresentam maior risco para apresentar complicações estão crianças menores de 2 anos, adultos acima de 65 anos, doentes crônicos (diabéticos, hipertensos e obesos), e indivíduos institucionalizados.

Quanto tempo duram os sintomas da gripe?

Os sintomas da gripe costumam melhorar em até 5 dias a partir do início das manifestações. Entretanto, em alguns casos, a melhora dos sintomas pode demorar até mais de uma semana. A recuperação da doença costuma ser rápida. Ainda assim, algumas pessoas podem demoram semanas para ter uma recuperação total.

Como é o tratamento da gripe?

Visto que essa é uma doença autolimitada, geralmente o tratamento é feito como suporte, com o uso de analgésicos, antitérmicos, hidratação e repouso para aliviar os sintomas da gripe. Em alguns casos, medicamentos antivirais podem ser necessários, atuando especificamente sobre o vírus.

No entanto, essa alternativa só é válida quando iniciada nas primeiras 48 horas a partir dos sintomas. Desse modo, cabe ao médico decidir a indicação. Antibióticos costumam não apresentar efeito no tratamento da gripe, sendo prescritos somente em casos de infecções bacterianas associadas.

Qual a melhor forma de prevenção para a gripe?

Atualmente, a vacina da gripe é uma das principais maneiras de combater a doença. Essa é uma ferramenta que contribui ativamente para reduzir a circulação do vírus Influenza e diminuir de mortes por complicações. A imunização com a vacina da gripe protege o organismo contra diferentes tipos do vírus.

Como ela funciona?

A produção da vacina contra a Influenza ocorre a partir de cepas do vírus, sejam elas 3 (trivalente) ou 4 (tetravalente). Dessa forma, a substância é inativada, misturada e envasada. A partir da vacinação, o sistema imunológico do indivíduo reconhece as proteínas do vírus e começa a produzir anticorpos e células protetoras contra as cepas inativadas presentes na vacina.

Assim, quando o indivíduo é vacinado, seu organismo pode conter a infecção e impedir a replicação do vírus, favorecendo a diminuição da gravidade da doença ou impedindo seu desenvolvimento. Por isso, a vacina é a melhor forma para evitar a doença e suas complicações.

Para quem é a vacina da gripe?

A vacina da gripe pode ser adquirida por qualquer pessoa acima de 6 meses, que não tenha histórico de alergia ao imunizante ou que não apresente febre alta no momento da vacinação. A vacina também é altamente recomendada durante a gestação, considerando que a gestante apresenta risco maior para complicações devido à doença.

Qual o grupo prioritário para vacina da gripe?

Na campanha de vacina para gripe em rede pública, as pessoas que devem comparecer para receber a dose são crianças entre 6 meses até 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê a menos de 41 dias), povos habitantes de aldeias indígenas e profissionais da área da saúde. Após a imunização dessa população prioritária, poderão receber na rede pública:

• idosos;
  • professores de escolas (públicas e privadas);
  • portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • pessoas com deficiência permanente;
  • forças de segurança e salvamento;
  • forças armadas;
  • caminhoneiros;
  • trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
  • trabalhadores portuários;
  • funcionários de sistema prisional;
  • adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
  • população privada de liberdade.

Assim, a vacina trivalente, disponível em redes públicas, pode ser realizada de acordo com as fases da vacinação. Contudo, clínicas privadas oferecem a vacina quadrivalente, com maior proteção contra as cepas, e que pode ser feita a qualquer momento.

Clínica Croce de vacinação

A vacinação é um recurso fundamental para garantir a imunização contra uma série de doenças em todas as fases da vida, contribuindo para a saúde e bem-estar. Visto a importância da vacina para gripe, a Clínica Croce oferece um calendário completo de vacinação que contempla as principais imunizações para proteger você e sua família contra diversas doenças.

Afinal, a prevenção é sempre a melhor estratégia para cuidar da saúde. Em nossa clínica, você encontra um ambiente acolhedor e seguro para sua imunização. Isso porque, são mais de 40 anos de experiência que garantiram que a Croce se tornasse referência no segmento.

Agora você já conhece os principais sintomas da gripe, os vírus responsáveis pela doença, formas de tratamento e como prevenir que a infecção ocorra. Por isso, confira sua carteirinha de vacinação e, se ainda não tiver recebido sua dose anual, procure agora mesmo a Clínica Croce para garantir sua saúde e de sua família!

Gostou destas informações? Então, agende agora mesmo sua visita à Clínica Croce!