fbpx

Por que a vacina da gripe agora?

A gripe se tornou uma doença comum, especialmente em estações com temperaturas mais baixas, como outono e inverno. No entanto, essa infecção respiratória continua causando graves consequências às pessoas consideradas de alto risco. Por isso, é indispensável realizar a imunização com a vacina da gripe.

Essa é uma das principais estratégias de prevenção à doença para garantir a saúde da população e evitar que idosos, crianças e pessoas com comorbidades tenham complicações caso sejam infectados pelo vírus da Influenza. Continue conosco e entenda porquê tomar a vacina da gripe agora!

Afinal, o que é gripe?

A gripe é uma infecção respiratória que acomete pulmões, garganta e nariz, sendo transmitida por gotículas infectadas pelo vírus da Influenza. Apesar de poder ser contraída durante todo o ano, o maior contágio ocorre durante os meses mais frios. A infecção é de fácil propagação e, em alguns casos, exige internação hospitalar para tratamento, principalmente em quadros agravados por outras enfermidades.

Sintomas

O período entre o contato com o vírus Influenza e o surgimento dos sintomas, conhecido como período de incubação, pode variar entre 1 a 4 dias. A seguir, veja os principais sinais clínicos da gripe sazonal:

  • dores de garganta;
  • dores musculares;
  • dores articulares;
  • dor de cabeça;
  • febre súbita;
  • tosse seca;
  • prostração;
  • mal-estar;
  • coriza.

A gripe tem início abrupto, com seus sinais e sintomas apresentando maior frequência no sétimo dia. Além disso, manifestações como tosse, mal-estar e fadiga podem permanecer por semanas. Em algumas pessoas com fatores de risco para a gripe, o quadro pode evoluir para uma síndrome respiratória aguda, pneumonia e outras complicações que exigem internações hospitalares.

Como a doença é transmitida?

A transmissão do vírus da Influenza ocorre por meio de gotículas respiratórias que viajam por meio da tosses, espirros ou fala de um indivíduo infectado para uma pessoa suscetível. Da mesma forma, transmite-se a gripe de forma direta ou indireta ao tocar em superfícies contaminadas e, em seguida, tocar olhos, nariz ou boca.

Os surtos e a alta transmissibilidade tem maior frequência em ambientes fechados, como escolas, creches, escritórios e instituições de longa permanência. Assim, a transmissão não depende somente da infectividade do vírus, mas também do número e intensidade do contato entre esses indivíduos.

Para que serve a vacina da gripe?

Atualmente, a vacina da gripe é uma das principais formas de combater a doença, sendo uma ferramenta que contribui ativamente na redução da circulação do vírus Influenza e diminuição de mortes por complicações. A imunização com a vacina da gripe protege o organismo contra diferentes tipos de vírus responsáveis pelo desenvolvimento da doença.

Entretanto, o Influenza continua a apresentar mutações ao longo do tempo, com cepas cada vez mais resistentes. Por isso, a vacina deve ser atualizada todos os anos, contribuindo para a proteção das mais recentes formas da doença. O imunizante é desenvolvido em 2 versões: trivalente e quadrivalente.

Como a vacina da gripe funciona?

A vacina da gripe estimula a produção de anticorpos pelo sistema imunológico. Quando os vírus entram no organismo, as células de defesa podem identificá-los e neutralizá-los, evitando assim uma infecção. A vacina da gripe é um imunizante inativado feito a partir de partículas de vírus mortos. 

Tomei a vacina no ano passado. Preciso tomar novamente?

As mutações genéticas são eventos naturais que fazem parte da evolução do vírus. Dessa forma, novas variantes da gripe acabam surgindo todos os anos. Para manter a imunização e evitar a doença, novas vacinas são criadas, acompanhando essa evolução.

Por esse motivo, toda a população deve receber a vacina da gripe anualmente, visto que o imunizante é diferente do que o anterior, e permite maior cobertura contra as novas mutações do vírus Influenza. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), recomenda-se que em 2024 as vacinas trivalentes, disponíveis nas redes públicas e com produção no Brasil, tenham em sua composição os seguintes tipos de cepas:

  • Influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1);
  • Influenza A/Thailand/8/2022 (H3N2);
  • Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).

Já em relação às vacinas quadrivalentes, disponíveis apenas em clínicas privadas, o vírus utilizado deve ser similar ao da Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata), e adicionalmente as 3 cepas obrigatórias nas vacinas trivalentes.

Por que é importante me vacinar?

Quando uma pessoa recebe a vacina, as chances de infecção diminuem diante da reação do organismo, visto que o sistema imunológico reconhece o vírus e pode combatê-lo. Portanto, com a imunização, é possível que um indivíduo entre em contato com o vírus, mas não desenvolve a enfermidade.

A pneumonia bacteriana, causada pelo pneumococo, é a principal complicação da gripe.  Entre os maiores riscos da doença está o agravamento do quadro, levando à pneumonia. Contudo, pessoas que tomaram a vacina da gripe diminuem significativamente as chances de desenvolver complicações como essa, evitando também a hospitalização.

Quem deve tomar a vacina da gripe?

A partir dos 6 meses de idade, todas as pessoas devem tomar a vacina da gripe, com exceção de indivíduos que apresentaram reação alérgica à doses anteriores ou pessoas com febre alta no momento da imunização. O método de vacinação ocorre de duas maneiras. Crianças entre 6 meses a 9 anos devem receber duas doses com, no mínimo, 4 semanas de intervalo. Acima dos 9 anos, todas as pessoas devem receber dose única anual.

Quando a circulação do vírus aumenta, como em épocas frias do ano, configura-se uma condição epidemiológica de risco. Por isso, pode ser necessário imunizar pessoas imunodeprimidas, idosos, indivíduos com doenças crônicas ou viajantes com uma segunda dose de reforço. Para casos como esse, o intervalo entre as vacinas é de 3 meses.

População considerada de alto risco

Na rede pública, a vacina trivalente está disponível à população. No entanto, é preciso respeitar o calendário de imunização. Assim, as primeiras pessoas a receberem a vacina da gripe são aquelas que, em caso de contaminação pelo vírus, apresentariam maiores chances para complicações. Ou seja: 

1ª fase:

  • idosos acima de 60 anos;
  • profissionais de saúde;
  • imunodeprimidos.

2ª fase:

  • jovens e adolescentes entre 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, privados de liberdade;
  • pessoas com doença crônica não-transmissível e condições clínicas especiais;
  • caminhoneiros e trabalhadores de transportes públicos;
  • profissionais das forças de segurança e salvamento;
  • povos indígenas.

3ª fase:

  • crianças entre 6 meses a 6 anos;
  • pessoas entre 55 a 59 anos;
  • pessoas com deficiências;
  • professores;
  • puérperas;
  • gestantes.

Você pôde conhecer mais sobre a vacina da gripe e a importância de mantê-la atualizada anualmente. Lembre-se que a opção de imunizante quadrivalente é disponível apenas em clínicas privadas e, diferentes da rede pública, é possível receber a vacina a qualquer momento. Basta levar sua carteira de vacinação e um documento!

Se você ainda não tomou a vacina da gripe, faça isso de forma rápida e prática, aqui na Clínica Croce!