Gripe ou Dengue? Tome cuidado ao identificar os sintomas!

Devido à mudança no clima, muitas doenças sazonais acabam circulando em meio a população. Uma das principais dúvidas de quem sente desconforto e dores nessa época do ano é se está com gripe ou dengue. Afinal, alguns sintomas podem ser similares, e em ambos, os números de casos não param de aumentar.

Entre as manifestações comuns estão a febre, dor de cabeça e mal-estar. Contudo, é muito importante saber como diferenciar as doenças, evitando assim o agravamento do quadro. A seguir, você vai conhecer mais sobre essas enfermidades e saber identificar os sintomas entre gripe ou dengue. Vamos lá?!

O que é a dengue?

A dengue é uma doença que ocorre a partir da infecção pelo vírus flavivírus. Sua transmissão acontece a partir da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. As primeiras manifestações da doença envolvem febre alta, com início abrupto, apresentando duração entre 2 a 7 dias.

Sintomas

Além disso, a febre pode ser acompanhada de dores de cabeça, dores no corpo, especialmente em articulações, fraqueza, prostração, dores nos olhos e manchas vermelhas na pele. Contudo, outros sintomas podem estar presentes, representando risco para o indivíduo, como dores abdominais, vômito persistente, sangramento na mucosa, irritabilidade e acúmulo de líquidos. Desse modo, diante dessas manifestações, é essencial procurar atendimento médico de urgência.

O que é a gripe?

Por sua vez, a gripe é uma infecção respiratória que tem como causa o vírus influenza, mais comum em circulação nos períodos mais frios do ano, como outono e inverno. A doença é de transmissão via contato com secreções. Ou seja, por meio de fluidos presentes em espirros e tosse. O vírus sobrevive no ar, desse modo, a contaminação é maior em locais fechados, sem circulação de ar.

Sintomas

Normalmente, a gripe apresenta sintomas de início abrupto, com febre alta, acima de 38 °C, dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar e fraqueza. Além disso, outras manifestações também podem estar presentes, como tosse, inicialmente seca, coriza e dores de garganta. Para pessoas com maior vulnerabilidade, como idosos, crianças e imunodeprimidos, a gripe pode causar complicações como pneumonia, infecções secundárias, insuficiência respiratória e morte.

O que fazer ao perceber sintomas da gripe ou dengue?

Ao perceber sintomas de gripe ou dengue, é importante evitar a automedicação e aumentar a ingestão de líquidos, mantendo assim a hidratação. O diagnóstico correto só deve ocorrer pelo médico. Dessa forma, sempre que identificar a progressão dos sintomas, busque atendimento especializado, especialmente em quadros de falta de ar, dificuldades para respirar, prostração, dores abdominais e vômito.

Como é possível prevenir a gripe?

Uma boa forma de prevenção para a gripe é evitar locais fechados, sem circulação de ar e com grande número de pessoas. Além disso, ao perceber alguém próximo com a doença, é importante evitar contato, ou usar máscara de proteção. Da mesma forma, lavar sempre as mãos antes de alimentar-se e após pegar em objetos e superfícies.

Vacina da gripe

A vacina da gripe é uma das principais formas de prevenir a doença. Essa ferramenta contribui ativamente para diminuir a circulação do vírus Influenza, evitando mortes por complicações. Além disso, a imunização com a vacina da gripe protege o organismo contra diferentes tipos do vírus.

A vacina pode ser feita em qualquer pessoa acima de 6 meses, que não tenha histórico de alergia ao imunizante ou que não apresente febre alta no momento da vacinação. Recomenda-se a vacina também durante a gestação, considerando que a gestante apresenta risco maior para complicações devido à doença. Veja quais são os grupos prioritários para a vacinação contra a gripe pela rede pública são:

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  • Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
  • Trabalhadores da área da saúde;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Professores dos ensinos básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • População privada de liberdade;
  • Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos.

No entanto, a vacinação na rede pública exige que a vacina da gripe ocorra por ordem de prioridade. Por esse motivo, se você não faz parte dessa lista e deseja receber a imunização, é importante procurar uma clínica de vacinação especializada.

Como é possível prevenir a dengue?

Por outro lado, a melhor forma de evitar a contaminação pela dengue é combatendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus. Assim, é fundamental evitar o acúmulo de água parada em objetos como vasos, garrafas, pneus e quintais, diminuindo assim as chances de reprodução do mosquito.

Vacina da dengue

Assim como a gripe, já podemos contar com uma vacina para a prevenção da dengue. Desenvolvida para prevenir a infecção, a vacina é composta por vírus vivos atenuados e é administrada em duas doses, com um intervalo de seis meses entre elas. A vacina da dengue teve aprovação em vários países, incluindo o Brasil, mas seu uso ainda é limita-se, devido a alguns desafios. No entanto, clínicas de vacinação já dispõem do imunizante.

Agora você já sabe identificar os sintomas entre gripe ou dengue. Lembre-se que, ao perceber quaisquer manifestações, é fundamental evitar a automedicação. Portanto, busque atendimento médico especializado sempre que necessário. Além disso, procure uma clínica de vacinação para receber sua dose de vacina da gripe ou dengue!

Ficou interessado em garantir sua imunização? Conheça a Clínica Croce de vacinação!