fbpx

Vacina da gripe e asma: qual a relação?

Uma dúvida comum que relaciona a vacina da gripe e asma é se quem tem a doença respiratória pode receber a imunização contra o vírus Influenza. Atualmente, estima-se que mais de 20 milhões de brasileiros convivam com a asma. Essas pessoas podem apresentar complicações graves quando adquirem a gripe, outra doença respiratória. Contudo, a população que vive com a asma pode receber a vacina da gripe? Continue a leitura para conferir!

O que é asma?

A asma é uma doença inflamatória crônica e não contagiosa, que acomete as vias aéreas e causa o estreitamento dos brônquios. Isso dificulta a passagem do ar e compromete a respiração do indivíduo. Durante a infância, o diagnóstico da asma é mais comum entre meninos.

No entanto, na idade adulta, as mulheres apresentam a doença com mais frequência do que os homens. A doença é comumente confundida com a bronquite. No entanto, a asma é um problema crônico, com relação aos fatores genéticos e ambientais. Por sua vez, a bronquite é uma doença desencadeada por vírus e bactérias, com duração limitada.

Sintomas da asma

Em uma crise de asma, o indivíduo apresenta dificuldade de respirar de forma que torna-se mais fácil expirar do que inspirar. Isso ocorre uma vez que o ar viciado permanece nos pulmões, provocando sensação de sufoco. Geralmente, os sintomas costumam piorar à noite ou no início da manhã. 

Entre os principais sintomas da asma estão tosse seca e intermitente, falta de ar, chiados no peito e dificuldades para respirar. Além disso, pode ocorrer desconforto torácico, sensação de pressão no peito e respiração curta e rápida. Em idosos, a asma acontece devido ao processo natural de envelhecimento, em que as vias respiratórias e pulmões sofrem modificações, mesmo em pessoas saudáveis.

Isso ocorre pela diminuição da expansão do tórax e da elasticidade dos pulmões. Essas mudanças causam prejuízo na função respiratória, tornando o idoso mais suscetível a doenças respiratórias, como a asma. Assim, podem estar presentes sintomas como esses conforme o envelhecimento.

Quando não tratados os sintomas, a crise de asma pode levar a pessoa até mesmo a uma parada cardíaca. Portanto, ao observar a manifestação dos sinais, é fundamental buscar diagnóstico e tratamento adequado para o problema. A seguir, conheça os tipos de asma e como são classificadas de acordo com sua causa.

Teste de controle de asma: como pode ajudar?

Uma ferramenta que pode auxiliar na avaliação da doença é o Teste de Controle de Asma (TCA). O TCA, permite avaliar a doença nas últimas quatro semanas. Composto por 7 questões na versão para crianças e adultos, com pontuação de 1 a 5, o próprio paciente é responsável por responder o teste. Assim, após sua realização, o indivíduo pode levá-lo ao médico, auxiliando a análise em relação à doença.

Qual a relação entre a vacina da gripe e asma?

A gripe ocorre devido à infecção aguda no sistema respiratório provocada pelo vírus Influenza. Por ser altamente transmissível, recomenda-se que a doença seja prevenida por meio da vacinação, especialmente em pessoas com maior risco para desenvolver complicações.

Entre esses indivíduos estão pessoas acima de 60 anos, pessoas com cardiopatias crônicas e pneumopatias crônicas, imunodeprimidos, asma e com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Desse modo, a vacina da gripe e a asma estão relacionadas pela importância da imunização, visto que os fatores desencadeantes da crise de asma são infecções virais, como a gripe. Assim, diminui-se a chance de contrair a Influenza e, consequentemente, a evolução para quadros de asma. 

Além disso, a pessoa minimiza também a chance de contrair infecções bacterianas que podem causar sinusite, otite e pneumonia bacteriana. Em outras palavras, a vacina da gripe e asma devem estar associadas, considerando que a vacina previne não só a Influenza, como também outras infecções que podem ter risco aumentado para pessoas com asma. Qualquer pessoa acima de 6 meses que não tenha histórico de alergia ao imunizante ou que não esteja apresentando febre alta no momento da vacinação, pode tomar a vacina da gripe. 

Onde tomar a vacina da gripe?

A vacina da gripe tetravalente está disponível na rede pública para pessoas do grupo de risco no momento. Contudo, é possível receber o imunizante na forma quadrivalente, com maior cobertura contra o vírus, em clínicas privadas, como a Clínica Croce. Nossa instituição oferece um ambiente acolhedor e seguro para que sua imunização seja humanizada, com profissionais qualificados desde o primeiro atendimento. Com mais de 40 anos de experiência, nós da Croce somos referência no segmento.

 Nossa clínica busca oferecer o melhor em qualidade e também em praticidade em todo atendimento. Desse modo, disponibilizamos também a possibilidade de serviço in loco. Essa é uma forma de garantir a imunização em grandes grupos de forma rápida, segura e prática. 

Seja para escolas, condomínios ou empresas, a Clínica Croce vai até o local com uma equipe especializada e capacitada para tirar dúvidas, consultar carteiras de vacinação e organizar campanhas de imunização. Tudo isso na data, local e horário escolhido pelo cliente. Assim, você pode contar com uma das melhores oportunidades de garantir que a vacina da gripe seja adquirida por todos seus familiares, colaboradores ou alunos, facilitando ainda a imunização de pessoas com dificuldade ou restrições de deslocamento. 

Agora você já conhece a relação entre a vacina da gripe e asma. Portanto, se você ou algum familiar tiver essa doença respiratória crônica ou outra condição, procure rapidamente um centro especializado para receber a vacina contra o vírus Influenza. Assim, é possível garantir a saúde e bem-estar por meio da prevenção!

Que tal marcar sua vacina sem sair de casa? Faça seu agendamento online na Clínica Croce!