fbpx

Conheça a importância da vacina!

Você sabe qual a importância da vacina? A imunização é fundamental para prevenir doenças infecciosas e proteger a saúde individual e também coletiva. Por isso, a vacinação ajuda uma população a criar imunidade contra doenças graves, além de contribuir para reduzir a propagação de doenças infecciosas, e até mesmo erradicando patologias. Se você ainda não sabe qual a importância da vacina para você e sua família, continue a leitura conosco!

Como se faz uma vacina?

Para a fabricação da vacina de forma efetiva, são necessários períodos extensos de pesquisa. Equipes de cientistas e médicos investem de 10 a 15 anos, para o desenvolvimento de uma solução viável. Além disso,  esse é um processo de cobertura global. Assim, todos os países contam com centros de vigilância para a coleta de amostras que possam viabilizar a fabricação do imunizante.

De acordo com a vacina, é possível combinar diferentes agentes enfraquecidos ou ativados. A partir da identificação de amostras e das características necessárias para a imunização dos pacientes, é possível desenvolver a vacina. Autoridades regulatórias exigem que sejam realizados testes rigorosos com toda vacina. Os órgãos podem ser locais ou internacionais. A partir de diretrizes rígidas, realizam-se os testes em laboratórios. Inicialmente, utilizam-se, cobaias.

Após o período pré-clínico, realizam-se testes de estudos clínicos em pessoas. O objetivo das avaliações é certificar-se de que a vacina é segura e age no foco da doença. Além disso, os testes são importantes fontes de dados preliminares que podem contribuir para impedir que a doença se dissemine. 

Inicialmente os testes agem sobre um pequeno grupo, depois sobre uma amostragem maior, garantindo a eficácia e definindo a dosagem ideal. Por fim, realizam-se estudos para identificar possíveis efeitos colaterais, dentro das normas dos órgãos reguladores que são responsáveis pela aprovação da vacina.

Qual a função de uma vacina?

Desenvolve-se uma vacina visando atingir o sistema imunológico de forma a proteger o paciente. Dessa forma, é possível controlar doenças infecciosas e impedir que microrganismos como vírus e bactérias se espalhem em uma população. Para isso, é preciso identificá-los, antes de tudo.

Em algumas doenças, o vírus ou a bactéria hospedada não necessariamente é a causa principal. Existem outros microrganismos que produzem a substância. Nesse sentido, a vacina funciona de certa forma como um antivírus em um computador. Ou seja, explora os mecanismos dos vírus e das bactérias e minimiza sua multiplicação.

Qual a importância da vacinação?

A erradicação da varíola, em 1973, foi um dos maiores marcos na história da vacinação no Brasil. Isso só foi possível devido a intensa campanha de vacina em massa. Desse modo, a importância da vacinação foi comprovada, incentivando o país a seguir investindo na imunização da população.

Além da vitória contra a varíola, outro grande sucesso da vacinação foi a eliminação da poliomielite, ou paralisia infantil. Atualmente, o Brasil é um país livre da doença. Responsáveis por grandes epidemias no passado, é possível controlar diversas doenças devido às vacinas como caxumba, rubéola, hepatite, febre amarela, gripe e, a mais recente, Covid-19.

Quais os desafios para a imunização?

Apesar dos sucessos na vacinação, o país ainda enfrenta desafios para a imunização da população, sendo esse o principal risco de reintrodução de doenças em baixa cobertura vacinal. Entre os fatores que mais se destacam diante da queda nas taxas de vacinação está a disseminação de informações incorretas sobre a vacina. Nos últimos anos, o movimento antivacina aumentou a propagação de desinformação sobre a importância da vacinação.

Com isso, diminuiu a cobertura vacinal, colocando em risco a imunidade coletiva. Como exemplo, o caso de sarampo no Brasil, em 2018. Com a queda nas taxas da vacina tríplice viral em crianças, a doença foi reintroduzida por viajantes e espalhou-se rapidamente pelo país, afetando os mais jovens não vacinados. A pandemia de Covid-19 também trouxe novos desafios para a vacinação. Por isso, é fundamental que casos como esses não se repitam, garantindo a imunização de rotina e evitando sua negligência.

Qual a importância da vacina de reforço?

Para garantir a imunização completa do organismo e assegurar a importância da vacinação, é importante que a carteira de vacinas esteja sempre atualizada. No entanto, essa tarefa pode ser complexa para algumas pessoas. A maioria se preocupa com a vacinação no início da vida. Do nascimento até os primeiros cinco anos, o sistema imunológico começa a desenvolver sua proteção. Assim, as doenças infecciosas tornam-se mais perigosas.

Como funciona a dose de reforço

Nos primeiros anos aplicam-se as doses da imunização primária. Ou seja, vacinas que vão apresentar os vírus e bactérias ao sistema imune. A partir daí serão desenvolvidos anticorpos que permanecem na memória imunológica do corpo. Desse modo, diante de algum microorganismo, aciona-se a memória imunológica, responsável por provocar uma nova produção de anticorpos para combater uma infecção. Contudo, com o passar dos anos, é comum que essa preocupação com a imunização seja deixada de lado. 

A maioria das campanhas de conscientização são voltadas para a imunização em crianças e idosos. Por isso, muitas pessoas não sabem que adolescentes e adultos precisam de novas vacinas, assim como as doses de reforço. Além disso, é comum confundir o reforço com vacinas de múltiplas doses. Entretanto, cada imunização tem um efeito diferente.

Afinal, algumas vacinas precisam de mais doses para estabelecer a quantidade ideal de anticorpos no organismo. As doses de reforço de algumas vacinas podem ser necessárias apenas alguns meses após a aplicação da dose primária. Por sua vez, outras podem ser necessárias somente depois de alguns anos.

Por isso, é importante entender que a imunização que garante a prevenção de doenças só é efetiva com o reforço das vacinas. Sem essa dose, não é possível assegurar que o sistema imune produz anticorpos suficientes para gerar proteção contra o microorganismo causador da doença.

Agora você já conhece a importância da vacinação para a prevenção de doenças e complicações. Por isso, garanta sua imunização e de sua família. E lembre-se, a desinformação é o principal desafio para combater doenças que podem ser evitadas com uma vacina. Portanto, busque sempre manter-se informado sobre esse assunto!

Está pronto para atualizar suas vacinas? Então, agende agora mesmo seu horário na Clínica Croce!