fbpx

Soroterapia: conheça os riscos que essa técnica pode representar!

A soroterapia tornou-se uma das palavras mais buscadas nos últimos meses. Sob a influência de celebridades e influenciadores, o soro da beleza, como também é conhecido, tem provocado polêmicas e preocupado especialistas. Afinal, o uso equivocado da soroterapia já fez algumas vítimas fatais.

Além daqueles que fazem o uso indevido e influenciam outras pessoas, clínicas, consultórios e até farmácias se beneficiam ao colocar a vida desses indivíduos em risco ao oferecer um cardápio de promessas em forma de soro, muitas vezes de forma ilegal. A seguir, conheça mais sobre a soroterapia e como essa técnica pode representar riscos à saúde.

O que é a soroterapia e para que ela serve?

A soroterapia, ou terapia injetável, é a técnica de aplicação intravenosa de soro enriquecido com nutrientes calculados a partir das necessidades de cada indivíduo avaliadas em exames. Esse tratamento endovenoso ocorre por diversos motivos, especialmente em pacientes hospitalares, pessoas com distúrbios de absorção e que não podem receber tratamento por via oral. Contudo, utiliza-se a técnica equivocadamente. 

Como a ideia da soroterapia como tratamento de beleza surgiu?

A soroterapia se popularizou e ficou conhecida nas redes sociais como o soro da beleza. Atualmente, o termo recebe milhares de buscas em plataformas, como TikTok e Instagram. Pessoas com grande alcance de público costumam receber a soroterapia e divulgá-las com promessas que incluem o emagrecimento, melhora da imunidade, tratamento para ansiedade, embelezamento de unhas e cabelos e até mesmo cura para ressaca. 

Contudo, a banalização da soroterapia para tratamentos estéticos deturpou o termo que consiste em uma infusão de fluidos em via venosa. Ainda que não seja novidade, o novo significado dado à soroterapia tem feito pessoas buscarem por tratamentos que representam risco à saúde, além de não agregarem benefícios.

O soro da beleza

O popular soro da beleza é uma substância que não apresenta evidência científica. Além disso, existem pareceres do Conselho Regional de Medicina que ressaltam não recomendar a prática caso não seja necessária a reposição de vitaminas e nutrientes. Entre as substâncias presentes no suposto soro da beleza podem estar compostos como complexo B, zinco, ferro, vitamina C, magnésio, resveratrol, selênio, aminoácidos, entre outras combinações. 

Entretanto, especialistas alertam não haver comprovação científica de que o soro tenha o efeito desejado em pessoas saudáveis, sem a deficiência de vitaminas. Do mesmo modo, são diversos os riscos, que podem envolver desde a própria punção, sem necessidade, até infecções, alergias e intoxicação. As propagandas e promessas da soroterapia constituíram-se em uma forma exclusiva de comércio em que as pessoas são convencidas de que, ao aderir ao tratamento, terão esses benefícios, sem buscar informações sobre a prática.

Quais os riscos da soroterapia?

Qualquer tipo de infusão endovenosa representa riscos, como hematomas, extravasamentos, infiltrações, infecção no local de punção, trombose, flebite, entre outras. Além disso, reações sistêmicas, ou seja, generalizadas, podem envolver náuseas, hipotensão arterial, arritmias cardíacas e anafilaxia, uma reação grave, quando não tratada rapidamente, pode causar a morte.

Órgãos de regulamentação já se posicionam há alguns anos contra a soroterapia para fins estéticos, reforçando que a prática deve ocorrer apenas quando pacientes não respondem aos tratamentos orais ou possuem deficiências de absorção. Entidades médicas fortalecem a fiscalização em locais que oferecem a soroterapia para beleza. Segundo o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), há uma oferta crescente e indiscriminada do serviço.

Em uma das clínicas em que houve fiscalização, sérios problemas foram identificados não só relacionados às condições de armazenamento dos produtos ofertados como em um cardápio. Também estavam presentes transgressões relacionadas à publicidade médica que infringiram a Resolução de Publicidade Médica ao prometer resultados, não apresentar registro no órgão regulador, e não informar o registro de qualificação de especialidade. 

Consequências da soroterapia

Entre os principais riscos do uso indiscriminado da soroterapia, 2 casos chamaram maior atenção na mídia. O deputado estadual Carlos Alexandre (PL- SE), foi uma das pessoas que procurou a soroterapia sentir-se cansado. Contudo, após a segunda sessão, o deputado sentiu-se mal, apresentando desconforto, fortes dores no estômago e cabeça. Após ser hospitalizado, exigindo uma transferência de emergência por UTI aérea, constatou-se uma intoxicação por cromo em diversos órgãos, decorrente da soroterapia anterior.

Outro caso é o da gestante Elaine Vasconcelos, de 32 anos. Grávida de 8 meses, a mulher com sintomas gripais foi até uma farmácia para reforçar a imunidade. Durante a aplicação de uma composição vitamínica de complexo B e C, medicamentos de uso restrito à prescrição médica, a gestante sofreu choque anafilático. O comércio não possuía estrutura para prestar socorro necessário. A mulher e o bebê morreram e, em nota, o Conselho Federal de Farmácia informou que a medicação é contra-indicada em caso de gravidez. 

Como melhorar minha saúde?

Visto que a soroterapia para tratamento de beleza não apresenta comprovação científica e pode representar graves riscos à saúde, é fundamental realizar esse procedimento somente diante de uma indicação adequada para suplementação. Além disso, é indispensável evitar profissionais com discurso e viés comercial, buscando atendimento em clínicas especializadas, com equipe capacitada. Por meio do atendimento adequado, é possível identificar deficiências de nutrientes. Entretanto, em muitos casos, a suplementação pode ser feita apenas com uma alimentação balanceada, que forneça vitaminas e nutrientes necessários.

A soroterapia é uma técnica que deve ser utilizada somente por profissionais sérios, visando tratamentos com comprovação científica e que não exponham o paciente a riscos desnecessários. Por isso, fique atento e evite promessas milagrosas, buscando sempre clínicas especializadas.

Que tal conferir mais informações como estas? Conheça também o que são infusões medicinais!