fbpx

A gripe mata? Saiba mais sobre os perigos da doença e como preveni-la!

A gripe é uma doença que atinge cerca de 15% dos adultos e 20% das crianças todos os anos. Essa infecção tem como causa o vírus influenza e pode apresentar complicações que aumentam o número de hospitalizações. Além disso, quando não tratada, a doença pode evoluir para pneumonias e outras infecções graves, representando risco à vida. A seguir, confira mais sobre a gripe, como ela pode acometer a saúde, e a principal forma de prevenção!

O que é a gripe?

A gripe é uma infecção respiratória que tem como causa o vírus influenza. Sua circulação é mais comum em estações mais frias do ano, como outono e inverno. A transmissão do vírus ocorre por gotículas respiratórias que viajam por meio da tosse, espirro ou fala de uma pessoa infectada para outra que esteja suscetível. Além disso, transmite-se a gripe de forma direta ou indireta, ao tocar em superfícies contaminadas e, em seguida, tocar olhos, boca ou nariz.

Sintomas

O período de incubação, ou seja, o tempo de contato com o vírus Influenza e o surgimento dos sintomas, pode variar entre 1 a 4 dias. Entre as principais manifestações que a gripe pode causar em indivíduos acometidos pelo vírus, estão:

  • dores em articulações;
  • dores de garganta;
  • dores musculares;
  • dor de cabeça;
  • febre súbita;
  • tosse seca;
  • mal-estar;
  • cansaço;
  • coriza.

Com  início abrupto, a gripe tem seus sinais e sintomas mais frequentes no sétimo dia. Da mesma forma, manifestações como tosse, mal-estar e fadiga podem continuar por semanas. Em pessoas com fatores de risco para a doença, o quadro pode evoluir para uma síndrome respiratória aguda, pneumonia, asma, e outras complicações que exigem internações hospitalares por representarem risco à saúde.

A gripe mata? Quando a doença pode ser fatal?

Estima-se que no mundo, a cada 5 milhões de casos de gripe ao ano, cerca de 500 mil pessoas morrem em decorrência do agravamento da doença. Por isso, é correto afirmar que a gripe pode matar. O risco de complicações é maior em pessoas com comorbidades, idosos, crianças e indivíduos imunodeprimidos. Assim, as chances para o desenvolvimento de complicações graves, como a pneumonia, são mais altas.

Quando buscar atendimento médico?

Considerando que a gripe pode evoluir para quadros fatais, é fundamental saber o momento certo de buscar atendimento médico. Por isso, fique atento aos sintomas. Ao perceber piora, com quadros de falta de ar, sonolência e cansaço excessivo, busque assistência de um profissional. Além disso, é importante ter atenção redobrada em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Como prevenir a gripe?

Atualmente, a vacina da gripe é uma das principais formas de prevenir a doença. O imunizante contribui ativamente para a redução da circulação do vírus no organismo, e diminuindo assim as mortes por complicações. A vacina da gripe protege o indivíduo contra diferentes tipos do vírus.

A opção de profilaxia disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) é a vacina trivalente, que protege contra três tipos do vírus da gripe. Já os imunizantes presentes em clínicas privadas de vacinação são tetravalentes, responsáveis por auxiliar na proteção contra 4 cepas do vírus. Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), as vacinas trivalentes, têm proteção para os seguintes tipos de cepas:

  • Influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1);
  • Influenza A/Thailand/8/2022 (H3N2);
  • Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).

Por sua vez, as vacinas quadrivalentes apresentam proteção das três cepas anteriores, associadas também à Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata). Assim, a vacina estimula a produção dos anticorpos no sistema imunológico. Consequentemente, quando o vírus entra em contato com o organismo, as células de defesa podem identificá-lo e neutralizá-lo, impedindo o desenvolvimento da infecção.

Como ela funciona?

A produção da vacina contra a gripe ocorre a partir de cepas do vírus, sejam elas 3 (trivalente) ou 4 (tetravalente). Desse modo, a substância é inativada, misturada e envasada. A partir da imunização, o sistema imunológico do indivíduo reconhece as proteínas do vírus e começa a produzir anticorpos e células protetoras contra as cepas inativadas que estão presentes na vacina.

Assim, ao ser vacinado, o organismo pode controlar a infecção e impedir a replicação do vírus, favorecendo a diminuição da gravidade da doença ou impedindo seu desenvolvimento. Por esse motivo, a vacina é considerada a melhor forma de prevenção contra a gripe e suas complicações.

Quem pode tomar a vacina contra a gripe?

Close-up of pediatrician vaccinating black little girl at doctor’s office.

Qualquer pessoa acima de 6 meses e que não tenha histórico de alergia ao imunizante, ou não apresente febre na hora da aplicação, pode tomar a vacina contra a gripe. A imunização também é altamente recomendada para grávidas, considerando que a mulher apresenta risco maior para complicações devido à doença.

Na campanha de vacinação contra a gripe disponível na rede pública, as pessoas com prioridade para receber a dose são crianças entre 6 meses até 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê a menos de 41 dias), povos habitantes de aldeias indígenas e profissionais da área da saúde. Após a imunização desse grupo prioritária]o, poderão receber na rede pública:

  • idosos;
  • professores de escolas (públicas e privadas);
  • portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • pessoas com deficiência permanente;
  • forças de segurança e salvamento;
  • forças armadas;
  • caminhoneiros;
  • trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
  • trabalhadores portuários;
  • funcionários de sistema prisional;
  • adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
  • população privada de liberdade.

É importante lembrar que a vacina trivalente, disponível em redes públicas, só poderá ser realizada de acordo com as fases da vacinação e disponibilidade. No entanto, clínicas privadas oferecem a vacina quadrivalente, com maior proteção contra as cepas, e que podem ser realizadas a qualquer momento.

Onde posso me imunizar contra a gripe?

A vacinação é fundamental na prevenção contra a gripe, fortalecendo a saúde e evitando complicações em pessoas como crianças, idosos e portadores de doenças crônicas. Sabendo a importância desse e de outros imunizantes, a Clínica Croce oferece um calendário completo de vacinação que contempla as principais imunizações para proteger você e sua família contra diversas doenças. Em nossa clínica, você encontra um ambiente acolhedor e seguro, com equipe médica especializada. Com mais de 40 anos de experiência, a Croce tornou-se referência no segmento, oferecendo o que há de melhor e mais moderno em seu atendimento.

Agora você já sabe como a gripe pode ser fatal quando não tratada, especialmente em pessoas do grupo de risco. Por isso, não perca tempo. Garanta a proteção contra a doença com a imunização adequada. Afinal, a prevenção é sempre a melhor estratégia para cuidar da saúde. Lembre-se que a opção de imunizante quadrivalente está disponível em clínicas privadas, como a Clínica Croce. 

Quer saber mais sobre o imunizante? Confira os principais mitos e verdades da vacina da gripe!