Como a imunologia pode ajudar no tratamento da asma?

A imunologia desempenha um papel fundamental no tratamento da asma, pois a doença é caracterizada por uma resposta inflamatória do sistema imunológico nas vias aéreas. Compreender os mecanismos imunológicos envolvidos na asma contribui para o desenvolvimento de novas terapias que visam controlar a inflamação e os sintomas da doença. A seguir, você vai conhecer um pouco mais da relação da imunologia no tratamento da asma.

O que é a asma?

Antes de entender a influência da imunologia no tratamento da asma, vamos entender melhor sobre essa doença inflamatória, não contagiosa e crônica. A asma afeta as vias aéreas e provoca o estreitamento dos brônquios, dificultando a passagem do ar e comprometendo a respiração do indivíduo.

A doença pode ocorrer em diferentes idades. Quando não tratada, resulta em complicações graves. Muitas vezes, a asma é confundida com a bronquite. No entanto, tratam-se de diferentes condições. Enquanto a asma é um problema crônico de fatores genéticos e ambientais, a bronquite é uma situação aguda que tem como causa vírus e bactérias.

Asma alérgica

A asma alérgica é desencadeada por um alérgeno. Sua crise ocorre quando o sistema imunológico considera uma substância inofensiva como perigosa. Assim, o corpo têm reações exageradas para atacar a substância. Na asma alérgica, o tratamento pode usar medicamentos ou infusões de medicamentos.

Asma ocupacional

A asma ocupacional se desenvolve devido a gatilhos encontrados no ambiente de trabalho. Os mais comuns são produtos agrícolas, farinhas, látex, metais entre outros. Estima-se que essa condição já some 20% do total de casos em países com grandes números de indústrias.

Asma por medicamentos

Alguns remédios podem gerar efeitos adversos em pessoas sensibilizadas, causando a asma por medicamentos. Assim, certos princípios ativos, como os da aspirina, podem provocar problemas no corpo por meio da hiperreatividade que ocorre ao entrar em contato com o organismo.

Asma induzida pelo exercício

A asma pode ser induzida por exercícios, e ocorre quando o indivíduo apresenta sintomas apenas ao realizar esforço ou atividade física, especialmente as de mais alta intensidade. No entanto, não significa que uma pessoa com a doença não possa realizar exercícios. Afinal, as atividades físicas apresentam efeito positivo para o indivíduo com asma.

O que é imunologia?

A imunologia é a ciência que estuda os aspectos do sistema imunológico, estrutura fundamental para a manutenção da vida responsável por defender o organismo contra as doenças. Assim, a imunologia atua como uma espécie de vigilante imunológico no combate às células do organismo que sofrem alterações.

Essa área médica visa o funcionamento fisiológico do sistema imune quando ele está sadio ou não. Além disso, foca nas desordens imunológicas como doenças autoimunes, hipersensibilidade, imunodeficiência, rejeição de transplantes, entre outras. Desse modo, o sistema imunológico classifica-se como um conjunto de células.

Ou seja, em órgãos, tecidos e moléculas presentes no organismo para eliminar agentes estranhos, tais como vírus, bactérias, parasitas, agentes alérgicos, entre outros. Assim, a imunologia relaciona-se com diversas áreas da ciência biomédica, desde doenças infecciosas e vacinação até o gerenciamento e o tratamento de doenças crônicas. como a asma.

Como a imunologia pode ajudar no tratamento da asma?

A asma é uma doença que ainda não tem cura. Contudo, é possível tratá-la, visando o controle dos sintomas e a diminuição das crises para melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Em geral, são prescritos medicamentos anti-inflamatórios e corticosteroides para controle e alívio das manifestações. Além disso, a imunoterapia pode ser uma importante aliada, com resultados comprovados.

Imunoterapia

A imunologia utiliza técnicas básicas, como a vacinação, tornando-se cada vez mais seletiva e sofisticada na manipulação do sistema imunológico por meio de drogas e outros agentes, buscando alcançar um objetivo terapêutico desejado. Assim, a imunoterapia busca recuperar o sistema imunológico por meio da administração gradual de doses crescentes da substância ou do alérgeno ao qual o paciente apresenta sensibilidade.

O aumento gradual da substância torna o sistema imunológico sensível à substância, causando a produção de um anticorpo “bloqueador”, quem no futuro, reduzirá os sintomas da alergia. Assim, a imunoterapia ajuda o sistema imunológico a trabalhar mais, facilitando a localização e a eliminação dos alérgenos.

As doses podem levar à remissão duradoura dos sintomas, desempenhando assim um papel preventivo em termos de desenvolvimento de novas crises durante o tratamento da asma, por exemplo. Os medicamentos podem ser administrados por injeção ou comprimidos via oral.

Clínica de imunologia

Enquanto as injeções de manutenção para imunoterapia devem ocorrer todos os meses em uma clínica de imunologia, os comprimidos podem ser ingeridos diariamente, na própria casa do paciente. Escolher uma boa clínica de imunologia para tratar a asma de forma adequada pode ser um desafio. Afinal, são muitos estabelecimentos no mercado. Por isso, para não errar na hora de escolher uma clínica de imunologia para o tratamento da asma é importante analisar alguns fatores.

Entre eles, se a instituição apresente tradição e credibilidade, atualização em termos de tratamentos, equipamentos de qualidade quadro de médicos com profissionais conceituados. Assim, é importante pesquisar sobre seu corpo médico, a seriedade e a reputação da clínica de imunologia no mercado.

Visto que a imunoterapia consiste no uso de medicamentos, é fundamental que seja realizada somente sob acompanhamento médico. Ainda que os riscos envolvidos sejam raros, a administração das substâncias para tratamento da asma e outras doenças deve ocorrer somente com prescrição médica.

Neste conteúdo você pôde entender a importância da imunologia no tratamento da asma, além de conhecer mais sobre a imunologia, área tão importante para o desenvolvimento de novas alternativas que contribuam para a proteção e cuidado do sistema imunológico. Lembre-se que, para um tratamento seguro e de qualidade, é indispensável escolher uma clínica de imunologia especializada e com credibilidade.

Quer conhecer melhor o tratamento da asma com imunoterapia? Então, faça já seu agendamento na Clínica Croce!